A importância da leitura e do estímulo do ato de ler na educação infantil

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A necessidade de repensar o trabalho com a literatura, especialmente na educação infantil, vem sendo amplamente discutida por vários profissionais da área da Educação que, sobretudo nos últimos anos, vêm desenvolvendo projetos de ensino de modo a conhecer e interpretar a realidade das atividades relacionadas a literatura em sala de aula, visando implantar reflexões, propor soluções e contribuir com subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento dessa atividade. Porém, o trabalho com a literatura em sala de aula pode ser considerado, ainda nos dias atuais, insuficiente. Vivemos uma realidade bastante crítica, especialmente no que diz respeito ao trabalho com a literatura. Muitos alunos não gostam de ler e, quando o fazem, é por obrigação. Leem porque algum professor solicitou, para preencher fichas de leitura ou apenas para cumprir alguma tarefa escolar.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DO ESTÍMULO DO ATO DE LER NA EDUCAÇÃO INFANTIL Além de oferecer horas de entretenimento e um estoque de conhecimento, a leitura ajuda a desenvolver quatro habilidades básicas de raciocínio: a habilidade de prestar atenção e resolver problemas, uma boa memória e a proficiência na linguagem (MEYERHOFF, s/d). A leitura iniciada na infância, período concedido à apropriação das primeiras letras, é importante, pois “no princípio de sua vida, a criança vê o livro como um brinquedo e não menos interessante do que os outros. Alguma coisa de mágico e encantador envolve o decifrar do desenho das palavras e a criança ama decifrar esses mistérios” (CUNHA, 1989, p.

Para a ABRINQ, (1999, p. Por essa época entra em vigor a cultura de massa, devido ao progresso das técnicas de industrialização, gerando a distribuição de fácil distribuição e consumo, com temas banais. Nesse contexto surge a literatura infantil, mas apesar disto, “surge com características próprias, decorrente da família burguesa com novo status concedido à infância e com a reorganização da escola”. Sobre o surgimento da Literatura infantil, com a ascensão da burguesia, comenta Regina Zilberman (1966, p. Antes da constituição deste modelo familiar burguês, inexistia uma consideração especial para com a infância. Esta faixa etária não era percebida como um tempo diferente, nem o mundo da criança como um espaço separado. Maria Antonieta Antunes Cunha (1989) e Regina Zilberman (1966) deixam bem claro que, a partir do momento em que a criança passa a ser valorizada na sua individualidade, necessidades e características, como um ser diferente do adulto é que surge uma literatura própria para a sua idade e para sua realidade psico-socio-intelectual.

Em termos mercadológicos, a literatura infantil passa a ser considerada tão importante quanto à adulta. Essa literatura infantil passou a ser consagrada através de autores como Lygia Bojunga Nunes, Ana Maria Machado, João Carlos Marinho, Ruth Rocha, Fernanda Lopes de Almeida dentre outros. A literatura infantil, talvez seja a área de maior dinamismo e renovação do mercado editorial brasileiro atual. Esta revalorização da literatura infantil é bem recente, data dos anos 70. Isto se torna importante para que o interior de quem lê ou então, a leitura simplesmente, será o cumprimento de uma obrigação imposta pelo professor. Cada obra pode possibilitar mil e tantas maneiras criativas de arrastar o leitor para o seu universo. Quando o professor deseja convidar os alunos à leitura de um livro especifico para despertar o interesse, a curiosidade, a fantasia, enfim, a vontade de ler, pode tirar aspectos provocadores do próprio livro: de algumas passagens, da ilustração da capa ou do seu interior, do título, de um personagem, etc.

Aos poucos se superou o preconceito de que a literatura infantil é de gênero menor. É uma obra de arte que busca ser educativa sem ser pedagógica na sua essência e sem ser menor do que a do adulto. A cognição está intimamente ligada aos processos e produtos da inteligência, incluindo entidades psicológicas do tipo conhecimento, consciência, inteligência, pensamento, imaginação, criatividade, geração de planos e estratégias, raciocínio, as inferências, a solução de problemas, a conceitualização, a classificação e a formação de relações, a simbolização e, talvez, a fantasia e os sonhos das crianças (SILVA, 2011, p. A literatura infantil é importante porque contribui para o desenvolvimento cognitivo da criança e da criança, tanto na sua percepção e memorização, é um meio ideal para promover a ligação, fornece modelos positivos e negativos promove o desenvolvimento ético através identificação com certos personagens em histórias, e serve para eliminar o estresse e superar medos e problemas emocionais.

A literatura ajuda as crianças a desenvolver a capacidade de julgar as atitudes do cara caracteres una situación de conflicto ya relacionar dichas actitudes con sus propias experiencias y valores. uma situação de conflito e relacionar essas atitudes com suas próprias experiências e valores. A través de la Através da obra literaria éste puede vivir vicariamente las peripecias de los personajes: participar con ellos de la alegobra literária as crianças podem viver as aventuras dos personagens tendo a oportunidade de vivenciar sentimentos de alegria, peligro, del dolor, del triunfo, etc. A literatura vai ainda mais longe, porque ajuda desarrollar destrezas de Pensamiento Creativo: destrezas que nos permiten no solo solucionar problemas y a desenvolver habilidades de pensamento criativo, habilidades que nos permitem não só para resolver problemas e tomar decisiones sino crear una, -nueva y original-, relación conceptual; con elementos, hechos y situaciones no tomar decisões, mas para criar coisas novas, originais.

A criatividade é uma das capacidades de raciocínio mais complexa, e como qualquer habilidade, pode ser aprendida e desenvolvida, especialmente através das obras literárias no período da infância. Bettelheim (1980) afirma que, a partir do contato com um texto literário de qualidade, a criança é capaz de refletir, indagar, questionar, escutar outras opiniões, articular e reformular seu pensamento, pois a criança desenvolve por meio da literatura, o potencial crítico e reflexivo. A Literatura Infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo. a leitura de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual (RUFINO; GOMES, 1999, p.

Cabe principalmente ao educador estar em contato com os livros, se familiarizar com esse enorme material, para depois incentivar o aluno a realizar suas leituras. Professores que não leem não gostam de livros, que não sentem prazer na leitura, que não entendem a complexidade do ato de ler, dificilmente conseguirão despertar nos seus alunos o gosto pela leitura, pois leitura é um hábito que se inicia na infância a partir da observação. Na escola, o professor deve ser o exemplo de uma pessoa que lê. Passa a ser assim, a chave da questão. Ele passará a ser o grande incentivador ou inibidor da leitura. Revista do Professor, Porto Alegre, n. p. abr/jun. BARKER, R. E; ESCARPIT, R. C; Afonso, M. A. V.

Reflexões sobre a leitura e a literatura infantil. Disponível em www. A. Literatura infantil: teoria e prática. ed. São Paulo: Ática, 1989. MEYERHOFF, M. M. Habilidade da lectoescrita dos alunos do 2º ano: uma contribuição para Escola de Tempo Integral XV de Novembro, 2011. Disponível em www. educacao. salvador. SANDRONI, L. C; MACHADO, L. R. A criança e o livro: guia prático de estímulo à leitura. São Paulo: Ática, 1987. São Paulo: Ática, 1982. ZILBERMAN, R. A Literatura Infantil na escola. São Paulo: Global, 1966.

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