ESTUDO DA COMUNICAÇÃO INTERNA COMO TÁTICA ORGANIZAIONAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

Este artigo visa averiguar a influência da comunicação interna nas organizações no compromisso dos resultados. Palavras Chave: Comunicação interna. Colaboradores. Organizações. Abstract: The recent scope of service in organizations has brought to the employees a succession of challenges that required the violation of managerial paradigms, resulting in the increase of human capital, having as essential center the search for professionals whose personal values are aligned with those of the organization. Essas transformações, a informação tornou-se um forte capital na gestão de negócios porque parte complementar dos propósitos da empresa e adquiriu atenção estratégica para as organizações. No entanto, o mercado tem dificuldades em gerenciar essas ações e não sabe como aplicar as ferramentas de apoio de forma alinhada ao compromisso dos resultados.

Através deste contexto, aparece a comunicação interna ou marketing interno como ferramenta obrigatório, de forma a criar ligação, entre a organização e liderados. Ela atua conforme uma linha mestra que gerencia a entrada e saída da informação, possibilitando a compreensão das ações necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais. O marketing interno, hoje, faz parte da sobrevivência do negócio e está inclusa na estratégia empresarial também era um elemento de organização e desenvolvimento do sistema produtivo e de comercialização de produtos. A segunda trata da metodologia da pesquisa. A terceira seção é a análise, que faz uma descrição e discussão analítica dos dados e informações levantadas ou observadas no desenvolvimento da pesquisa.

Na última é apresentada a consideração final do estudo. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL A comunicação organizacional tem um papel importante para o seu crescimento competitivo e alcançar seus objetivos de forma clara. Atualmente é um grande desafio para as empresas se comunicarem bem pela diversidade de perfis de clientes e colaboradores, porque não basta ter uma equipe capacitada se não estiver alinhada com a missão, visão e valores da organização. As organizações possuem hierarquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários. Quando estes são informados que devem, por exemplo, comunicar qualquer problema de trabalho primeiramente ao seu superior imediato, ou seguir à risca suas instruções de trabalho, ou ainda adequar-se às políticas da empresa, a comunicação informal também controla o comportamento; • Motivação: é facilitada a motivação aos funcionários, devido ao esclarecimento sobre o que deve ser feito, avaliar a qualidade do seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo.

Estabelecer metas específicas, dar feedback do progresso em relação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam e requerem comunicação; • Expressão emocional: é fornecida para muitos funcionários em seu grupo de trabalho, onde é sua fonte primária de interação social. A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expressem suas frustrações ou sentimentos da satisfação e também de suas necessidades sociais; • Informações: esta é a função final desempenhada pela comunicação e se relaciona com um papel de facilitadora de tomada de decisões, proporcionando aos funcionários e outros grupos que precisam tomar tais decisões, transmitindo os dados para que se identifiquem e avaliem alternativas. Necessário acentuar que nenhuma dessas quatro funções deve ser entendida como mais essencial do que outras que possam existir.

Na percepção seletiva o colaborador que filtra sua resposta para se adaptar as condições do superior imediato ou da organização, ignorando sua verdadeira opinião. A linguagem relaciona – se ao tipo de palavras que vão formar a comunicação, numa organização os colaboradores normalmente tem diversas formações e, assim sendo, diferentes padrões de linguagem. Tavares (2010) destaca que os funcionários devem ter capacidade de responder qualquer dúvida que surja dentro da companhia, conhecendo todas as rotinas de serviços da empresa onde atuam, visando assumir responsabilidades e iniciativas. Onde uma informação errada dada ao cliente externo pode comprometer todo o desenvolvimento de um projeto. A falta de clareza da comunicação gera ruídos causando problemas na filtragem das informações passada pelo qualquer canal de comunicação, e gerando desmotivação aos colaboradores da organização.

ANÁLISE CRÍTICA DOS RESULTADOS DA PESQUISA Para o estudo utilizou-se um estudo de caso na Instituição Centro Paula Souza do setor na área da educação de nível médio técnico do Estado de São Paulo para investigar os resultados dos funcionários em relação ao marketing interno da instituição. Os colaboradores entrevistados são diversificados em relação ao tempo de trabalho, onde 20% dos colaboradores tem menos de 1 ano, 40% menos de 5 anos e 30% menos de 10 anos e 10% mais de 10 anos de organização. Para tal utilizou –se uma pesquisa quantitativa direcionada a colaboradores da instituição Centro Paula Souza no setor de Educação de nível médio e técnico e os resultados encontrados foram: O gráfico 1 demostra que 70 % dos colaboradores entrevistados são do gênero do sexo masculino.

O gráfico 2 demonstra que 75 % dos colaboradores entrevistados conhece a missão, visão e valores da empresa. Isto é fundamental para a instituição estar alinhada com o clima organizacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS O atual trabalho tem como objetivo entender e analisar o reflexo da comunicação interna dos colaboradores da instituição estudada em questão, e como usam a comunicação interna para desenvolver com seus colaboradores com sucesso nos resultados. O trabalho teve retorno de 80 colaboradores da instituição Centro Paula Souza, no qual todos responderam um questionário com 10 questões utilizado perguntas fechadas. Foram descobertas evidências no estudo que demonstram que a instituição utiliza o marketing interno com os colaboradores para a comunicação, mudanças e compartimento com as tarefas realizadas. Estudar a comunicação possibilitou uma reflexão sobre a interação do comportamento dos colaboradores em relação do clima organizacional que influenciam na organização.

Devido aos dados a cima, entende-se que a porcentagem de 78% dos colaboradores demostra que estão motivadas em desenvolver suas tarefas. Rio de Janeiro: Campus,1992. KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003. LACOMBE, Francisco José Masset; Recursos Humanos Princípios e Tendências, 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. ROBBINS, Sthepen. Comportamento Organizacional. ed.

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