CULTURA ORGANIZACIONAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Os elementos da Cultura Organizacional. Quem Cria a Cultura Organizacional 08 3. A importância da Cultura Organizacional 08 4. Benefícios da Cultura Organizacional 10 5. Conclusão 12 6. Entender o que é Cultura Organizacional perpassa pelo entendimento do significado isolado das palavras cultura e organização. Cultura vem do latim “colere” que significa cultivar. A cultura ”é adquirida pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela”; ela é também “definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. ” Organização por sua vez, possui o sentido de ordem, mas também de associação. A título de exemplo: a de execução de trabalhos que demandam muitos esforços e tempo torna-se inviável que um indivíduo isolado o faça no período desejado/esperado e com qualidade excelentes.

De acordo com o exposto na definição acima, compreende-se que a Cultura Organizacional pode ser tanto construída, quanto aprendida e reconhece-se nela o conjunto de valores e crenças, símbolos que unem e orientam as pessoas em um lugar comum, em torno de um ou mais objetivos comuns. Para Schein, a cultura de uma organização pode ser analisada em três aspectos ou níveis: • Produtos visíveis: corresponde ao ambiente construído da organização, layout, comportamentos visíveis das pessoas; • Valores: são difíceis de serem observados diretamente, mas segundo o autor, geralmente expressam o que as pessoas reportam ser a razão do seu comportamento, o que na maioria das vezes são idealizações ou racionalizações; • Pressupostos básicos: normalmente são inconscientes, invisíveis, porém determinam a forma dos membros de um grupo perceberem, pensarem e sentirem.

Esquema 1 – Níveis da Cultura Organizacional Fonte: Shein, 2001 Outros teóricos que tratam do tema podem divergir em suas definições sobre Cultura Organizacional, no entanto, Robbins (2006 p. quando relata que “parece que todos concordam que Cultura Organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros que diferencia uma organização das demais. ”, concorda que todas as abordagens teóricas convergem para esse mesmo ponto. Tais ações motivam os colaboradores e os estimulam a ter comportamentos positivos. Histórias e mitos: enquanto as histórias caracterizam-se por serem fatos reais relacionados à organização (sejam passados ou correntes), podendo ser verdadeiros ou não. Indicam muitas vezes experiências que contribuem para uma tomada de decisão. Já nos mitos, pode existir uma realidade distorcida de um fato ocorrido.

Heróis: pessoas que fizeram ou fazem parte da organização de uma maneira fortificada, representando coragem, força e/ou determinação. Quem cria a Cultura Organizacional? A Cultura Organizacional sempre se inicia com seu fundador, a partir disso ela é vivida e recriada pelas pessoas que fazem parte da organização (Elgenneni, 2010). No início de uma organização, o fundador tem suas crenças, valores morais e pessoais, forma de pensar, agir, sua personalidade; ele sabe exatamente o que deseja de sua organização e a cultura que nasce e progride com ela é reflexo das atitudes e pensamentos do próprio fundador. A permanência dos indivíduos em uma organização dependerá do alinhamento de sua forma de pensar e agir, de modo a estarem alinhados com esses valores e crenças e práticas da organização para preservar e desenvolver a Cultura Organizacional.

É preciso considerar que a incorporação da uma Cultura Organizacional é demorada e ocorre em períodos longos, como anos, por isso, ela deve ser amplamente comunicada com seriedade e honestidade. Cultura Organizacional é um elemento duradouro, contudo, não imutável. Nós temos liberdade para expor nossas opiniões, sugestões e trocar insights sobre o que vem acontecendo com o produto e com o negócio. ”, explica Bianca Burlim, Analista de RH da Neon Pagamentos. Essa comunicação aberta e transparente, que estimula a troca de conhecimento e a colaboratividade, é um dos pilares para a empresa alcançar o engajamento dos colaboradores. E como principal ferramenta para colocar em prática essa cultura de transparência, a Neon utiliza a TV Corporativa, canal de comunicação interna que consiste em telas expostas continuamente aos colaboradores e com uma programação própria da empresa.

” Como resultado dessas atitudes a empresa vem crescendo, ganhando visibilidade e ocupando uma fatia maior de mercado em seu segmento. Um bom relacionamento interno refletirá na forma como os clientes são tratados. Um cliente bem atendido tende a voltar a fazer negócio. Uma Cultura Organizacional evoluída interfere na fidelização da clientela de uma empresa. Líderes tem o papel de ser exemplo e elevar o grupo a patamares mais altos, por isso eles devem estar intimamente ligados à cultura da organização contribuindo fortemente para desenvolvimento dela; os benefícios da cultura para as lideranças são muito expressivos. As habilidades de liderança são desenvolvidas e abre-se para os líderes uma visão mais ampla e clara de seu papel como forma de desenvolver a organização.

Nesse sentido a comunicação constitui um importante papel visto que por meio dela faz-se a cultura ser divulgada e conhecida por todos os envolvidos. Constituir uma cultura leva tempo e ela é considerada um importante bem duradouro de uma organização, contudo, diante da mudança dos cenários ela pode ser adaptada ou mudada radicalmente, o que de igual modo demandará trabalho e tempo. A cultura de uma organização interfere em todo o conjunto de processos organizacionais e norteia o modo como a organização funciona, o que faz, como pensa e age, diferenciando-a das demais, tornando-a única. A Cultura Organizacional bem trabalhada e desenvolvida é forte e benéfica em diferentes aspectos que envolvem a organização internamente, refletindo também positivamente sobre o ambiente externo da organização.

Referências Bibliográficas CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Negócios. Londrina: UNOPAR, 2014. MORAES, Taimara. Elementos da Cultura Organizacional. Disponível em <http://cultura-rp. com. br/artigos/a-cultura-organizacional-e-as-pessoas> Acesso em: 15 mai. ZAKS, Ana. Cultura significa cultivar e vem do latim colere. Disponível em <https://prezi.

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