Livros Contábeis

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Assim como os livros contábeis que alguns são obrigatórios e outros opcionais, algumas resoluções devem ser seguidas sempre. Essas resoluções asseguram a idoneidade de cada livro e dos registros. Onde se obtém a certeza de que não houve adulteração de lançamentos. Os livros jamais podem ter rasuras ou alteração de dados ou qualquer tipo de adição após a emissão do sistema de gestão contábil. Essas normas certificam o atendimento dos livros contábeis às resoluções legais de exatidão e boa fé da escrituração. A vida da empresa é registrada no livro Diário qualquer demonstração da situação empresarial, apresentada a qualquer momento, tem sua comprovação nesse livro, desde que o mesmo não contenha vícios (erros de escrituração).

Já os livros auxiliares, como contas correntes e caixa que também podem ser escriturados em fichas, terão dispensada sua autenticação, quando as operações a que se reportarem tiverem sido lançadas, pormenorizadamente, em livros devidamente registrados. Em caso de substituição do Livro Diário por fichas, a pessoa jurídica adotará livro próprio para inscrição do balanço e demais demonstrações financeiras onde será autenticado no órgão de registro competente. É obrigatório que o Livro Diário seja eletrônico, em casos exigidos pelas normas que instituíram a Escrituração Contábil Digital. O Livro Razão é utilizado para resumir e totalizar, por conta ou subconta, lançamento efetuados no livro Diário. O que deve conter no Livro Razão: Nome da conta Data do lançamento: dia, mês e ano de ocorrência do fato que alterou o valor do componente patrimonial; Contrapartida: é a conta que completa o lançamento de outra conta que está sendo escriturada; Histórico do lançamento: descrição do fato administrativo do evento registrável na escrituração; Débito e Crédito: indicação do valor que será acrescido e/ou diminuído do saldo da conta; Saldo: diferença entre o somatório do débito e somatório do crédito; e D/C: indicação da natureza do saldo - D (devedor) e C (credor).

Como mostra a figura 1. Figura 1. Modelo de Razão Fonte: Só Contabilidade Também conhecido como razonete, denominado gráfico ou conta em T, ele é utilizado pelos contadores, onde são feitos os registros individuais por conta. Criado para ser um recurso que ajude o entendimento da mecânica dos lançamentos contábeis. Toda empresa que inicia, é necessário que ela tenha um controle financeiro com seus lucros e despesas. No Livro Caixa é que teremos um controle pessoal da empresa, que no futuro ira auxiliar na declaração do imposto de renda. O que deve conter no Livro Caixa: Data do registro; Breve histórico; Entradas e saídas (débito e crédito, respectivamente, lembrando que não se usa os dois em um mesmo registro); Saldo atual da conta Caixa (saldo anterior mais débito ou menos crédito da conta em questão).

Como mostra a figura 3. Figura 3. PORTAL TRIBUTARIO. Livro de apuração do ICMS- destina-se a registrar os totais dos valores contábeis e dos valores fiscais relativos ao ICMS, das operações de entradas e saídas, extraídas dos livros próprios e agrupados segundo o CFOP. No livro serão registrados, também, os débitos e os créditos fiscais do ICMS, a apuração dos saldos e os dados relativos às guias de informação e apuração do ICMS e de recolhimento. As unidades da Federação poderão dispor que o livro seja escriturado por períodos inferiores a um mês, em função da periodicidade das apurações do ICMS.   Base: artigo 78 do Convênio CONFAZ s/nº de 15. Quando fizermos a escrituração nos livros contábeis não deve conter intervalos em branco, entrelinhas, borrões, rasuras, emendas ou transportes para as margens.

Mas ao desenvolver as atividades profissionais, o ser humano pode cometer enganos durante o processo de escrituração. Podendo ocorrer de diversas formas: Lançamento de valor incorreto; Borrões ou rasuras na escrituração; Espaço em branco; Lançamentos em duplicidade de valor; Inversão das contas; Erro na redação de histórico; Quando os erros acontecem, eles devem ser declarados na escrituração mediante retificação através de estorno, lançamento retificativo, lançamento complementar, lançamento de transferência ou ressalva (por profissional qualificado). CONCLUSÃO Conclui-se da pesquisa que a vários livros utilizados na contabilidade, onde muitos são exigidos por Lei e que não devem possuir erros, nem no preenchimento e muito menos na sua conservação. Ao lidar com os Livros Contábeis deve-se ter responsabilidade e cuidado por estar organizando a empresa de pessoas jurídicas.

CONTÁBEIS, (Lei 154/47, artigo 2°, § 2°, e Lei 6. artigo 183, inciso II, e 8. artigo 3°). contabeis. com.

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