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Artigo apresentado a instituição FAVENI, com notas excelente. Ressalta a importância de se conhecer a história.
O estudo da história perite conhecer diversas realidades já vivenciadas por uma ou varias sociedade e tentar não reproduzir fatos de extrema opressão, prejuízos econômicos, culturais, morais entre outros que permearam a vida dessas civilizações. Por outro lado, também permite conhecer a cultura e a formação social de diversos povos, ampliando assim o processo de compreensão entre passado, presente e a remodelação do futuro promovendo uma nova estruturação de conceitos e parâmetros.
“(...) Sem consciência histórica sobre o nosso passado (e antepassados...) não perceberíamos quem somos. Esta dimensão identitária - quem somos? - emerge no terreno de memórias históricas partilhadas. Por isso, o sentimento de identidade - entendida no sentido de imagem de si, para si e para os outros - aparece associado à consciência histórica, forma de nos sentirmos em outros que nos são próximos, outros que antecipam a nossa existência que, por sua vez, antecipará a de outros. Ao assegurar um sentimento de continuidade no tempo e na memória (e na memória do tempo) a consciência histórica contribui, deste modo, para a afirmação da identidade - individual e colectiva (...).” (PAIS, 1999, p.1)
BORGES, Vavy Pacheco. O que é história? 2 ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2006.
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COVRE, Maria de Lourdes Manzini. O que é cidadania? Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2002. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3896971/mod_resource/content/1/L.aula2_grupo5_O_que_e_cidadania.pdf. Acesso em 10 de out.de 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KANTOVITZ, Geane. A disciplina de história e a formação para cidadania: uma experiência interdisciplinar. Ent
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