PRE -PROJETO TCC O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

A ideia surgiu após diagnosticar a precarização do estágio supervisionado como instrumento pedagógico e politico de qualificação da formação. De acordo com LEWGY (2007) A supervisão de estágio, ao assumir historicamente um lugar privilegiado no sentido de ser o espaço que dá conta da instrumentalização das demandas da prática, expõe-se o maior risco de se tornar um espaço separado do todo da formação, não contribuindo, assim, para a superação da perspectiva conservadora referida. Isso me instiga profundamente, já que os campos de estágio também vivem a tensão entre uma prática conservadora e o atual projeto profissional. O assunto em questão é de grande relevância uma vez que, é por meio do estagio que se constrói um perfil profissional capaz de decifrar a realidade e intervir de forma critica e propositiva.

Delimitação e formulação do problema O estagio supervisionado na atualidade tem se deparado com inúmeros desafios, em questão central; o aprofundamento de ações para o fortalecimento do estagio supervisionado. A supervisão direta de estágio em Serviço Social constrói uma relação indissociável entre formação profissional e o trabalho do/a assistente social. Garante um/a trabalhador/a mais qualificado/a na luta por direitos da população. metodologia Essa é uma revisão bibliográfica exploratória com abordagem qualitativa de dados, que possui a finalidade de obter o maior número de informações a cerca do tema em questão. Ela envolverá um levantamento bibliográfico através de livros e publicações como artigos, periódicos e dissertações.

Em seguida, ocorrerá análise de forma analítica, critica e seletiva. Pinto (1986) aponta que a supervisão é momento que; [. compreende o processo ensino-aprendizagem que se estabelece na relação do professor-supervisor com o aluno, a partir da atividade cotidiana do estágio, mediante uma dada programação que vise ao reconhecimento dos nexos entre os conhecimentos do Serviço Social e a realidade da prática profissional na sua relação com a demanda, com a instituição e com a realidade social (1986, p. MUNIZ, (1997, p. coloca que; [. a supervisão em Serviço Social é vista como um processo educativo, de ensino−aprendizagem, que se realiza na área do agir e ocorre em função da prática profissional, desenvolvendo o acompanhamento do trabalho prático cotidiano do aluno estagiário.

na medida em que o agir profissional é realizado, refletido e recriado em um processo de trocas mútuas e inter-relacionadas socialmente, na medida em que não existe aquele que ensina e aquele que aprende – pois ambos, supervisor e supervisionado, passam pelo processo (o supervisor ensina, mas ele também aprende do estagiário; o aluno-estagiário aprende, mas ele também ensina para o supervisor, dado as individualidades e as experiências vivenciais diversas de cada um, coletivizadas) –, na medida em que a concepção da realidade e a visão de mundo têm influência no processo de ensino−aprendizagem, abrangendo as relações internas e externas (determinantes do contexto e do processo da Supervisão), estas influências, determinantes e determinadas, só podem gerar um produto no sujeito coletivo – supervisor e supervisionado [.

BURIOLLA, 1996, p. destaque do autor). Ao tentarmos analisar a questão da precarização do estágio supervisionado abriu-se um caminho de reflexão fértil e complexa a cerca do problema apresentado. Mas é por meio dessa complexidade intrínseca em recorrer essas fontes diversas, que obteremos ganhos significativos, superação endógena e um dialogo indisciplinar. A. R. A. Pensar e repensar a formação profissional: a experiência do curso de Serviço Social da Faculdade de História, Direito e Serviço Social – UNESP – Franca. f. Mossoró, 2009. Disponível em: http://www. cfess. org. br/js/library/pdfjs/web/viewer. Acessado em: 25 mar. RESOLUÇÃO CFESS Nº 533, de 29 de setembro de 2008. Ementa: Regulamenta a SUPERVISÃO DIRETA DE ESTÁGIO no Serviço Social. Disponível em: http://www. cfess.

° Edição, São Paulo: Cortez, 2013. BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, ano 10, n. p. –60, abr. SIQUEIRA, M. M. OLIVEIRA, C. A. H. S. O estágio supervisionado na formação profissional do assistente social: desvendando significados. São Paulo, ano 25, n. p. –81, nov.

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