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A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR, TCC, Pedagogia

Id tarefa
60382
Disciplina
Tipo
Criado
16 de janeiro 2025
Concluído
18 de janeiro 2025
Preço
R$ 100,00
Tenho problema com Pedagogia. Encomendo urgente até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR».
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ProfessorPatrick
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ProfessorPatrick
ProfessorPatrick
Escritor
Páginas: 12
R$ 100,00
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RESUMO- Este artigo analisa os desafios e as perspectivas da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, com ênfase nas práticas pedagógicas e na formação docente. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica narrativa e qualitativa, utilizando fontes confiáveis como Google Scholar, Periódicos CAPES e SciELO, abrangendo o período de 2000 a 2025. Foram incluídas publicações em português, disponibilizadas gratuitamente, e excluídos textos incompletos. O estudo revelou que, embora o Brasil possua um arcabouço legislativo robusto em prol da inclusão – como a Constituição Federal, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão –, a efetivação dessas políticas enfrenta barreiras significativas, incluindo a insuficiência de formação docente e a carência de recursos materiais e Mostrar todos

1 INTRODUÇÃO
A Educação Especial, historicamente, passou por um processo de segregação, sendo direcionada exclusivamente a instituições específicas e afastada do ensino regular. Este modelo, baseado em práticas excludentes, começou a ser questionado a partir de movimentos internacionais e nacionais em prol da inclusão social e educacional, como a Declaração de Salamanca, que consolidou a ideia de que a diversidade deve ser valorizada e respeitada em todos os contextos escolares. No Brasil, legislações como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) reforçaram a necessidade de integrar alunos com deficiência no ensino regular, rompendo com a lógica de exclusão histórica (MANTOAN, 2002; ROPOLI et al., 2010).
A Mostrar todos
2 EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
2.1 A evolução histórica da Educação Especial e das políticas inclusivas
A trajetória da Educação Especial no Brasil reflete transformações significativas ao longo das últimas décadas, demonstrando avanços que acompanham os movimentos globais de direitos humanos e inclusão social. Inicialmente marcada por práticas segregacionistas, a Educação Especial foi implementada em instituições específicas, isolando os estudantes com deficiência do ensino regular – uma abordagem que visava atender às suas necessidades específicas, mas que frequentemente perpetuava exclusão social e educacional (MANTOAN, 2002). Esse modelo começou a ser questionado a partir da segunda metade do século XX, quando discussões sobre igualdade de dir Mostrar todos
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 7 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 jan. 2025.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 7 jan. 2025.

DORZIAT, Ana. Educação de surdos no ensino regular: inclusão ou se Mostrar todos
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