Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Este estudo aborda o problema do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras, um desafio significativo para a infraestrutura viária, segurança no trânsito e economia. Os objetivos incluem a análise dos impactos do sobrepeso em veículos sobre as rodovias, incluindo danos à infraestrutura, riscos à segurança e implicações econômicas e ambientais. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, analisando estudos anteriores, dados estatísticos e literatura acadêmica relacionada ao tema. Conclui-se que o excesso de peso nos veículos de carga tem consequências negativas amplas, exigindo ações coordenadas para fiscalização eficiente, desenvolvimento de políticas e tecnologias de monitoramento, e promoção de uma cultura de conformidade nas operações de transporte. Ações integ
Mostrar todosradas são fundamentais para mitigar os impactos negativos do sobrepeso nas rodovias, melhorando a segurança e sustentabilidade do sistema de transporte rodoviário no BrasilOcultar
Atualmente, o transporte rodoviário de cargas é um pilar essencial na economia brasileira, sendo o principal meio de deslocamento de mercadorias no país. Sua importância transcende a mera distribuição de bens, pois é um facilitador crucial para o abastecimento de diversas regiões, impulsionando o desenvolvimento econômico e fortalecendo a integração entre diferentes áreas geográficas do Brasil.
Este modal de transporte é altamente flexível, permitindo o acesso a locais que outros meios, como o ferroviário ou aéreo, não conseguem alcançar com eficiência. Além disso, a vasta rede rodoviária do país oferece uma cobertura ampla, tornando o transporte rodoviário de cargas uma opção versátil e adaptável para as necessidades logísticas em um país de dimensões continentais. Sua capacidade de cone
Mostrar todosctar centros urbanos, zonas rurais e regiões industriais desempenha um papel crucial na manutenção da dinâmica econômica e social do Brasil.
O tema central deste estudo é a análise dos riscos e consequências do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias. A delimitação do tema foca especificamente nos impactos que o sobrepeso de caminhões tem sobre a infraestrutura rodoviária, a segurança no trânsito, e as implicações econômicas e ambientais. Contextualmente, o transporte rodoviário de cargas desempenha um papel vital na economia brasileira, sendo o principal meio de distribuição de mercadorias no país.
A problemática surge do fato de que, apesar da importância do setor, a prática de sobrecarregar veículos, muitas vezes motivada por uma busca por maior produtividade e lucratividade, acaba por comprometer a integridade das estradas e pontes, aumentando os riscos de acidentes e impondo custos adicionais de manutenção. A pergunta de pesquisa deste trabalho é: “Quais são os efeitos diretos e indiretos do excesso de peso em veículos de carga sobre as rodovias brasileiras?”
O objetivo geral do estudo foi analisar as consequências do sobrepeso em veículos de carga, com foco nos danos à infraestrutura rodoviária, segurança e economia. Os objetivos específicos incluíram: investigar as regulamentações e práticas de fiscalização de peso no Brasil; avaliar o impacto do sobrepeso na durabilidade das rodovias e pontes; e identificar as implicações econômicas e ambientais decorrentes do excesso de peso em veículos de carga.
A justificativa para este estudo reside na necessidade de compreender a extensão dos danos causados pelo sobrepeso de veículos de carga, um problema recorrente nas rodovias brasileiras. Primeiramente, a segurança nas estradas é diretamente afetada, com o aumento do risco de acidentes, não apenas para os veículos de carga, mas também para outros usuários da via. Em segundo lugar, o excesso de peso acelera a degradação da infraestrutura rodoviária, resultando em custos elevados de manutenção e reparos. Por último, há implicações econômicas significativas, tanto para o setor de transporte quanto para a sociedade em geral, incluindo o impacto ambiental decorrente da maior emissão de gases poluentes e do consumo excessivo de combustível.
A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, que envolveu a análise de estudos prévios, dados estatísticos, relatórios governamentais e literatura acadêmica relacionados ao transporte rodoviário de cargas, regulamentações de peso, impactos na infraestrutura viária e consequências econômicas e ambientais. Esta abordagem permitiu uma compreensão abrangente dos diferentes aspectos do problema do excesso de peso em veículos de carga nas rodovias brasileiras.
Portanto, este estudo contribuiu para um melhor entendimento dos desafios enfrentados pelo setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil, especialmente em relação ao gerenciamento de peso dos veículos, e ofereceu insights importantes para a formulação de políticas públicas mais efetivas e estratégias de fiscalização que garantam a segurança, a preservação da infraestrutura viária e a sustentabilidade ambiental.Ocultar
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. MULTAS DE TRÂNSITO E PENALIDADES
2.2. IMPACTOS NA INFRAESTRUTURA VIÁRIA
2.3. O EXCESSO DE PESO E A DEGRADAÇÃO DOS PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS
2.4. O IMPACTO AMBIENTAL E OS DANOS CAUSADOS AOS VEÍCULOS DE CARGA DEVIDO AO EXCESSO DE PESO
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
AGRONONIK, M.; HIRAKATA, V. C. Cálculo de tamanho de amostra: proporções. Clinical & Biomedical Research, v. 31, p. 382-388, 2011.
ALBANO, J. F. Efeitos dos excessos de carga sobre a durabilidade de pavimentos. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 232 p.
ALBUQUERQUE, B. C. P.; PEREIRA, V. Q.; PERIM, L. R.; HOFFMANN, I. C. S.; RESENDE, C. R. L. P.; CAMPOS, D. J. F. de. Metodologia para avaliação do impacto do sobrepeso nos custos da manutenção rodoviária. In: Anais do 33° Congresso ANPET, Balneário Camboriú - SC, 2019. p. 1431-1442.
BATIOJA, D.; KAZEMI, S. F.; HAJJ, E.; SIDDHARTHAN, R.; HAND, A. Statistical distributions of pavement damage associated with overweight vehic
Mostrar todosles: methodology and case study. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research Board, 10.1177/0361198118793243, 2018.
BOCK, A. L.; BRITO, L. A. T. Fiscalização de cargas rodoviárias: estudo comparativo entre posto de pesagem veicular móvel e um sistema WIM implantado na rodovia BR-290/RS – Freeway. In: Anais do 32° Congresso ANPET, Gramado - RS, 2018. p. 3550-3561.
BRASIL. Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm. Acesso em: 11 mar. 2020.
BURNOS, P.; RYS, D. The effect of flexible pavement mechanics on the accuracy of axle load sensors in vehicle weigh-in-motion systems. Sensors, v. 17, n. 9, p. 2053. Disponível em: https://doi.org/10.3390/s17092053. Acesso em: 20 dez. 2023.
BURNOS, P.; GAJDA, J. Optimised autocalibration algorithm of weigh-in-motion systems for direct mass enforcement. Sensors (Switzerland), v. 20, n. 11. Disponível em: https://doi.org/10.3390/s20113049. Acesso em: 20 dez. 2023.
CNT. Pesquisa CNT de rodovias 2019. Confederação Nacional de Transportes, Brasília - DF. Disponível em: https://pesquisarodovias.cnt.org.br/downloads/ultimaversao/resumo_de_imprensa.pdf. Acesso em: 27 dez. 2023.
CONTRAN. Resolução n° 210, de 13 de novembro de 2006. Estabelece os limites de peso e dimensões para veículos que transitem por vias terrestres e dá outras providências. Conselho Nacional de Trânsito, Ministério da Infraestrutura, Brasília, DF, 2006.
CONTRAN. Resolução n° 258, de 30 de novembro de 2007. Regulamenta os arts. 231, X e 323 do Código de Trânsito Brasileiro, fixa metodologia de aferição de peso de veículos, estabelece percentuais de tolerância e dá outras providências. Conselho Nacional de Trânsito, Ministério da Infraestrutura, Brasília, DF, 2007.
FARUOLO, L. B.; SILVA, P. R. M.; GASPARETO, D. S. Avaliação do impacto regulatório da pesagem de veículos direta na rodovia. In: Anais do X Congresso Brasileiro de Metrologia, CBM, Florianópolis, 2019. 8 p.
FENG, M. Q.; LEUNG, R. Y.; ECKERSLEY, C. M. Non-contact vehicle weigh-in-motion using computer vision. Measurement, v. 153, p. 107415. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.measurement.2019.107415. Acesso em: 20 dez. 2023.
GAJDA, J.; SROKA, R.; STENCEL, M.; ZEGLEN, T.; PIWOWAR, P.; BURNOS, P. Analysis of the temperature influences on the metrological properties of polymer piezoelectric load sensors applied in weigh-in-motion systems. In: 2012 IEEE I2MTC - International Instrumentation and Measurement Technology Conference, Proceedings, May, p. 772-775. Disponível em: https://doi.org/10.1109/I2MTC.2012.6229482. Acesso em: 20 dez. 2023.
GHISOLFI, V.; FILHO, R. D. O.; CHAVES, G. L. D.; HOFFMANN, I. C. S.; JÚNIOR, L. A. R. T. L. R. Avaliação de impactos do excesso de peso no transporte rodoviário de cargas. In: Anais do 32° Congresso ANPET, Gramado, 2018. p. 576-587.
GUO, T.; FRANGOPOL, D. M.; CHEN, Y. Fatigue reliability assessment of steel bridge details integrating weigh-in-motion data and probabilistic finite element analysis. Computers and Structures, v. 112-113, p. 245-257. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.compstruc.2012.09.002. Acesso em: 20 dez. 2023.
HAAS, R. et al. Modern Pavement Management. Krieger Publishing Company, 1994.
HEMI, A.; WARDANI, S. P. R.; RIYANTO, B. Analysis of cost of road infrastructure maintenance caused by overweight goods transportation in primary arterial roads. International Journal of Civil Engineering and Technology, v. 10, p. 1526-1545.
JACOB, B.; COTTINEAU, L. M. Weigh-in-motion for direct enforcement of overloaded commercial vehicles. Transportation Research Procedia, v. 14, p. 1413–1422. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.05.214. Acesso em: 20 dez. 2023.
JACOB, B.; FEYPELL-DE LA BEAUMELLE, V. Improving truck safety: Potential of weigh-in-motion technology. IATSS Research, v. 34, n. 1, p. 9-15.
MARCOS, M. B. Informações sobre a Pesagem [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por [email protected] em 09 jul. 2020.
OLIVEIRA, L. P.; PAIVA, C. L.; FERREIRA, A. Impact assessment in the pavement life cycle due to the overweight in the axle load of commercial vehicles. In: 4th International Conference on Road and Rail Infrastructure, Sibenik, 2016. p. 23–25.
OSKARBSKI, J.; KASZUBOWSKI, D. Implementation of weigh-in-motion system in freight traffic management in urban areas. Transportation Research Procedia, v. 16, p. 449–463. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.trpro.2016.11.042. Acesso em: 20 dez. 2023.
PINTO, S.; PREUSSLER, E. Pavimentação rodoviária – conceitos fundamentais sobre pavimentos flexíveis. Copiarte, Rio de Janeiro, 2002.
RÉUS, T. F.; JÚNIOR, C. A. P. S.; FONTENELE, H. B. Dano pelo sobrepeso de veículos comerciais ao pavimento flexível. Revista Tecnologia, v. 35, n. 1/2, p. 55-65, 2014.
RODRIGUES, A. Ministro da Infraestrutura defende fim da pesagem por eixo. Agência Brasil, 25 maio 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/ministro-da-infraestrutura-defende-fim-da-pesagem-por-eixo. Acesso em: 27 dez. 2023.
RYS, D. Investigation of weigh-in-motion measurement accuracy on the basis of steering axle load spectra. Sensors, v. 19, n. 15, p. 3272. Disponível em: https://doi.org/10.3390/s19153272. Acesso em: 20 dez. 2023.
SOLOMON, S. et al. Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Contribution of Working Group I to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change. Cambridge University Press, 2007Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!