Trabalho PIM de Gestão Financeira

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Administração

Documento 1

A. PIM V Projeto Integrado Multidisciplinar entregue à Universidade Paulista - UNIP como requisito para a obtenção de média semestral do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Polo Unip: XXXXXXXXXXXXX– Cidade/Estado: XXXXXXXXXXXXXX 2019 RESUMO As possibilidades para o acréscimo e a renovação dos recursos estão sendo indicadas nas alterações das atividades econômicas. A estabilidade econômica e o desenvolvimento são pretendidos pelas organizações que tentam superar a concorrência. O gerenciamento da área financeira, especificamente na área de crédito e cobrança é essencial para a empresa adquirir vantagens competitivas no Mercado, pois estão diretamente relacionadas com a expansão da produção e do capital. Matemática Financeira. CONSIDERAÇÕES FINAIS 19 REFERÊNCIAS 20 1 INTRODUÇÃO A realidade da empresa correlacionada com a execução financeira amplia a perspicácia quanto aos procedimentos inovadores.

A responsabilidade perante os recursos possibilita o desenvolvimento dos indicativos e provoca o crescimento dos aspectos de elaboração organizacional. A constante inserção econômica entre os países tem sido um atributo acentuado da economia sob os fatores: produtivo, financeiro e rentável. O andamento produtivo da empresa associado ao gerenciamento do capital de giro, com o planejamento financeiro, determina os valores e favorece o mercado que atua. Os dados coletados contribuem para o objetivo dos estudos trazendo o conhecimento referente às disciplinas: Crédito e Cobrança, Planejamento Tributário e Matemática Financeira. Descrição Organizacional A pesquisa foi realizada com a empresa de tecnologia e logística Magazine Luiza, ou Magalu, voltada para o varejo oferece uma ampla gama de produtos e serviços para brasileiros de todas as classes, através de uma plataforma de varejo multicanal (aplicativo, site e lojas físicas).

Em 31 de dezembro de 2018, a Companhia operava 954 lojas e 12 centros de distribuição estrategicamente localizados em 16 estados brasileiros. Nessa mesma data, a Companhia contava com mais de 27 mil colaboradores. A empresa cresceu de forma linear e extraordinária. O lucro bruto cresceu 25,8%, atingindo R$4. milhões. A margem bruta diminuiu 1,0 p. p. para 29,1%, como reflexo principalmente do aumento significativo na participação do e-commerce, que passou de 30,4% para 35,7% das vendas totais. Considerando as práticas contábeis estabelecidas pelo Banco Central, o lucro da Luizacred foi de R$161,4 milhões em 2018, crescendo 15,2%. Em 2018, o crescimento do EBITDA e do lucro líquido foi de 20,8% para R$1. milhões (8,0% de margem). O elevado crescimento das vendas, o resultado positivo do e-commerce e a diluição das despesas fixas contribuíram para o crescimento nominal do EBITDA.

Dessa forma, a Companhia apresentou lucro líquido de R$597,4 milhões com crescimento de 53,6% (ROE de 27%). Da base total, 25% das lojas estão em processo de maturação. A receita bruta cresceu 31,9% para R$18,9 bilhões, devido ao acelerado crescimento do e-commerce, aumento nas vendas mesmas lojas físicas e contribuição das 100 lojas novas. O lucro bruto atingiu R$4,5 bilhões, uma redução na margem bruta de 1,0 p. p. para 29,1%. passando para 21,5% da receita líquida. Imagem 01 - Evolução da Receita Bruta e Lucro Líquido 2018. Fonte: (Relatório da Administração 2018 Magazine Luiza S. A. pg. pg. Uma das maiores empresas varejistas do Brasil, o Magazine Luiza S. A. acumula mais de 60 anos de história. Ao final de 2017, a Companhia contava com 858 lojas, localizadas em 16 estados brasileiros, sendo 716 convencionais, 141 virtuais e o e-commerce, incluindo aplicativo e Marketplace, além do Magazine Você, Televendas e Vendas Corporativas, ou seja, uma plataforma multicanal que atende a todas as classes sociais por todo o País.

Toda demonstração de produtos aos clientes é feita por vendedores por meio do Mobile Vendas ou de recursos de multimídia. No E-commerce o endereço eletrônico www. magazineluiza. com. br, os clientes têm acesso a um sortimento amplo de produtos. A Luizaseg, fundada em 2005, é resultado de uma parceria em partes iguais entre o Magazine Luiza e a Cardif, empresa do grupo francês BNP Paribas. Atualmente, é uma das líderes em seguro de garantia estendida de produtos no Brasil, e também comercializa outros produtos relacionados a seguros, como, perda e roubo, compra segura, troco premiado, troca certa, entre outros serviços. O Consórcio Luiza, fundado em 1992, foi criado para possibilitar aos clientes do grupo a conquista de seus sonhos para a realização de um futuro melhor.

Atua em 4 principais segmentos - eletro, veículos, imóveis e serviços, e dispõe de diversas opções de crédito e prazos. Está posicionado como uma das maiores empresas de consórcio do País. Santos (2011), afirma ainda que: “O crédito inclui duas noções fundamentais: confiança, expressa na promessa de pagamento e tempo, que se refere ao período fixado entre a aquisição e a liquidação da dívida” (SANTOS, 2011, p. O objetivo do processo de análise de crédito é analisar a relação do crédito solicitado com a possibilidade financeira do cliente. No setor financeiro, a análise de crédito deve ser de grande relevância, pois identifica os pontos fortes e pontos fracos dos clientes, utilizando os dados para reduzi-la os riscos de crédito.

Para Schrickel (1998) “o principal objetivo da análise de crédito é o de identificar os riscos e evidenciar conclusões quanto à capacidade de pagamento”. No âmbito financeiro, a análise de crédito e contas a receber, deve ser alinhado com a concessão do crédito, o setor de cobrança deve realizar o monitoramento contínuo dos pagamentos dos clientes, tomando medidas preventivas referentes aos clientes inadimplentes. O principal papel do Magazine Luiza é a gestão dos colaboradores e o atendimento dos clientes, ao passo que o Itaú Unibanco é responsável pelo funding da Luizacred, elaboração das políticas de crédito e cobrança e atividades de suporte como contabilidade e tesouraria. A financeira oferta produtos como o Cartão de Crédito Co-Branded, denominado Cartão Luiza, Crédito Direto ao Consumidor (CDC), empréstimo pessoal, crédito consignado, entre outros serviços.

Desde outubro de 2015, realizaram uma nova parceria no financiamento ao consumidor com a Losango, que já opera em todas as lojas. A Losango atua primordialmente na concessão de crédito do CDC para os casos não aprovados pela Luizacred. A Política de Gestão de Riscos do Magazine Luiza S. A estrutura de gestão de riscos da empresa considera a atuação conjunta dos órgãos de governança corporativa e de gestão, de acordo com a Identificação, Análise e Supervisão dos riscos. Imagem 05 – Fluxo do Processo de Controle de Riscos. Fonte: (Política de Gestão de Riscos 2018 Magazine Luiza S. A. pg. O planejamento tributário apresenta ações que diminuirão os tributos adequados, conforme a legislação. Os gestores especialistas em legislação tributária auxiliam a empresa a cumprir as obrigações tributárias, evitando fraudes ou sonegação do fisco.

Mediante os estudos da situação real da empresa é possível cumprir o pagamento dos encargos tributários devidos, sem prejudicar o controle dos custos. Segundo Borges (2000, p. o planejamento tributário é: “A natureza ou essência do Planejamento Fiscal – ou Tributário – consiste em organizar os empreendimentos econômico-mercantis da empresa, mediante o emprego de estruturas e formas jurídicas capazes de bloquear a concretização da hipótese de incidência tributária ou, então, de fazer com que sua materialidade ocorra na medida e no tempo que lhe sejam mais propícios. A Provisão para riscos tributários, cíveis e trabalhistas conforme a Política contábil é constituída com base em pareceres jurídicos e avaliação da Administração sobre os processos conhecidos na data do balanço patrimonial, para os riscos considerados prováveis de perda, sendo esta a melhor estimativa de desembolso futuro da Companhia.

A avaliação da probabilidade de perda inclui a avaliação das evidências disponíveis, a hierarquia das leis, a jurisprudência disponível, as decisões mais recentes nos tribunais e sua relevância no ordenamento jurídico, bem como a avaliação dos advogados externos e internos. A Administração acredita que as provisões para riscos tributários, cíveis e trabalhistas estão corretamente apresentadas nas demonstrações contábeis. Imagem 07 – Movimentação da provisão para riscos tributários, cíveis e trabalhistas. Fonte: (Relatório da Administração 2018 Magazine Luiza S. A análise dos recursos por meio da Matemática Financeira permite a identificação dos recursos chamativos em termos de custos e os mais rentáveis para os investimentos financeiros. As informações são variáveis e sujeitas a diversos riscos e oscilações, pois são projetadas e possui inúmeras possibilidades dos resultados serem divergentes do previsto.

Segundo o conceito de Assaf Neto e Silva (1997): “[. O capital de giro representa os recursos demandados por uma empresa para financiar suas atividades operacionais, identificadas desde a aquisição de matérias-primas (ou mercadorias) até o recebimento pela venda do produto acabado” (ASSAF NETO e SILVA, 1997, p. O capital de giro está diretamente relacionado às ações estratégicas e a estabilidade da empresa, pois são os principais recursos que a empresa necessita ter em caixa para suprir as obrigações efetivas imediatas e financiar seu desenvolvimento. “Assim, faz-se necessário o controle eficiente da utilização dos recursos da empresa, seja através da redução de gastos, seja através da aceleração dos valores a receber. ” (SEGUNDO FILHO, 2005, p. O intuito do gerenciamento da área financeira de curto prazo é de administrar o Ativo Circulante (Caixa e Equivalente de Caixa, Aplicações Financeiras, Contas a Receber de Clientes, Estoques, Tributos e Outros Recebíveis).

E o intuito do controle do Passivo Circulante (Fornecedores, Financiamentos, Financiamentos, Debêntures, Operações com Derivativos, Salários e Encargos Sociais, Tributos a recolher e Outras Obrigações) é de conquistar a estabilidade entre a rentabilidade e os riscos que colabore positivamente para o valor da organização. A área financeira deve concentrada nos aspectos referentes aos prazos das Contas a Receber, Estoques e Contas a Pagar, para não interferir negativamente nos resultados da empresa. Os conteúdos apresentados na fundamentação teórica associados ao estudo de caso da empresa identificam a responsabilidades para as tomadas de decisões diante das viabilidades de prazo, que são proporcionais ao mercado e investimentos. Permitem assim um satisfatório entendimento dos conceitos e referências que contribuem tanto para a vida profissional quanto acadêmica.

Demonstrando a situação financeira da empresa Magazine Luiza S. A. entende-se a importância do reconhecimento das fontes de crédito e cobrança relevantes, além do planejamento tributário e matemática financeira, com as principais variáveis envolvidas no processo de avaliação financeira: taxa de juros, capital e os prazos. São Paulo, 2000. BORGES, Humberto Bonavides. Planejamento tributário: IPI, ICMS, ISS e IR. ed. São Paulo: Atlas, 2002. com. br/ListEstatutos. aspx?idCanal=/EigRdOu6BBQndW6fU+bTw== Acesso em: abril, 2019. GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. ed. São Paulo: Saraiva, 2008 SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração financeira da pequenas e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001 SEGUNDO FILHO, J. Controles financeiros e fluxo de caixa. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

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