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Essa monografia pretende apresentar a contação de histórias como uma ação que contribui no processo de alfabetização, gerando de forma lúdica benefícios cognitivos por meio da criatividade e imaginação
Diante do exposto, o presente estudo se propõe a investigar as contribuições da contação de histórias no contexto da Educação Infantil. Temos como objetivos específicos:
- Perceber a importância da literatura no contexto da Educação Infantil;
- Analisar como a contação de histórias contribui no desenvolvimento cognitivo e no estímulo a leitura;
- Apresentar técnicas de contação no ambiente escolar;
O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica de diversos autores que apresentam reflexões importantes sobre essa possibilidade do uso de histórias como fator de estímulo ao desenvolvimento cognitivo e formador de futuros leitores ativos e da análise de um relato de experiência. Iniciamos o trabalho abordando a história da Educação Infantil, mostrando as dificuldades enfrentadas pelas crianças até que fossem reconhecidas como sujeitos de direitos. Em seguida, apresentamos a relevância da literatura infantil no contexto escolar como uma metodologia que estimula o interesse das crianças pela cultura letrada. E, por fim, discorremos sobre os cuidados específicos no momento da contação de histórias. Concluímos, por meio dos dados obtidos, que o ato de contar histórias amplia
Mostrar todosa leitura do mundo, gerando na criança, interesses pela cultura letrada.Ocultar
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