Novas filosofias e metodologias educacionais – processos coletivos e horizontalizados x processos tradicionais

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Metodologias pedagógicas 2. Tradicional A educação tradicional, também conhecida como educação convencional ou educação consuetudinária, de acordo com Chaves (2014) refere-se aos costumes estabelecidos há muito tempo que a sociedade tradicionalmente usa nas escolas. Algumas formas de reforma educacional promovem a adoção de práticas progressivas de educação, uma abordagem mais holística que enfoca as necessidades e o autocontrole dos alunos. Aos olhos dos reformadores, os métodos tradicionais centrados no professor, focados na memorização e memorização, devem ser abandonados em favor de abordagens centradas no aluno e baseadas em tarefas para o aprendizado. Waldorf A educação Waldorf, também conhecida como educação Steiner, segundo o mesmo autor, baseia-se na filosofia educacional de Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da Antroposofia. Paulo Freire contribuiu com uma filosofia da educação que mesclava abordagens clássicas provenientes de Platão e dos modernos pensadores marxistas, pós-marxistas e anticolonialistas.

Sua Pedagogia do Oprimido (1968), segundo Benitez (2017), pode ser lida como uma extensão ou resposta a The Wretched ofthe Earth (1961), de Frantz Fanon, que enfatizava a necessidade de fornecer às populações nativas uma educação simultaneamente nova e moderna, do que tradicional e anticolonial - não simplesmente uma extensão da cultura colonizadora. Na Pedagogia do Oprimido, Freire, reprisando a distinção entre opressores e oprimidos, aplica a distinção à educação, defendendo que a educação deve permitir que os oprimidos recuperem seu senso de humanidade, superando sua condição. No entanto, ele reconhece que, para que isso ocorra, o indivíduo oprimido deve desempenhar um papel em sua libertação. Conclusão - Divisão das tendências pedagógicas. Os conteúdos escolares passam a ter significação pessoal, indo ao encontro dos interesses e motivação do aluno.

Tecnicista Enfatiza a profissionalização e modela o indivíduo para integrá-lo ao modelo social vigente. Os conteúdos que ganham destaque são os objetivos e neutros. O professor administra os procedimentos didáticos, enquanto o aluno recebe as informações. O educador tem uma relação profissional e interpessoal com o aluno. Adota o método dialético, que é visto como o responsável pelo confronto entre as experiências pessoais e o conteúdo transmitido na escola. Fonte: Elaborado pela autora (2019). Referências BENITEZ, João Gilberto P. Perspectivas Pedagógicas: Essencialismo, Naturalismo e Crítica histórico-social. Disponível em: http://joaobenitez. doc?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 03 jul. LA ROSA, J. Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDiPUCR, 2003.

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