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A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO, TCC, Pedagogia

Id tarefa
52959
Disciplina
Tipo
Criado
5 de outubro 2023
Concluído
7 de outubro 2023
Preço
R$ 150,00
Ajude-me fazer rápido até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «A ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM AUTISMO».
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RuyBardelim
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RuyBardelim
Páginas: 14
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O presente artigo tem por objetivo analisar a necessidade do psicopedagogo dentro do ambiente escolar procurando elucidar como sua atuação e intervenção poderiam auxiliar ou não o aluno com dificuldades de aprendizagem e ao mesmo tempo comportamentais. A crescente tendência de valorização à diversidade tem resguardado o direito da pessoa à educação com variantes educacionais respaldadas em lei. Ainda citando Lima, 2021, o papel integrador da criança com a sociedade não está na educação especial e sim nas mãos das instituições de ensino regulares, as especializadas em uma determinada deficiência ou as voltadas aos transtornos globais de desenvolvimento e com superdotação. Portanto, o atendimento educacional à criança com autismo, precisa se valer de estratégias bem elaboradas para o desenvo Mostrar todos
O presente artigo tem por objetivo analisar a necessidade da presença do psicopedagogo dentro do ambiente escolar procurando elucidar como sua atuação e intervenção poderiam auxiliar ou não o aluno com dificuldades de aprendizagem e ao mesmo tempo comportamentais. Partindo do pressuposto como afirma Bossa (2007), de que a psicopedagogia está voltada para aprendizagem humana, tem como principal tarefa a necessidade de resolver o problema de aprendizagem e com isso, melhorar a interação do aluno e assim, melhorar seu rendimento educacional. Este tema se encontra inserindo em um território, situado além dos limites da psicologia e da própria pedagogia que está em processo de evolução e se encontra em fase de estudos. Como uma ciência em estado embrionário ela surge para atender a demanda de c Mostrar todos
Pessoa com deficiência é o termo mais atual acordado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em seu protocolo facultativo, que foi assinado em 30 de março de 2007, para referir-se aos que no passado foram denominados Pessoas com Necessidades Educativas Especiais ou Portadores de Necessidades Especiais ou Excepcionais ou Pessoas com Defeito.

As pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas (BRASIL, 2007, p. 17).

Nesse sentido, intensificou-se a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos, respeitando os p Mostrar todos
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília, 2018.

_____. Constituição (1988) Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado

_____. Declaração de Salamanca: Linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

_____. Documento subsidiário à política de inclusão. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: Brasília - DF, 2005. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2022.

_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.

_____. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm; a Mostrar todos
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