A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Portanto, a pesquisa visa esclarecer o entendimento da pedagogia empresarial, destacando a atuação do pedagogo para além da sala de aula e da administração escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico. Ao final foi possível concluir que a atuação do pedagogo na empresa é de extrema relevância tanto para a empresa quanto para os funcionários, seja no aspecto profissional e/ou pessoal. Palavras-chave: Educação. Pedagogo. No entanto, no contexto atual a educação vem passando por inúmeras mudanças, levando este profissional a transpor os muros da escola a diferentes e diversos segmentos como ONGs, empresas, clubes, hospitais, entre outros. Espaços estes, não escolares e que, no entanto, visam à aprendizagem e a transformação do comportamento humano, tanto quanto dentro da educação formal.

A inquietude em pesquisar este tema deu-se em razão de verificar de que maneira vem acontecendo a atuação do pedagogo na empresa, sua aceitabilidade, pelo fato de estar além de sala de aula e quais serão os benefícios para a empresa, para assim entendermos com leigos ou conhecedores do tema, além de compreender melhor esse novo campo de atuação. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, com base na revisão da literatura cientifica para levantamento e análise do que já se produziu sobre o tema. Para tanto utilizar-se-á livros, bem como, artigos disponíveis em sites da internet. Há quem defenda que o pedagogo deve trabalhar apenas nas escolas. Há também quem possua uma concepção mais abrangente concebendo a pedagogia como o estudo dos processos educativos nas suas mais diversas formas, indo além da educação formal.

As habilidades do profissional em pedagogia podem ser aplicadas a diversos contextos, uma vez que, tratando-se tanto do contexto escolar, quanto do contexto empresarial, este profissional tem habilidades comuns, pois a Educação faz parte de toda a vida, não só das crianças, mas também de adultos. Dessa forma, o pedagogo desempenha suas funções em ambientes bem mais abrangentes do que somente o escolar, estendendo-se assim para os mais variados segmentos sociais. É quase unânime entre os estudiosos, hoje, o entendimento de que as práticas educativas se estendem às mais variadas instâncias da vida social não se restringindo, portanto, à escola e muito menos a docência, embora estas devam ser a referência da formação do pedagogo escolar. “é o campo do conhecimento cientifico, (.

da educação em suas várias modalidades e da prática educativa concreta, que se realiza em todos os aspectos que formam uma sociedade (ações educativas) ”. Mas também, pode adentrar em outros âmbitos, que vem a ser os empresarias, onde suas funções são desempenhadas de acordo como o proposto por cada seguimento, cabe a esse profissional buscar subsídios para uma melhor efetivação do seu trabalho. Tendo assim o pedagogo uma compreensão da totalidade do trabalho pedagógico onde este for ocorrer. Muitas vezes, isso requer uma mudança de postura das pessoas que comandam uma organização, implicando alterações na forma de conduzir os trabalhos e em como lidar com as pessoas, ou seja, na cultura organizacional (BOM JUNIOR apud RIBEIRO, 2008, p.

AS NOVAS DEMANDAS DA EDUCAÇÃO: A PEDAGOGIA SOCIAL A pedagogia é uma área que engloba as práticas educativa e social e também é uma ciência interativa e, portanto, social. O surgimento da pedagogia social deve-se as atuais demandas sociais e é favorecida pela legislação, embora essa legislação, não tenha tanta clareza quanto a teorias e práticas no que diz respeito à formação desses pedagogos. Diante disso, a pedagogia social vem conquistando espaços relevantes nas atuais pesquisas educativas como a área de conhecimento que demanda política de formação do pedagogo para trabalhar no meio social e como prática intervencionista, justificando-se, assim, a dimensão teórica-prática nesta discussão. A principal área de atuação pedagógica é a educação. Nesse momento é oportuno esclarecermos o conceito dessa educação para facilitar o entendimento da pedagogia social.

Petrus apud Ujiie, Natali e Machado (2009), aponta cinco vias constitutivas do educador social que são as seguintes: Administrativa, sistemática, histórica, empírica e analítica. Compreende-se como educador constituído na via administrativa aquele que desenvolve atividades de ação cidadã e também trabalha na elaboração de projetos para terceiros. Nesse grupo enquadram-se os pedagogos que atuam em ONGs e em Empresas, como é o caso dos pedagogos da nossa pesquisa. Constituídos pela via sistemática são aqueles educadores que atuam na docência. Esse profissional desenvolve seu trabalho num âmbito institucional visando atender a necessidades dessa modalidade educativa. “a educação formal (. ocorre nas instituições escolares, é mais sistemática, segue padrões preestabelecidos por sua equipe, estruturada, intencional (. as quais se desenrolam por meio de uma dinâmica em sala de aula”.

A educação formal pode ser descrita como aquela que acontece nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. O professor é facilmente identificado nesse processo, pois é ele o responsável pela aprendizagem. RIBEIRO, 2008, p. É preciso ter uma estrutura organizacional e assim estar podendo garantir um aprendizado e a criação de um conhecimento, nos ambientes de trabalho, deve-se permitir mobilizar os profissionais entendendo que eles são inteligentes, criativos, tem sonhos e detêm o gosto pelo trabalho e sua qualidade. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EMPRESA Dotados de sentimentos, desejos, capacidades e limitações, o homem é um ser humano e, muitas vezes, é obrigado a se tornar uma máquina, só com obrigações a cumprir. Em muitas empresas no departamento de recursos humanos, atualmente tem-se pouco ou nenhum investimento para com os funcionários e com o seu desenvolvimento, crescimento, o que se tem observado é uma cobrança com o alcance dos resultados voltados para o crescimento da empresa.

Até certo tempo, existia muita repressão, para com os funcionários das empresas, mas hoje a realidade passa por uma transformação. A formação do profissional de pedagogia para atuar no meio empresarial nasceu a partir da necessidade de formar e preparar os Recursos Humanos nos ambientes empresariais, pois se acredita que este é um fator fundamental para o êxito da empresa. Segundo Holtz (2006), a pedagogia, é essencial na produtividade de uma empresa ter domínio da metodologia do ensinar e liderar, elemento que fortalece o vínculo da pedagogia com a organização. Tal autora aponta ainda que: A Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas têm o mesmo objetivo em relação às pessoas, especialmente nos tempos atuais. Uma Empresa sempre é a associação de pessoas, para explorar uma atividade com objetivo definido, liderada pelo Empresário, pessoa empreendedora, que dirige e lidera a atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos.

Além de promover o acesso ao conhecimento dentro da empresa, este profissional, de forma interdisciplinar e fazendo uso de metodologias diversificadas e adequadas ao público com o qual vai lidar, deve ter o olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela empresa quanto ao aprendizado dos funcionários, visto que este será o diferencial no mercado (ALMEIDA, 2010, p. Este profissional deve ter um olhar holístico que inclua o pedagógico, o filosófico e o psicológico em relação aos funcionários no contexto empresarial, para os quais leva capacitação e qualificação, tendo em vista, que sua função é de gerar e facilitar mudanças, incluindo uma postura diferenciada, revelada no fato de não os tratar como meros objetos que precisam ser moldados de acordo com o objetivo da empresa (PADILHA, S/D).

O trabalho do pedagogo empresarial está vinculado aos processos de organização, de transmissão, de assimilação, bem como, de construção de saberes, com foco na formação humana.   A participação do pedagogo no ambiente corporativo alarga espaços para as possibilidades de atuação deste profissional, pois o pedagogo tem possibilidades de estimular o crescimento dos funcionários da empresa, seja individual ou coletivamente. Em muitas empresas, já se investe em seus colaboradores e a razão desta, será um trabalho realizado com satisfação, qualidade e produtividade, e, assim os funcionários e a empresa crescem, esse será o grande diferencial.   O departamento de Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos é o principal responsável pelo processo educacional dos funcionários nas empresas. Quando os treinamentos são efetuados por um pedagogo, tornam-se mais acessíveis uma vez que este profissional tem habilidades para adequar a metodologia e assim, trabalhar com o conteúdo, tornando-o mais simples de ser assimilado por todos.

Gil (1994, p. diz que quanto à realização do treinamento: (. centra-se na relação instrutor - treinando. Tendo em vista a formação humana, o pedagogo traz contribuições não somente para que o funcionário continue na empresa, como também para que permaneça no mercado de trabalho em geral. As empresas passaram a se preocupar não só com treinamento, mas com educação também. Elas perceberam que a pedagogia aumenta a eficácia dos programas de treinamento por que as pessoas aprendem melhor. E, quanto maior a coerência entre a cultura da companhia e os princípios pedagógicos aplicados, maior será o sucesso da empresa no mercado. ÉBOLE, 2003, p. O pedagogo pode também ofertar palestras e outros serviços trazendo assim mais conhecimento.

Assim, visam assegurar a qualidade de vida, procurando incentivar a participar e acompanhar as transformações que ocorrem no mundo, sejam elas tecnológicas, sociais, econômicas e culturais, sempre respeitando e preservando os valores humanistas. O pedagogo busca melhorar a produtividade dentro da empresa que também não deixa de ser um espaço educativo para o crescimento dos funcionários e da empresa. O pedagogo na empresa tem por função buscar explicar as melhores estratégias para garantir uma melhor aprendizagem e conhecimento provocando mudanças, ajudando os indivíduos a desenvolver suas potencialidades. Nessa perspectiva, o pedagogo atuando em uma empresa poderá valer-se de suas competências, conhecimentos e habilidades para ajudar na melhoria da produtividade, observar e constatar este contexto torna-se imprescindível para que possamos como pedagogos estar também futuramente atuando nessas áreas e não somente nos setores da educação formal, ou seja, as escolas.

Conduzir o relacionamento humano na Empresa, através de ações pedagógicas, que garantam a manutenção do ambiente positivo e agradável, estimulador da produtividade. Ainda sobre as atribuições no pedagogo no meio empresarial, Almeida (2007, p. aponta as funções diferenciais que este profissional deve ter para se destacar e ter sucesso na realização do seu trabalho. São elas: Atuar com espírito crítico e analítico na vida social, por meio do trabalho educativo como mediador entre empresa e sociedade; Atuar na área de gestão de pessoas em organizações de diferentes portes, contribuindo na qualificação e atuação dos departamentos de RH, atendendo as novas tendências dos mercados; Atuar na gestão organizacional, na convivência em ambientes multiculturais, em processos de aprendizagem colaborativa e trabalho de equipe; Atuar nos sistemas educacionais, nas organizações empresariais e nas diferentes áreas da gestão de recursos humanos; Conhecer a educação continuada estando apto às novas circunstâncias de trabalho e ao pluralismo cultural atuando com imparcialidade, usando critérios justos para convivência profissional nas organizações empresariais; Contribuir para a formação de competências abrangentes; Desenvolver atividades que garantam o equilíbrio entre uma visão especializada e as inter-relações com o ambiente interno e externo das empresas, órgãos e instituições educativas; Dominar a utilização de tecnologias telemáticas de alta velocidade para conectar pessoas dentro e fora das organizações, visando a comunicação para a qualidade e produtividade Integrar os processos de gestão empresarial e relacionamentos internos e externos presentes na convivência profissional; Investigar, diagnosticar, executar e avaliar projetos integrados nas organizações, voltados para o desenvolvimento de pessoas; Planejar, executar, acompanhar e avaliar o desempenho pessoal e profissional nas organizações empresariais; Ter competência e habilidades para o trabalho de desenvolvimento de atividades educacionais coletivas.

Diante disso, a partir das transformações ocorridas no mercado de trabalho contemporâneo, verifica-se que a atuação do pedagogo empresarial é considerada altamente relevante, sendo importante não somente na educação formal, mas em outros espaços em que exista a necessidade de uma prática educativa, uma vez que este profissional trabalha com a educação de forma mais ampla, não ficando restrito apenas ao trabalho com criança, mas também com o público adulto. A função do pedagogo na empresa vem propor uma nova perspectiva de transformação, e para atender essa mudança esse profissional vem organizar, qualificar e produzir junto a essa empresa, além disso, o pedagogo tem uma noção mais abrangente e capaz de transformar as estratégias empresarias positivamente.

E de fato o conhecimento em organização que vem contribuir significativamente junto à empresa, promovendo as diferenças, aperfeiçoamento através da aprendizagem uma formação mais efetiva incluindo disciplina como didática aplicada ao treinamento, jogos, simulações, esforços que mostram o resultado num sentido mais amplo para as competências profissionais e técnicas. A empresa também é um espaço educativo e o objetivo do pedagogo é mobilizar e atender essas tarefas trazendo mais informações, conhecimentos e investindo algumas horas trabalhos em educação e treinamentos, trazendo dupla consequência que é a competitividade da empresa e o desenvolvimento pessoal juntos numa alta realização. Na empresa necessita-se ter um equilíbrio entre capacidades e produtividades, e assim, os pedagogos empresariais junto com os colaboradores procuram aperfeiçoar respeitando os limites humanos e sem prejudicar funcionários ou empresas e assim tendo uma aprendizagem coletiva.

Diante das considerações apresentadas nesta pesquisa, fica evidente que a importância deste estudo se centra na possibilidade deste de ser uma ferramenta de diálogo acerca das possíveis áreas de atuação dos profissionais da pedagogia, de maneira especial a pedagogia empresarial. ALMEIDA, M. G. de. Pedagogia empresarial: saberes, práticas e referências. Rio de Janeiro: Brasport, 2006. ÉBOLE, M. Educação Corporativa. Revista Vencer, São Paulo, Março de 2003. Disponível em www. revistavencer. FONSECA, M. S. da. A pedagogia na empresa: sua origem, seus caminhos. Revista Científica Universidade Barra Mansa? UBM, n. Congr. Intern. Pedagogia Social, 2006. GONÇALVES, R. A pedagogia empresarial e as práticas pedagógicas dentro da empresa, 2009. htm. Acesso em 04/06/2019. HOLTZ, M. L. M. ed. São Paulo: Cortez, 2000. LIBÂNEO, J C.

Pedagogia e pedagogos: Para quê? 4ª. ed. L; DIAS, V. L. C. Pedagogia empresarial: Histórico e perspectivas atuais, 2011. Disponível em http://www. inf. br/pedagogia/pages/artigos/edic11-anovi-art07. pdf. Acesso em 08/06/2019. PADILHA, M. RESIER, K. E. Dinâmicas das relações humanas e seu papel na pedagogia empresarial, 2010. Disponível em http://www. avm. E. do A. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: Wak, 2003.

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