Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
RESUMO- Este estudo investiga os impactos da tecnologia na gestão escolar, destacando os benefícios, as ferramentas utilizadas e os desafios enfrentados pelas instituições educacionais. Utilizou-se uma revisão bibliográfica narrativa e qualitativa, abrangendo publicações de 2000 a 2024, para analisar as principais tendências e práticas. Os resultados mostram que a tecnologia melhora a eficiência administrativa, personaliza o ensino e facilita a comunicação, mas enfrenta desafios como infraestrutura inadequada, falta de capacitação e desigualdade no acesso. Conclui-se que, para maximizar os benefícios da tecnologia na gestão escolar, é necessário investimento contínuo em infraestrutura e capacitação, além de estratégias para garantir a equidade no acesso às ferramentas tecnológicas.
A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais central em diversos aspectos da vida contemporânea, e a educação não é exceção. Desde os primeiros dias do quadro-negro até as salas de aula digitais de hoje, a evolução tecnológica tem transformado o ensino e a gestão escolar de maneira significativa. A incorporação de tecnologias avançadas nas escolas não só facilita o processo de ensino-aprendizagem, mas também melhora a eficiência administrativa e a comunicação entre todos os membros da comunidade escolar (PINTO et al., 2024).
Nos últimos anos, a adoção de tecnologias como computadores, internet, e sistemas de gestão escolar tem revolucionado a forma como as escolas operam. A capacidade de acessar informações em tempo real, utilizar plataformas de e-learning e aplicar ferramentas de
Mostrar todosanálise de dados tem permitido que as instituições educacionais ofereçam uma educação mais personalizada e eficiente. No entanto, junto com esses avanços vêm desafios significativos que precisam ser abordados para garantir que a tecnologia seja implementada de maneira eficaz e equitativa (DREHER e DREHER, 2019).wOcultar
2 IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA GESTÃO ESCOLAR
2.1 A Evolução da Tecnologia na Educação
A tecnologia na educação tem evoluído significativamente desde as primeiras ferramentas de ensino, como o quadro-negro, até os modernos dispositivos digitais. Inicialmente, os avanços eram lentos e restritos a inovações como o rádio e a televisão, que começaram a ser utilizados como ferramentas de suporte educacional. Esses meios permitiram que informações fossem disseminadas de maneira mais abrangente, democratizando o acesso ao conhecimento (PINTO et al., 2024).
Conforme Dreher e Dreher (2019) elucidam, a chegada dos computadores nas escolas representou uma revolução no processo educativo. Na década de 1980, computadores começaram a ser integrados nas salas de aula, inicialmente como ferramentas de proce
Mostrar todosssamento de texto e planilhas, mas rapidamente evoluindo para softwares educacionais que facilitavam o ensino de diversas disciplinas. Isso marcou o início de uma nova era, onde a tecnologia começou a ser vista como uma parceira essencial no processo de ensino-aprendizagem.Ocultar
BITANTE, Alessandra Preto et al. Impactos da tecnologia da informação e comunicação na aprendizagem dos alunos em escolas públicas de São Caetano do Sul (SP). Holos, v. 8, p. 281-302, 2016.
DREHER, Jacinta; DREHER, Tânia. As contribuições da tecnologia digital na gestão escolar. 2019.
FERREIRA, Luis Folgado; SILVA, José Castro; PEIXOTO, Francisco. As tecnologias na gestão, organização e comunicação escolar. In: Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação: Tecnologias digitais e a Escola do Futuro. 2016. p. 78-85.
IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima. As tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica e gestão escolar. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n. 15, p. 51-62, 2015.
MASCARE
Mostrar todosNHAS, André Ofenhejm; VASCONCELOS, Flavio Carvalho de; DE VASCONCELOS, Isabella FG. Impactos da tecnologia na gestão de pessoas: um estudo de caso. Revista de Administração contemporânea, v. 9, p. 125-147, 2005.
MOTA, Maria Eloísa et al. Redes de (re) conhecimento: o impacto da introdução das novas tecnologias na gestão escolar. 2019.
PINTO, Jacyguara Costa et al. A tecnologia no contexto da Gestão Escolar. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 8, p. 130-138, 2024.
PRATA, Carmem Lúcia. Gestão escolar e as tecnologias. ALONSO, Myrtes; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; MASETTO, Marcos Tarciso, 2010.
XAVIER, RÉGIA MARIA CARVALHO XAVIER MARIA. Gestão Escolar para Resultados JOVEM DE FUTURO: TECNOLOGIA DE GESTÃO ESCOLAR. Revista Docentes, v. 5, n. 11, p. 11-17, 2020.
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!