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Ajude! É preciso fazer até administração. Tem só 1 dia Título do pedido «Análise do impacto da pandemia sobre o varejo: um estudo no contexto brasileiro».
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O ano de 2020 foi marcado pela chegada da pandemia da COVID-19, a qual tem causado repercussões até os dias atuais. O setor varejista foi bastante prejudicado com a queda das vendas no período de isolamento social. De fato, mesmo com as medidas criadas para conter o avanço do vírus, foi inevitável a perda de vidas, a redução de empregos e o decrescimento da renda. Devido ao seu caráter complexo, a pandemia se caracteriza como um fenômeno perverso, desencadeando múltiplas consequências em âmbito social, ambiental e econômico. Com efeito, este artigo teve como objetivo impacto de fenômenos perversos (pandemia) sobre o consumo varejista no contexto brasileiro. Para alcançá-lo, um estudo quantitativo realizado por meio da análise estatística de dados secundários sobre as vendas do varejo em âm
Mostrar todosbito nacional, aplicando-se as técnicas de Análise de Variância (ANOVA) one-way e two-way. Com base na análise dos resultados, foi comprovada a queda das vendas de forma significativa, analogamente ao aumento das restrições durante o período de quarentena. Apesar desse contexto de malefícios, no período de relaxamento os índices de vendas obtiveram um avanço notório. No entanto, esses avanços foram sentidos mais fortemente apenas pelos estados que possuíam um maior nível de estruturação socioeconômica.
Palavras-Chave: Varejo; Fenômenos Perversos; Pandemia; Isolamento Social; Estados Brasileiros.Ocultar
pandemia) sobre o consumo varejista no contexto brasileiro. Como objetivos específicos, busca-se: i. Analisar o impacto no consumo varejista brasileiro nos períodos antes e durante o fechamento econômico e após a sua reabertura; ii. Analisar o impacto da pandemia no consumo varejista entre os estados brasileiros. Para alcançá-los, um estudo quantitativo realizado por meio da análise estatística de dados secundários sobre as vendas do varejo em âmbito nacional. Para o exame dos dados empíricos, consolidados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a técnica de análise de variância (ANOVA) foi realizada.
Este trabalho está estruturado em quatro seções além desta introdução. Inicialmente, apresenta-se o Referencial Teórico, no qual estão apresentados os principais conceitos e inf
Mostrar todosormações relacionadas a fenômenos perversos e o contexto do varejo nacional. Ato contínuo, descreve-se na Metodologia a forma como foi conduzida a pesquisa quantitativa e aplica a técnica estatística utilizada no estudo. A seção Análise dos Resultados detalha a forma como os dados foram examinados. Em seguida, apresenta-se a Discussão dos dados, na qual os resultados obtidos são discutidos à luz da literatura. Por fim, a Consideração Final expõe a conclusão e as contribuições deste trabalho, bem como as limitações e sugestões de pesquisas futuras.Ocultar
Proveniente da área de Políticas Públicas, o conceito de fenômenos perversos designa eventos cuja característica central reside na indeterminação precisa de sua origem e imprevisibilidade das suas consequências (RITTEL; WEBBER, 1973). Essa dupla característica dos fenômenos perversos ressalta a complexidade associada a tais fenômenos, os quais são, por sua própria natureza, difíceis de prever e mitigar. De fato, esses problemas geralmente possuem aspecto multicausal e detêm a capacidade de produzir múltiplos efeitos sobre distintos contextos sociais e econômicos (KREUTER et al., 2004).
Além de originar efeitos sobre diversas esperas sociais, como a sustentabilidade, a saúde pública e as instituições sociais, a literatura aponta que os fenômenos perversos podem apresentar impactos específi
Mostrar todoscos sobre o cenário socioeconômico (HEAD; ALFORD, 2015). Variáveis como taxa de empregabilidade, Índice de Desenvolvimento Humano, inflação dentre outras, podem ser atingidas diretamente por problemas conceituados como perversos (RAKAUSKIENE; STRUNZ, 2016). Em geral, esses problemas podem gerar consequências irreversíveis ou que exigem um longo tempo e esforço de mitigação (HEAD; ALFORD, 2015).
2.2 Varejo no Contexto Brasileiro
. ANÁLISE DOS RESULTADOS
4.1 Estatística Descritiva
Pode-se considerar que o empreendedor brasileiro no varejo vive em um cenário perene de convergência adaptativa diante de um ambiente empresarial com mudanças profundas, como o ocasionado pela pandemia de COVID-19. Como consequência, no período da pandemia, houve uma queda significativa do rendimento das famílias da classe trabalhadora, bem como um aumento do desemprego, da pobreza, da fome e dos despejos (EXAME, 2020).
Consequentemente o varejo tradicional, caracterizado pela venda de bens tangíveis em lojas físicas, além de enfrentar o desafio promovido pelo e-commerce busca no planejamento competitivo melhorar seus resultados. Todavia, essa estratégia competitiva foi extremamente abalada pelo surgimento da pandemia COVID-19, exigindo um esforço ainda maior de um grupo de lojistas alocados em um ambiente de varejo (mall), para evitar o colapso financeiro de suas operações (SANTOS; NASSIF, 2021).
De fato, a hipótese H1a foi corroborada, confirmando que houve uma redução significativa das vendas do varejo entre os períodos pré-pandemia e de intensificação das medidas de isolamento social. Com o detalhamento obtido na pesquisa, foi possível notar que as vendas no Brasil, de acordo com o índice do IPEA, variaram de 100,48 o (11/2019 a 02/2020), momento considerado como pré pandêmico, para 80,78 (03/2020 a 06/2020), em que o país estava em estado de lockdown. Almeida et al. (2021) verificaram as motivações dos consumidores do varejo durante a pandemia, trazendo questionamentos a respeito da compra de produtos básicos para atender às suas necessidades. Os autores demonstraram que 82,8% dos entrevistados concordaram que as compras nesse período deveriam ser apenas de itens básicos necessários. Ocultar
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