GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Por meio de um gerente, a organização busca estratégias que melhor efetive seus objetivos, e são muitas as estratégias ao dispor do gerente de marketing para manter a empresa atrativa e vantajosamente competitiva, dentre as diversas estratégia pode-se citar algumas como o mark-up, uma estratégia de definição de preço, as estratégias genéricas definidas por Michael Potter (custo baixo, diferenciação e foco) que ajudar definir da qualidade do produto ou serviço e de certo modo o público destinado, as estratégias de ambiente auxiliam na antecipação de um planejamento, o que consequentemente auxilia no levantamento de dados sobre o mercado externo que poderão trazer prejuízo (s) para uma organização, em outros cenários, a estratégias de análise dos ambientes auxilia também aqueles que já estão instalados no mercado, e através de pesquisas exploratória, descritivas e de causa e efeito, pode-se levantar dados e questões do cenário interno e externo, o ambiente, o meio em que está inserido na sociedade e posteriormente é possível cruzar informações e determinar as forças e fraquezas de todos os recursos que a empresa tem disponível em seu ambiente interno com as oportunidades ameaças que a cercam em seu ambiente, através do cruzamento das informações pode-se fazer o levantamento de informações sobre: idade, escolaridade, expectativa de vida, cultura e renda dos indivíduos, questões como legislações e utiliza-las a favor para sua efetividade.

De fato, o indivíduo em modo consumidor é uma engrenagem impulsora para a vida de muitas organizações, o consumidor para o marketing então, é como uma pedra preciosa, pois, o consumidor contemporâneo está cada vez mais exigente com o quesito qualidade do produto. Para o marketing, o consumidor após comprar um produto ou aderir um serviço faz-se uma reflexão da satisfação do produto ou serviço recebido, se o consumidor ficar insatisfeito será provável que a empresa irá perder a sua preferência desse consumidor, se satisfeito poderá ter o estabelecimento como referência e talvez indicar o mesmo para algum amigo. O consumidor é movido por necessidade, busca-se algo quando há a necessidade, esta necessidade pode ser uma alimentação no horário do almoço, a manutenção de um carro para uma respectiva viagem segura, ou comprar um aparelho de notebook para acessar redes sociais.

O marketing vai buscar para este consumidor um meio de promover o produto e a oferta, a ideia é a satisfação do cliente e quebrar o paradigma de que o indivíduo deve comprar apenas quando há necessidade, busca-se investir em embalagens, visual merchandising, ofertadas, propagandas que ajudem a despertar o desejo de consumir para que este paradigma seja quebrado.

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