Entrevista sobre inclusão

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Realmente, é um absurdo. Mas existem também escolas e professores que estão tentando acertar. Estamos caminhando em algumas instituições escolares, mas existe muito o que fazer ainda. O antigo discurso de que o “acolhimento social” deve ser feito, de que devemos ter “boa vontade” e “amor” deve se modernizar. Atualmente, precisamos de apoio das políticas públicas, para apoiar essa “inclusão escolar” em tudo o que se faz necessário: Salas especializadas, equipamentos, softwares, tecnologia assistiva, materiais pedagógicos diversos para que permitam ao corpo docente das escolas atuar adequadamente com esses alunos. Como já falamos, é necessário muito investimento nessa área, senão o discurso fica vazio. As famílias já não estão mais aceitando uma “maquiagem” nesse quesito “inclusão escolar” e querem que seus filhos aprendam.

O que é justo. Como criar na escola e na comunidade uma cultura inclusiva? Na minha opinião, na escola além de tudo o que falamos até agora deve se ter uma mudança de cultura, assim como na comunidade. A cultura de acreditar que uma criança especial “não aprende” é obsoleta e deve ser revista imediatamente. As crianças que se acostumam com esse “padrão” escolar são bem aceitas. Contudo, as crianças que saem desse padrão sofrem preconceitos. É imprescindível que possamos aceitar e até mesmo valorizar as diferenças, porque afinal, não somos iguais a ninguém. E a Lei da inclusão veio nos cobrando essa aceitação. Uma criança receber um colega de inclusão, apoiá-lo e ser seu colega nos trabalhos de grupo por exemplo, vai fazer um bem a ela mesma, que será uma pessoa melhor, com certeza.

E também existem instituições escolares que adquirem equipamentos, mas não tem professores capacitados. Se todos fizerem a sua parte, todos ganharão nesse processo: escola, família, governos e as crianças. O que você diria a um professor que recebe em sua sala de aula uma criança com deficiência? Receba essa criança e faça dela o seu propósito, a sua meta, o seu desafio profissional. Ajude essa criança a ser uma pessoa curiosa, criativa e que se apaixone pelo conhecimento, porque dessa forma, você se tornará uma pessoa muito melhor. – Quais as principais dificuldades enfrentadas por professores e escolas no processo de inclusão? Como superá-las? O principal obstáculo é o modo de organização das escolas, que é excludente, por natureza.

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