SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO SERTÃO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

 Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, através do estudo levantado no referencial teórico sobre a situação da educação ambiental no Sertão Nordestino. Enfim, por meio de comparações entre os dados levantados foi possível concluir que ainda se necessita mais investimentos e treinamentos para os docentes criarem pensadores críticos em relação às questões sociais e ambientais. Palavras-chave: Educação Ambiental, Sertão Nordestino, Situação atual ABSTRACT This study aimed to evaluate the situation of environmental education in the Brazilian northeastern semiarid schools, through the identification of the situation of environmental education in existing studies of the region, comparing the reality of the Brazilian northeastern semiarid with educational actions. In schools, to finally analyze the incentive of public agencies to implement environmental education in schools.

For this purpose, it was used as a method for data collection to bibliographic research, through the study raised in the theoretical framework on the situation of environmental education in Brazilian northeastern semiarid. Depois, comparar a realidade do Sertão Nordestino com ações de educação ambiental nas escolas. E por fim, analisar o incentivo dos órgãos públicos em implementar a educação ambiental nas escolas. O sertão nordestino sofre severamente com a seca. Dessa forma, os habitantes da região têm a necessidade de conservar o meio ambiente em que vivem. No entanto, a educação ambiental ainda está em fase de desenvolvimento por lá, sendo necessárias evoluções para que futuramente se forme uma sociedade consciente. Os critérios de inclusão foram: trabalhos que discorreram sobre educação ambiental.

Os critérios de exclusão foram: trabalhos que não contemplava o objetivo proposto da pesquisa; que não tivesse aderência com a área pesquisa e que tivesse indisponível no momento da coleta e que, portanto, não teriam relevância para esse estudo. EDUCAÇÃO AMBIENTAL A educação ambiental (EA) para estimular a formação de práticas sustentáveis tem se tornado cada vez mais importante em nossa sociedade, principalmente quando se trata da necessidade de conservação do meio ambiente. Essa posição é uma preocupação mundial, desencadeada pelo fato das dimensões sociais e ambientais terem ficado em segundo plano durante o crescimento da economia mundial no passado (SILVA, 2012). Nesse contexto, a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) criou o Tratado de educação ambiental, visando a sustentabilidade e responsabilidade global.

Para que haja uma boa convivência dentro das comunidades, os professores de escolas devem trabalhar no sentido de fornecer habilidades criativas e analíticas aos alunos. Além disso, os docentes devem estimular a criatividade sobre a natureza e o mundo. Portanto, é necessária uma integração completa da educação ambiental, de forma a inspirar uma reavaliação prática e crítica dos ensinamentos, como um todo (SAYLAN; BLUMSTEIN, 2011). POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A Lei 9. de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, abriu portas para serem criadas leis de diretrizes estaduais e municipais em todo o Brasil (BRASIL, 1999). A fim de que a Lei nº 14. de 31/03/2011, no Estado do Ceará, atinja sua eficácia as ações implementadas pelo Estado no ensino formal, iniciam-se já na educação infantil até a graduação e pós-graduação, incorporando-se aos currículos escolares os temas como gestão de recursos hídricos, desertificação, desmatamento, erosão, incêndios florestais, incentivo à proteção, preservação, conservação da fauna e flora, ecoturismo, entre outros (CEARÁ, 2011).

O Poder Público Estadual, obedecendo a norma legal, deve incentivar com programas e eventos a difusão, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, as temáticas relacionadas ao meio ambiente Estadual de Educação (CEARÁ, 2011). SERTÃO NORDESTINO A sub-região do nordeste brasileiro, definida por suas características próprias e localizada entre o Agreste e o Meio Norte é conhecida por Sertão Nordestino. Além disso, possui a maior das extensões territoriais da região (PENA, 2013). Segundo Pena (2014), o desmatamento da caatinga pode agravar a seca e desenfrear a emissão de gás carbônico na atmosfera. Contudo, mesmo com o clima seco e consequentemente ausência de cursos d’água no sertão, existem áreas de terreno úmido, os chamados brejos.

Dessa forma, configura-se as principais áreas de agricultura na região, principalmente para o cultivo de milho, feijão e cana-de-açúcar (PENA, 2013). Segundo Bardine (2014), a agricultura e a pecuária são as atividades econômicas mais difundidas no Sertão. A seca, causada pela escassez de chuva, proporciona pobreza e fome com a falta de produtividade na agricultura local. Algumas escolas de Petrolina, no sertão do estado de Pernambuco, têm sofrido com a falta de capacitação e recursos para o desenvolvimento da educação ambiental. Nesse contexto, a maioria dos professores não realizam atividades de educação ambiental. Contudo, os docentes, em geral, se sentem capacitados para desenvolverem essa temática, se forem condicionados a esse avanço (PEIXINHO, 2014). Em uma escola de Mossoró, sertão do Rio Grande do Norte, frequentada por jovens, entre 18 e 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental, a educação ambiental tem se mostrado eficiente.

Isso ocorre devido ao fato dela estar integrada às disciplinas e os alunos demonstrarem preocupação, mudanças de pensamentos e atitudes, em favor da preservação do meio ambiente. Apesar disso, não abordam questões ambientais relacionadas à saúde pública, e faltam recursos financeiros de investimentos governamentais para transportes para aulas de campo, incentivos, materiais e recursos tecnológicos (COSTA; PEREIRA; NEPOMUCENO, 2018). Na Bahia, Silva & Schiavetti (2012), realizaram uma identificação de eficiência da educação ambiental, em doze territórios do estado. Os órgãos públicos, de alguns municípios do sertão, afirmaram encontrar dificuldade para seguir as políticas pertinentes a essa questão, já que recebem poucos incentivos e recursos financeiros das entidades nacionais. A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do estado do Piauí (SEMAR), criou o Programa de educação ambiental estadual, no ano de 2000.

Tal medida envolve objetivos, como viabilizar a melhor aplicação da educação ambiental nos conteúdos dos currículos escolares, através de métodos e/ou técnicas que incentivem a utilização adequada dos recursos naturais da região, e aprofundamento do conhecimento da realidade do estado (SEMAR, 2000). et al. SEMIÁRIDO, BIOMA CAATINGA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA): percepções de professores de dois municípios do cariri paraibano. CONIDIS - Congresso Internacional da Biodiversidade do Semiárido. Paraíba. BARBOSA, G. Cola da Web, 2014. Disponivel em: <https://www. coladaweb. com/geografia-do-brasil/sertao-nordestino>. Acesso em: 29 novembro 2018. BOLIGIAN, L. et al. GEOGRAFIA: ESPAÇO E VIVÊNCIA. ed. São Paulo: Livreiros Editores, v. de 2011, do Estado do Ceará. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política estadual de educação ambiental e dá outras providências, Ceará, mar.

COSTA, M. I. O. Fevereiro 2018. Disponivel em: <http://revistaea. org/artigo. php?idartigo=3041>. Acesso em: 27 nov. Disponivel em: <http://www. scielo. br/pdf/pci/v17n2/a06v17n2>. Acesso em: 20 nov. FREITAS, E. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, v. p. GUIMARÃES, M. Caminhos da educação ambiental: DA FORMA À AÇÃO. PENA, R. F. A. Sertão. Mundo Educação, 2013. Desmatamento da Caatinga. Brasil Escola, 2014. Disponivel em: <https://brasilescola. uol. com. SAYLAN, C. BLUMSTEIN, D. T. THE FAILURE OF ENVIROMENTAL EDUCATION: AND HOW WE CAN FIX IT. ed. SCHIAVETTI, A. ANÁLISE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DA BAHIA: APOIO Á ELABORAÇÃO DE POLÍTICA PÚBLICA ESTADUAL. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, FURG - Rio Grande do Sul, v. p. Junho 2012. O LUGAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NO SEMIÁRIDO SERGIPANO.

Dissertação (Dissertação em Educação) - UFS. São Cristóvão - SE, p.

973 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download