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A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TGD E ALTAS HABILIDADES, TCC, Pedagogia

Id tarefa
60384
Disciplina
Tipo
Criado
16 de janeiro 2025
Concluído
18 de janeiro 2025
Preço
R$ 120,00
Ajude-me fazer rápido até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM TGD E ALTAS HABILIDADES».
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Escritor
Páginas: 15
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Este estudo aborda os desafios e oportunidades da inclusão educacional de alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e altas habilidades no contexto escolar brasileiro. Com o objetivo de analisar as demandas específicas desses grupos e propor estratégias pedagógicas inclusivas, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, com abordagem qualitativa e descritiva, abrangendo publicações de 2000 a 2025 em bases como Google Scholar, Periódico Capes e SciELO. Os resultados evidenciam que a inclusão efetiva requer a superação de barreiras estruturais, pedagógicas e culturais, além de investimentos em formação docente e recursos específicos. Conclui-se que, apesar dos avanços legislativos, a prática inclusiva ainda enfrenta limitações que podem ser mitigadas por políticas públic Mostrar todos
1. INTRODUÇÃO
A educação inclusiva é um dos grandes desafios e compromissos do século XXI, especialmente em um cenário em que as escolas enfrentam a complexidade de atender às necessidades de alunos com perfis distintos. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e as altas habilidades representam duas categorias que demandam abordagens pedagógicas específicas e que, ao mesmo tempo, ilustram as dificuldades e as potencialidades da inclusão educacional. De acordo com Dechichi, Silva e Ferreira (2020), as políticas públicas têm avançado na direção de garantir direitos educacionais a esses grupos, mas a aplicação prática dessas diretrizes ainda encontra barreiras significativas no cotidiano escolar.
No Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e a Base Nacional Comum Curr Mostrar todos
2. A COMPLEXIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TGD E ALTAS HABILIDADES
2.1 Transtornos Globais do Desenvolvimento: Características e Desafios Educacionais
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) englobam uma gama de condições que impactam significativamente o desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas dos indivíduos, gerando desafios únicos para o ambiente escolar. Conforme Belisário Filho e Cunha (2010), o TGD é caracterizado por alterações qualitativas no funcionamento global, especialmente em áreas relacionadas à interação social e à comunicação, aspectos que são amplamente reconhecidos como centrais para o processo de ensino e aprendizagem. Esses desafios demandam abordagens educacionais inclusivas que respeitem as especificidades de cada aluno, promovendo es Mostrar todos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 2, 7 jul. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 12 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 jan. 2025.

DECHICHI, Claudia; SILVA, Lázara Cristina; FERREIRA, Madureira Juliene. Curso básico: educação especial e atendimento educacional especializado. 2020.

DE OLIVEIRA MERCADO, Elisangela Leal; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Base Nacional Comum Curricular e a educação especial n Mostrar todos
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