Psicologia do esporte ajudando atletas

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

 Poucos dentro do domínio do atletismo competitivo argumentariam sobre a importância de ser preparado mentalmente antes de uma competição atlética, bem como a necessidade de manter essa mentalidade particular durante um concurso competitivo.  No entanto, pesquisas recentes mostraram que muitos atletas, treinadores e administradores esportivos ainda estão bastante relutantes em procurar os serviços de um psicólogo do esporte qualificado, mesmo que acreditem que poderia ajudar.  Um dos principais motivos dessa hesitação parece ser a falta de compreensão sobre o processo e os mecanismos pelos quais essas habilidades mentais afetam o desempenho.  Ao contrário das "ciências mais difíceis" De fisiologia esportiva e bioquímica, onde os atletas podem ver os resultados tangíveis em si mesmos ou em outros atletas (por exemplo, ele levantou pesos, desenvolveu músculos maiores e agora é mais forte ou mais rápido como resultado), a natureza desconhecida e, muitas vezes, esotérica da psicologia do esporte parece estar impedindo um grande número de atletas de solicitar esses importantes serviços.

 Como tal, o objetivo deste artigo é fornecer ao leitor uma estrutura simples que descreva como o treinamento de habilidades mentais se traduz em melhor desempenho dentro da competição. AMPARA O ATLETA A SE PREPARAR MENTALMENTE PARA A COMPETIÇÃO 10 2. ASSISTÊNCIA PARA OS ATLETAS RETORNAREM APÓS UMA LESÃO 10 2. CONTRIBUI PARA OS ATLETAS A MELHORAREM SUA EFICIÊNCIA NA PRÁTICA 11 Considerações finais 11 Referências 13 Introdução Cada vez mais utilizada por atletas para melhorar suas habilidades, a psicologia esportiva tem como objetivo, melhorar o desempenho de equipes e competidores. Muitos estudos científicos mostram que as habilidades mentais podem ser treinadas e fortalecidas, com um impacto positivo na execução. A psicologia do esporte, consiste no estudo científico do comportamento humano em contextos esportivos e de exercício, bem como na aplicação prática desse conhecimento nos ambientes de atividade física (GILL; WILLIAMS, 2008).

Esta ciência aplicada procura compreender e otimizar as condições internas do atleta para alcançar expressão de seu potencial físico, técnico e tático adquirido no processo de preparação. R. Weimberg e D. Gould definem a psicologia do esporte como: ". A ciência dedicada ao estudo, como, porque e em que condições os atletas, treinadores e espectadores se comportam da maneira que fazem, bem como investigar a influência mútua entre atividade física e participação no esporte e bem-estar psicofísico, saúde e desenvolvimento pessoal. Para isso, o psicólogo profissional não só trabalha com pacientes ao nível da prática, mas também junto as instalações onde atuam os competidores. Existem duas amplas perspectivas da psicologia do esporte: a desenvolvimentista e terapêutica.

Além disso, de acordo com a aplicação, essa psicologia pode ser dividida em psicologia do atleta, aconselhamento psicológico e aconselhamento técnico. Vale ressaltar que um bom diagnóstico para a psicologia do esporte aparece ligado ao utilitário representa tanto o atleta e a equipe e a instituição a que pertence.  Principais objetivos e aspectos na psicologia do esporte O presente artigo pretende destacar ​​alguns dos principais objetivos da psicologia do esporte.  Os aspectos aplicados incluem a necessidade de ajudar os atletas a lidar com sucesso com transições de carreira e encontrar um equilíbrio entre o esporte e outras esferas da vida.  Nos esportes em equipe, isso também envolve lidar com questões de construção de equipes e ajudar os atletas individuais a encontrar um equilíbrio entre interesses e valores individuais e em equipe.

 Como trabalham os psicólogos do esporte O psicólogo desportivo desenvolve a sua atividade em diferentes áreas de intervenção. Eles podem ser divididos em duas áreas que consistem na área do bem-estar e ainda atuar estritamente ligado ao desempenho. Araújo (2002) acredita que os especialistas em Psicologia do Esporte devem estar empenhados em melhorar o desempenho dos atletas, em aconselhá-los, reabilitá-los de lesões e promover o exercício físico para melhorar a saúde dos indivíduos.  Auxilia os atletas a lidar com o medo do desempenho O psicólogo do esporte pode ajudar os atletas a superar os medos, como medo do fracasso, medo do constrangimento e ansiedade de desempenho geral. Isso é comum entre os atletas que são perfeccionistas ou atletas altamente dedicados que se preocupam demais com o que outras pessoas pensam sobre seu desempenho.

Para quebrar o elo dessa cadeia de pensamentos negativos que funcionam como armadilha para autoestima deve-se levar em consideração programações mentais bem positivas, atentas às vacilações emocionais e a intromissão de pensamentos negativos, mentalizando a capacidade de realização do que se deseja alcançar. RIBEIRO, 2003, p.  beneficia os atletas a melhorar as habilidades mentais para o desempenho O profissional de psicologia esportiva está apto a ensinar habilidades mentais para um desempenho aprimorado. Um psicólogo do esporte pode ajudar os atletas lesionados a lidar melhor com as pressões associadas ao retorno a um nível prévio de desempenho pré-lesão. A motivação é o combustível para o atleta. Por isso, não pode prescindir dela. É através desse elemento que o atleta vai conseguir empenhar-se, dedicar-se e até superar obstáculos dentro do meio esportivo.

MARQUES, 2003, p. A psicologia do esporte aplicada promove crescimento pessoal ao atleta através do aprimoramento de suas habilidades, conhecimentos e superar suas limitações, uma gestão optimizada da ansiedade e estresse relacionados ao empenho, uma abordagem positiva para a formação, a comunicação eficaz com o treinador, consigo mesmo e com o seu corpo. Através do " treinamento mental , o atleta é capaz de melhorar algumas áreas-chave que têm um impacto positivo no desempenho e melhoria. Em esportes de equipe, a intervenção do psicólogo esportivo promove a comunicação, a coesão, a transição do "grupo" na "equipe", para explorar melhor o potencial para alcançar resultados. A intervenção de um perito também permite a gestão positiva dos conflitos, o que continua sendo um dos principais problemas presentes em grupos desportivos.

A psicologia no esporte é, portanto, uma mais-valia para melhorar o desempenho de atletas individuais em equipes. com. br/colunas/augusti/ed4600. htm >. Acesso em 17 ago. BARRETO, J. A relação eficaz em psicoterapia e em trabalho educativo. Carocci, Roma. GILL, D. WILLIAMS, L. Psychological dynamics of sport and exercise. p. RIBEIRO, Nuno Cobra. A Semente da Vitória. ed. São Paulo: SENAC, 2003.

1001 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download