PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO DE UMA FÁBRICA DE LATICÍNIOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Laticínios. Moarada Nova. SUMÁRIO EXECUTIVO Abaixo estão descritos em um Sumário Executivo os dados mais relevantes do plano de gerenciamento do projeto de Implantação de uma fábrica artesanal de laticínios que produzirá queijo coalho, ricota e manteiga. Projeto O projeto refere-se à implantação de uma fábrica artesanal de laticínios que produzirá queijo coalho, ricota e manteiga numa fazenda de gado leiteiro localizada no município de Morada Nova/CE. Objetivo Aumentar a receita da fazenda a partir do beneficiamento do leite e atender novos nichos de mercado. A ideia de implantar a fábrica partiu da necessidade de aumentar a receita da fazenda e atingir outros nichos de mercado, deixando de vender o leite e passando a beneficiá-lo. O projeto se fortaleceu mais ainda a partir de uma pequena pesquisa feita entre amigos, familiares e pequenos comerciantes da região de Jaguaribe/CE e Limoeiro do Norte/CE que alegavam não conseguir ter em casa/estabelecimento um queijo bom e de confiança vindo direto da fazenda.

Logo, viu-se que era possível iniciar o negócio, uma vez que já existia o insumo e o local para se construir a fábrica, além de potenciais clientes. O projeto, inicialmente, tinha o intuito de implantar uma fábrica de produção apenas de queijo coalho, mas para agregar o máximo de valor possível no beneficiamento do leite, incorporou- se a ricota e a manteiga, já que um utiliza o soro proveniente da fabricação do queijo e o outro o creme proveniente da desnatação do leite, além da venda do restante do soro. A fábrica será implantada na própria fazenda, a qual está localizada na zona rural de Morada Nova/CE, mas próximo de acesso a rodovias, estando apenas a 35,8 km de Limoeiro do Norte/CE e 133,3 km de Jaguaribe, facilitando assim a logística de produção e distribuição e eliminando possíveis gastos com locação ou compra de um imóvel nestas cidades onde se localizam os clientes.

• Não conseguir atender uma demanda maior. Tabela 01: Forças e Fraquezas OPORTUNIDADES AMEAÇAS • Possibilidade de comercializar os produtos na própria fazenda devido à localização privilegiada, próximo aos mercados consumidores. • Possibilidade de dobrar a produção em relação a produção atual. • Fabricar outros tipos de queijo que possuem um valor de venda maior. • Ausência de chuvas, provocando uma diminuição das pastagens e consequentemente na produção do leite. Promoção (Divulgação) O objetivo inicial é divulgar os produtos através do Marketing Direto e das Vendas Pessoais, de acordo com o público-alvo. Uma vez conquistada a parceria com os pequenos estabelecimentos comerciais, eles serão um meio de venda e de divulgação dos produtos. Nos pontos comerciais será colocada em prática outro tipo de divulgação, a qual tem como objetivo principal, fidelizar os clientes.

Os clientes serão convidados a conhecerem a fazenda e todo o processo de produção, passando a terem certeza da qualidade e confiabilidade dos produtos diretos da fazenda para suas casas. – ANÁLISE DE VIABILIDADE O projeto está previsto para ser realizado em 6 meses com recursos próprios e busca o retorno do investimento num prazo de dois anos. Pasteurizador 1 30 dias 60. Desnatadeira 1 30 dias 8. Batedeira 1 30 dias 4. Empacotadeira 1 30 dias 10. Fogão Industrial 1 30 dias 500,00 500,00 Balança Digital 1 30 dias 300,00 300,00 Refrigerador 1 30 dias 1. conforme tabela abaixo: IMOBILIZAÇÕES FINANCEIRAS ITEM VALOR - R$ 1. NECESSIDADES 17. Disponibilidade Mínima de Caixa e Bancos para 1 mês 10. Pró-labore 5. Folha de Pagamento 1. INVESTIMENTO TOTAL ITEM VALOR - R$ 1. INVESTIMENTO FIXO 238. Imobilizações Técnicas 1. Despesas Pré-Operacionais 169. INVESTIMENTO FINANCEIRO 10. CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS - ANUAL FIXOS Salários e Encargos 47.

Pró-labore e Encargos 60. Depreciação 19. Gás 2. Contabilidade 4. B. Pay-Back I. T. Meses 249. Tabela 10: Pay-Back VPL E TIR DISCRIMINAÇÃO VALOR - R$ Investimento Total -249. Metas:. Realizar todo o projeto num prazo de 6 meses. Concluir o projeto com o orçamento previsto ou menos. JUSTIFICATIVA DO PROJETO Aumentar a receita da fazenda a partir do beneficiamento do leite, fabricando queijos e manteiga. PREMISSAS RESTRIÇÕES. PRAZO INVESTIMENTO 6 meses R$ 238. PRINCIPAIS FASES PERÍODO CUSTOS Projeto (elaboração do projeto) 01/07 a 31/07/2019 R$ 3. Documentação Legal 01/08 a 31/08/2019 R$ 2. Construção Fábrica 01/09 a 15/12/2019 R$ 63. Aquisições e instalação de Máquinas e Equipamentos 01/12 a 25/12/2019 R$ 169. Orçamento: R$ 238. DESCRIÇÃO RESUMIDA DO ESCOPO DO PROJETO. Projeto: planejamento, elaboração dos projetos básico e detalhado de acordo com as normas exigidas pelo Ministério da Agricultura, contratar empresa para realizar a obra e fazer o monitoramento e controle.

Documentação Legal: registrar o projeto e solicitar as licenças e o alvará para construção e para o funcionamento da fábrica. Construção da Fábrica: inclui terraplanagem, fundações, estrutura, alvenaria, telhado, instalações elétricas, hidráulicas e acabamento. Qualquer alteração somente deve ser implementada após a aprovação formal. Estrutura Analítica do Projeto - EAP Figura 02: Estrutura Analítica do Projeto. Gerenciamento do Tempo O cronograma é uma ferramenta utilizada para planejamento e controle de projetos e para desenvolve-lo é necessário primeiro definir e sequenciar as atividades constantes na EAP e posteriormente, estimar a duração das atividades. Definição das Atividades A Lista de Atividades foi elaborada baseada na EAP do projeto e declaração de escopo, levando em consideração as premissas, restrições e informações fornecidas pela avaliação especializada e na experiência do pessoal envolvido.

Sequenciamento das Atividades A fim de identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades foi elaborado o Diagrama de rede do Projeto. Análise Documental 5 01/08/19 06/08/19 5 5 4;5 GP 9 1. Registros 25 06/08/19 31/08/19 6 8 8 AP 10 1. Licenças 25 06/08/19 31/08/19 6 8 8 AP 11 1. Alvarás 25 06/08/19 31/08/19 6 8 8 AP 12 1. Construção da Fábrica 105 01/09/19 15/12/19 9 22 13 1. Encerramento 5 26/12/19 31/12/19 24 24 24 1. Teste das Máquinas e Equipamentos 4 26/12/19 30/12/19 24 24 22 MOT 25 1. Entrega do Projeto 1 30/12/19 31/12/19 24 24 24 GP Tabela 15: Cronograma. Diagrama de Rede e Caminho Crítico jul/19 ago/19 set/19 out/19 nov/19 dez/19 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == == 6 MESES Figura 03: Diagrama de Rede. Estrutura Analítica de Recursos – EAR Figura 04: Estrutura Analítica de Recursos. Tabela 16: Métricas da Qualidade do Projeto. Gerenciamento dos Recursos Humanos O Plano de Gerenciamento de Recursos Humanos foi definido da seguinte forma para este projeto – uma empresa fará o gerenciamento do projeto e será responsável por contratar um profissional de engenharia especializado em projetos para laticínios, uma empreiteira responsável pela execução da obra e ficará responsável pela compra dos equipamentos de produção da fábrica, com apoio do patrocinador.

Por se tratar de um projeto de pequeno porte e de curto prazo, se optou pela terceirização dos serviços de execução da obra, já o engenheiro responsável pelo projeto, este tem que ser especializado em plantas para laticínios, por este motivo, será terceirizado também. Figura 05: Organograma do Projeto. Em relação à mão de obra própria para atender a fábrica em produção, será composta por dois funcionários atuando no processo de fabricação e como mão de obra terceirizada, um contador, responsável pela contabilidade mensal e fechamento anual da empresa, já o proprietário, atuará como gerente geral, sendo responsável pela divulgação, comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, além de gerenciar a produção, conforme organograma abaixo: Figura 06: Organograma da Fábrica.

O meio de comunicação formal adotado no projeto será o correio eletrônico, cabendo ao Gerente do Projeto transmitir as informações que julgar de interesse comum. Também serão realizados semanalmente encontros presenciais com a equipe do projeto onde serão discutidas a situação do projeto e os próximos passos. Abaixo estão descritas as ferramentas que serão utilizadas como meio de comunicação no decorrer da execução do projeto: • Kick of Meeting; Objetivo – Início do projeto, onde são apresentadas todas as informações quanto ao objetivo, importância, prazos, custos, equipe e escopo. Devem ser apresentadas as principais entregas do projeto e os elementos de alto nível na EAP. • Relatórios; Objetivo – Fornecer indicadores e uma visão da situação do projeto para serem utilizados nas reuniões de acompanhamento.

Encerramento do Projeto Para o projeto ser considerado encerrado, a equipe deverá fazer uma avaliação de todos os itens listados na lista da Auditoria Final de Aceitação do Projeto, conforme tabela abaixo: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA FINAL DE ACEITAÇÃO DO PROJETO PROJETO: Fábrica de Laticínios Folha 1/1 REQUISITOS VERIFICADOS SIM NÃO O escopo do projeto foi atendido? A data de conclusão final foi atendida? Todos os testes de produção da fábrica foram concluídos? Há pendências da obra a serem resolvidas durante a fase de operação? O valor orçado do projeto está dentro do parâmetro orçamentário? Todos os contratos com prestadores de serviços e fornecedores foram encerrados? Todos os documentos de projeto estão revisados conforme construídos? Foi utilizado o relatório de lições aprendidas? Todos os Termos de Aceite estão assinados? Local e Data Gerente do Projeto Tabela 17: Lista de Verificação.

DESCRIÇÃO DO PROJETO: Implementação da Fábrica de Laticínios, no município de Morada Nova/CE, para processamento e beneficiamento de até 600 litros de leite por dia. TERMO DE ACEITE Atestamos que o projeto acima foi aceito como concluído, obedecendo aos padrões técnicos exigidos no CONTRATO, e se encontram em perfeito funcionamento. O presente termo não prejudica o cliente de regresso da instância recebedora das obras, quando apuradas ulteriores responsabilidades do executor. Local e Data Gerente do Projeto Sponsor Tabela 18: Termo de Aceite do Cliente. Monitoramento e Controle Medição de desempenho e controle de mudanças. Medir e comparar desempenho com o Plano; Medidas corretivas e preventivas. Encerramento Relatório e aprovação final do projeto. Encerrar contratos; Reunir documentação; Relatório final; Lições aprendidas.

Tabela 19: Plano de Gerenciamento do Projeto. São Paulo: Pearson, 2006. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. edição. São Paulo: Pearson, 2008. São Paulo: Atlas, 2009. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (GUIA PMBOK). ed. Project Management Institute, 2012. br/instalacao-e-legalizacao-de-fabrica-de-laticinios. html>. Acessado em: 05 mai.

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