Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Não consigo fazer. Preciso urgente até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «O PROCESSO DE INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PARÂMETROS CURRICULARES».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O presente trabalho discute a importância da educação especial em um ambiente educacional inclusivo e examina o tópico da educação especial e inclusiva a fim de melhor compreender a educação inclusiva e seus princípios à luz dos novos paradigmas e da legislação recente. De acordo com a LDB, educação especial refere-se a uma forma de educação fornecida no sistema de educação regular para estudantes com deficiências diversas, distúrbios de desenvolvimento, e inteligência ou inteligência excepcional. Os professores devem ser adequadamente treinados a fim de atender às demandas de cada aluno em sala de aula, desde materiais até espaço para as aulas. Antes da proposta atual, entendemos que a educação inclusiva é um sistema educacional híbrido, que combina educação regular com educação especial
Mostrar todosbaseada nos artigos e leis existentes. Assim, a educação inclusiva requer que a Educação Especial seja ministrada em escolas regulares. de reflexão crítica, como resultado da redefinição de sua função de prover cuidados educacionais especializados. Teorias educacionais críticas encaram o currículo como um domínio político que enfatiza a diversidade e a cultura da escola, que constitui a realidade, como resultado de um currículo renovado e ampliado. O conhecimento está intimamente ligado a esta perspectiva. Neste sentido podemos considerar que os PCN’s têm como principal objetivo dentro da educação especial a adaptação curricular e os debates referentes ao currículo na Educação Especial estão inseridos nas determinações legais da BNCC que busca apontar os direitos e objetivos ligados a aprendizagem dos estudantes ao mesmo tempo que procura orientar a produção dos currículos nos sistemas de ensinoOcultar
O presente trabalho tem como objetivo elucidar a importância da educação especial na perspectiva da educação inclusiva no contexto educacional e problematizar o tema educação especial e inclusiva diante dos parâmetros curriculares existentes. A fim de elucidar o conceito de educação inclusiva e compreender os princípios da inclusão diante dos novos paradigmas e da legislação vigente o estudo foi realizado por meio de revisão bibliográfica de outros artigos publicados e buscou aprofundar uma visão reflexiva da educação especial na ótica da educação inclusiva dentro da comunidade escolar.
Para a coleta de dados além de artigos científicos também foram utilizados trabalhos acadêmicos de pós-graduação lato censo e stricto sensu, escritos de acordo com a atualidade, realizados entre o período
Mostrar todosde 2015 a 2022. Para a busca foram examinados textos em língua portuguesa e inglesa, que mencionava “educação especial e inclusiva no contexto escolar”, assim foram filtradas as referências e a base de dados dos autores serviram de guia para seleção de novos artigos relevantes para o estudo. Os descritores utilizados foram: educação especial, educação inclusiva, inclusão escolar, educar na diversidade. Deste modo, a partir de um levantamento de fontes bibliográficas foram utilizadas as seguintes bases de dados para obtermos as informações relevantes: SciELO - Scientific Electronic Library Online, ERIC - Institute of Education Sciences, Google Acadêmico, Portal da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, BDTD Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Biblioteca Virtual Instituto Paradigma, Microsoft Big, Revista Digital Núcleo do conhecimento, Plataforma Science.gov e sites oficiais do Governo Federal Brasileiro. Foram encontrados ao todo, entre artigos científicos, monografias e projetos acadêmicos, 436.513 trabalhos nos quais citavam as palavras-chave pesquisadas. Os critérios de exclusão utilizados foram os períodos de publicações e os artigos que não possuíam semelhança com o tema, sendo assim, foram selecionados apenas artigos que apresentavam uma real correspondência com o tema e com o objetivo do trabalho chegamos no total de 684 artigos e em seguida 24 artigos foram triados pelos títulos e resumos completando o levantamento. No entanto é necessário dizer que foram selecionados apenas artigos científicos com publicações mais especificas que abordaram o tema da educação inclusiva na perspectiva da educação especial. Para nortear a reflexão proposta por este artigo vamos revisitar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Lei Federal 13.146/15, Lei Brasileira de Inclusão e os documentos subsidiário à política de inclusão do Ministério da EducaçãoOcultar
A LDB conceitua e caracteriza a educação especial como uma categoria da educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. Assim, podemos afirmar em linhas gerais que a educação especial possui os mesmos objetivos básicos da educação regular, no entanto, ao ser aplicada deve ser feita de mediante as limitações individuais de cada aluno. Deste modo, Sartoretto, 2008, destaca que a educação especial irá utilizar ferramentas didáticas especificas para contribuir com o aprendizado, respeitando as dificuldades apresentadas pelo aluno, sejam físicas ou cognitivas. Seguindo esta lógica apresentada pela autora, quando se remete à educação especial, o espaço escolar torna-s
Mostrar todose um lugar de estímulo e de busca pelo desenvolvimento humano. De acordo com Lima, 2021, na atualidade, a inclusão educacional necessita ser discutida na busca de melhorias, no que se refere a materiais, espaço e de suma importância a formação dos professores, a fim de garantir que o processo de ensino e aprendizagem esteja correlato com a necessidade de cada educando. Ainda citando Lima, 2021, o papel integrador da criança com a sociedade não está na educação especial e sim nas mãos das instituições de ensino regulares, as especializadas em uma determinada deficiência ou as voltadas aos transtornos globais de desenvolvimento e com superdotação.
Percebemos diante do proposto até aqui que ao conceituarmos a educação inclusiva entendemos através dos artigos e leis que ela pode ser definida como um sistema educacional híbrido, ou seja, ela pretende unir a educação regular com a educação especial.Ocultar
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais Adaptações Curriculares- Estratégias para Educação de Alunos com Necessidades Especiais, 1998. Brasília, DF.
BRASIL. Documento subsidiário à política de inclusão. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial: Brasília - DF, 2005. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2022.
_____. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 13.005, de 25/06/2014. Ministério da Educação: Brasília - DF, 2014. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2022.
¬¬¬
_____. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação: Brasília, 2018.
_____. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2022.
Mostrar todos______. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Federal 13.146/15. Lei Brasileira de Inclusão. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2022.
______. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal 9.394/96. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2022.
______. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Federal 5.626/05. Disponível em: Acesso em 09 de jul. 2022.
______. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei Federal 10.436/02. Disponível em: . Acesso em: Acesso em 09 de jul. 2022.
______. Ministério da Educação. Catálogo de publicações. Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2022.
______. Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em: . Acesso em 09 de jul. 2022.
Educação especial, inclusiva em contexto: saberes em evidência / organizado por Luciana de Jesus Botelho Sodré dos Santos... [et al.].– Campina Grande: Editora Amplla, 2021.139p. Disponível: Acesso em 09 de jul. 2022.
FERNANDES, Sueli. Fundamentos para Educação Especial. 2 ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex 2011.
FERREIRA, Windzy Brazão. O conceito de diversidade no BNCC: relações de poder e interesses ocultos. Revista Retratos da tfscola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 299-319, jul./dez. 2015.
FRANCO, Monique. Os PCN e as Adaptações Curriculares Para Alunos Com Necessidades Educacionais Especiais: Um Debate. Anais: 23ª Reunião anual da ANPEd - GT de Educação Especial. Caxambú - Set, 2016. Disponível em: < https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/vieW/23851/16824 > Acesso em 09 de jul. de 2022.
KUPFER, Maria Cristina; PETRI, Renata. Por que ensinar a quem não aprende? Estilos da Clínica: Revista sobre a Infância com Problemas, v. 5, n. 9, 109-117, 2000.
LANDÍVAR, J. Adaptaciones curriculares. Guia para los professores tutores de educación primaria y de educación especial. Espanha – Madrid: Ciencias de la educación preescolar y especial, 2002.
LESSA, Paula Batista. Os PCN em Materiais Didáticos para Formação de Professores. 238F. Tese (Doutorado em Educação, área de concentração, Gestão, Avaliação e Políticas Públicas) Universidade Federal de Juiz de Fora. Juíz de Fora, 2012. Disponível em: < http://www.ufjf.br/ppge/files/2012/05/Tese-Paula-Batista-Lessa1.pdf > Acesso em: Acesso em 16 de jul. de 2022.
LIMA, Hélis Cristina Alves de. BNCC x PCN: inclusão escolar no contexto de educação especial. IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Editora Realize, 2021. Disponível: . Acesso em 16 de jul. de 2022.
MARTINS, Vanessa da Silva. Educação especial e inclusiva: um olhar reflexivo dentro de um contexto educacional excludente. Brasil Escola.Disponível: Acesso em 09 de jul. 2022.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em . Acesso em 16 jul 2022.
MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira; FUMES, Neiza Lourdes Frederico. Base Nacional Comum Curricular e a Educação Especial no contexto da Inclusão Escolar. Anais: 10ª Encontro Internacional de Formação de professores e 11º Fórum permanente internacional de inovação educacional. v. 10, n. 1 (2017).
SANTOS, Alessandra Ferreira Dos. Educação inclusiva: uma análise sobre os avanços e os desafios enfrentados no contexto atual da educação básica no Brasil. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Disponível: Acesso em 09 de jul. 2022.
SANTOS, A. M. R.N. M; MARQUES, J. L. P. T.; NASCIMENTO, K. C. S. Educação inclusiva: avanços e desafios do atendimento educacional especializado. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - SERGIPE, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 153, 2018.
SARTORETTO, Maria Lúcia. Inclusão Escolar: um direito de alunos com e sem deficiência. Portal Só Pedagogia, 2008. Disponível em: . Acesso em 16 de jul. de 2022.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!