This project was already completed on Studybay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho

AFETIVIDADE E EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM, TCC, Pedagogia

Id tarefa
52964
Disciplina
Tipo
Criado
10 de outubro 2023
Concluído
12 de outubro 2023
Preço
R$ 150,00
Ajude-me fazer rápido até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «AFETIVIDADE E EMOÇÕES NA APRENDIZAGEM».
crowd
Total was
15 ofertas
RuyBardelim
O usuário contratou o escritor
This project was already completed on Studybay
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Verifique o preço do seu trabalho
Or you can buy this project...
RuyBardelim
Páginas: 12
R$ 150,00
browser surf
Não gostou do trabalho?
Converse com os melhores especialistas
e tenha seu projeto realizado no prazo
Encomendar o trabalho novo

O artigo em questão aborda a influência dos aspectos afetivos das emoções no processo de aprendizagem, ressaltando a afetividade como a capacidade de afetar algo e a emoção como a reação do organismo a situações do dia a dia. Para embasar essa análise, são utilizados os pensamentos de teóricos renomados como Wallon, Piaget e Vygotsky, que destacam a importância da afetividade no processo de aprendizado. O texto sublinha a interconexão entre os aspectos físicos, cognitivos, sociais e afetivos como fundamentais nos processos de aprendizagem, conforme destacado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Brasil de 1997. A aprendizagem é conceituada como resultado da interação entre o indivíduo e seu ambiente, bem como de um processo psicológico interno de elaboração e aquisição de conhecimento Mostrar todos
Neste artigo, abordaremos como os aspectos afetivos da emoção influenciam na aprendizagem, retomando inicialmente a condição para que ocorra a aprendizagem. Iniciaremos, direcionando nosso olhar no conceitual da afetividade e da emoção, ressaltando a afetividade como a capacidade de afetar algo e a emoção como uma reação do organismo de resposta a situações cotidianas. Em seguida, fundamentaremos nosso estudo por meio de teóricos como Wallon, o primeiro a considerar o papel da emoção na aprendizagem; e a perspectiva da afetividade sob o viés de Piaget e de Vygotsky, que abordam a presença da afetividade como necessária para a aprendizagem. Por fim, discutiremos como as emoções no contexto de sala de aula influenciam o processo ensino-aprendizagem.
Para a coleta de dados além de artigos cie Mostrar todos
Antes de começarmos nossos estudos, é importante destacar a distinção entre afeto e emoção. Ao contrário do entendimento popular, a afetividade não se limita a ser apenas sinônimo de carinho ou afeição. Na realidade, refere-se ao ato de ser influenciado, tanto por fatores externos quanto por sensações internas. Dessa forma, podemos afirmar que a emoção reflete como uma determinada situação afeta o indivíduo, enquanto a cognição nos ajuda a compreender o significado dessa experiência.
Um dos pioneiros na abordagem das emoções no contexto da aprendizagem foi Wallon (1968), que considerava a emoção como uma mediadora nos processos de aprendizagem, destacando a distinção entre emoção e afetividade. Nesse contexto, a afetividade abrange um conceito mais amplo.
Para ilustrar essa perspectiva, a Mostrar todos
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais: ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

DAMÁSIO, A. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil/Izabel Galvão. Petrópolis: Vozes, 1995.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

ILLERIS, K. Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. Porto Alegre: Grupo A, 2015.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: EdUFMG, 2002.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento. São Paulo: Vozes, 1973.

PILETTI, N.; Mostrar todos
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site. Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido