Análise cognitivo sistêmico do filme DIVERTIDAMENTE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

Divertidamente ilustra bem esta concepção neurocientifica, posto que, apresenta como Ryle constrói suas cognições a partir de um conglomerado gradativo de emoções e memórias, embora se dê em nível inconsciente para Ryle, o filme ilustra didaticamente que essas construções cognitivas são expurgadas no cotidiano de forma consciente. Inicialmente nos é apresentado a importância das memorias de longo prazo, no filme chamado de “memorias de base”, como elemento referencia para a construção das crenças centrais do individuo, e como essas construções irão influenciar na conduta deste, ou seja, em sua personalidade. Como o filme aborda as construções cognitivas de uma garota entre a infância e a adolescência, ficam claramente caracterizados alguns pilares de sustenção dessa construção de suas cognições o que ele chama de ilhas.

A ilha da bobeira traz a relação com emoções de alegria, muito vinculado as memorias associadas aos primeiros anos de vida, a ilha da amizade, onde o individuo adquire concepções de ambiguidade, o sentido do eu e do outro, a alegria versus a tristeza, em seguida a ilha da honestidade onde aparecem emoções de medo, nojo e raiva, como critério de reconhecimento daquilo que dará prazer e como lidar com suas frustrações, por fim a ilha da família que se coloca como ambiente de interseção e equilíbrio entre todas as emoções. Ate os 11 anos Ryle mantem seu processamento cognitivo funcional, ou seja, dentro das contingencias ate então apresentadas ela consegue decodificar suas emoções e resolver os problemas de forma construtiva.

Disponível em: <https://www. filmesonlinex. net/divertida-mente/>, acesso em 15 nov. • YOUNG, Jeffrey E. Terapia do esquema – Guia de técnicas cognitivas comportamentais. ARTMED, 2011, pag.

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