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O setor têxtil apresenta grande força nas indústrias brasileiras, com isso é necessário que evite-se tempos de espera entre as etapas de produção. Esse estudo busca minimizar os impactos causados pelos tempos de espera entre as tapas produtivas, os chamados lead times, de uma empresa do setor. Para solucionar os problemas relacionados com os tempos de espera da empresa estudada, foi analisados os processos na etapa produtiva, de recebimento dos pedidos e despacho dos mesmos, levantando os lead times envolvidos, baseados na literatura estudada e mencionada no presente trabalho. Após o levantamento das etapas produtivas da organização e a união dos dados dos tempos de cada fase algumas propostas de intervenção foram levantadas, onde observa-se que integrar a empresa e suas áreas, bem como el
Mostrar todosiminar etapas que não trazem benefício direto na produção são as mais adequadas, tocando bastante no planejamento correto que deve ser realizado, todos esses garantindo eficiência maior para a empresa como um todoOcultar
As indústrias têxteis representam boa parcela de empregos no país, podendo chegar a 4% no valor em produção de fábricas, tendo o Brasil como um dos maiores produtores do segmento em todo o mundo.
A competição no mundo dos negócios hoje em dia torna cada vez mais importante estruturar adequadamente sua organização. As mudanças ocorrem rapidamente, em conjunto com a globalização e avanços tecnológicos, onde o comércio online cresce exponencialmente. O modelo atual mais competitivo no mercado refere-se fortemente ao tempo, o que faz com que as organizações precisem atualizar seus modelos utilizados (TAVES, 2013).
Durante anos na década de 2000 alguns problemas se fizeram presente nas indústrias têxteis, pela falta de investimento em modernização, queda de mão de obra de qualidade, escalas bai
Mostrar todosxas e descontinuidade de fluxo se tratando de fibras e filamentos químicos. Outro ponto importante a ser abordado é que com a existência de grande informalidade na mão de obra a eficiência da produção ficava prejudicada, diminuindo a capacidade de investir de empresas (ABIT).
Ainda, alguns problemas que fizeram parte das indústrias como um todo e tiveram influência no setor têxtil foram quedas de estratégia, informatização pequena, muita dificuldade de produção em menores lotes, ineficiente comercialização, equipe reduzida e investimentos baixos em design de produto.
Como menciona Lisboa (2013), a indústria da moda alimenta cada vez mais a produção têxtil, com coleções novas, movimentando o setor. Com a tendência de duração menores nas coleções de moda por questões como estética por exemplo, movimentando grande capital da indústria.
Com todas as alterações existentes mencionadas e a globalização da economia como um todo, juntamente com os processos empresariais, um modelo se instalou no mundo, no qual uma organização tem sua imagem expandida para além de suas fronteiras físicas. Assim, o preço de seus serviços e produtos passou a ser estipulado pelo mercado, conseguindo obter lucro somente com o aumento da eficiência interna de seu setor produtivo, otimizando seus processos e principalmente fornecendo produtos em menor tempo que seus concorrentes diretos.
Para a aplicação das ferramentas necessárias inicialmente é preciso saber como se encontra o desempenho atual das organizações. O principal aspecto mencionado no presente projeto é identificar onde ocorre e os causadores dos lead times na cadeia têxtil, buscando formas de minimizá-los e até mesmo eliminá-los.Ocultar
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................10
1.1 PROBLEMA.........................................................................................................11
1.2 OBJETIVOS.........................................................................................................11
1.2.1 Objetivo geral...................................................................................................11
1.2.2 Objetivos específicos......................................................................................11
1.3 JUSTIFICATIVA...................................................................................................11
1.4 ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO.......................................................
Mostrar todos..............12
2 REFERENCIAL TEÓRICO......................................................................................14
2.1 CADEIA DE PRODUÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL.............................................14
2.1.1 Produtividade na indústria têxtil brasileira...................................................17
2.2 LEAD TIME...........................................................................................................18
2.2.1 Na perspectiva do cliente...............................................................................19
2.2.2 Na perspectiva do fornecedor........................................................................20
2.2.3 Na perspectiva da produção..........................................................................20
2.3 CADEIA DE VALOR.............................................................................................21
2.3.1 Operação de produção...................................................................................21
2.3.2 Suprimentos.....................................................................................................21
3 DESENVOLVIMENTO PRÁTICO...........................................................................23
3.1 EMPRESA ANALISADA.......................................................................................23
3.2 PRODUTOS E TEMPOS......................................................................................24
3.3 CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES..................................................................25
3.4 TEMPO DAS ATIVIDADES..................................................................................28
3.4.1 Processamento dos pedidos..........................................................................29
3.4.2 Tecelagem........................................................................................................30
3.4.3 Beneficiamento................................................................................................31
3.4.4 Expedição.........................................................................................................31
3.5 PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS.........................................................................32
3.5.1 Eliminar atividades desagragadoras.............................................................32
3.5.2 Integrar áreas da organização........................................................................33
3.5.3 Redução de tempos........................................................................................34
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................36
4.1 CONCLUSÃO.......................................................................................................36
4.2 SUGESTÃO PARA TRABALHOS FUTUROS......................................................37
REFERÊNCIAS..........................................................................................................38Ocultar
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