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Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando quais são as concepções de ensino, da referida área na tentativa de conceituar a arte como tradução de pensamento humano e sua importância para a educação básica. Podemos dizer que a arte, é um agrupamento de meios e procedimentos através dos quais se torna possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica. Através da Arte, é possível desenvolver a criatividade, percepção, imaginação, senso crítico, apreensão da realidade. Assim, ao tratar do ensino de Arte, a BNCC apresenta cinco unidades temáticas onde estão contidas as quatro linguagens artísticas: teatro, dança, artes visuais e música, amplian
Mostrar todosdo também para as Artes Integradas. A leitura do texto da BNCC, sobre o Componente Curricular Arte, permite observar que a concepção de Arte presente nesse documento está reduzida ao ensino dessa disciplina à pura expressão livre, sem a preocupação de proporcionar aos estudantes um entendimento mais consistente da forma na Arte, portanto, os estudantes terão uma formação limitada. Contudo, a BNCC é apenas a base, ela não tem função de impedir as reflexões críticas e éticas e em relação ao do ensino de arte no Brasil. A arte é um modo de conhecimento do mundo, uma maneira de se instalar nele. Por meio da arte atribuem-se significados ao mundo, examinam-se possibilidades de ser ainda não realizadas, criando-se, desse modo, novos objetos ou eventos que serão passíveis de novas interpretações por parte do público. Pensar a educação hoje é considerar a formação integral do cidadão, ou seja, abranger os âmbitos cognitivo, sensível e afetivoOcultar
Este trabalho pretende discutir a importância do ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando quais são as concepções de ensino, da referida área na tentativa de conceituar a arte como tradução de pensamento humano e sua importância para a educação básica.
Antes de começar a dizer sobre o ensino da arte e sua finalidade é necessário tentar conceituá-la. De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Arte é uma palavra que se origina do vocábulo latino ars e significa técnica ou habilidade. Ela é definida como produção consciente de obras, formas ou objetos voltados para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana, "arte literária", "arte da pintura", "arte c
Mostrar todosinematográfica". Segundo Chaui, 2005, podemos caracterizar a Arte por uma manifestação humana comunicativa com habilidade ou disposição dirigida para a execução de uma finalidade prática ou teórica, realizada de forma consciente, controlada e racional.
Assim podemos dizer que a arte, é um agrupamento de meios e procedimentos através dos quais se torna possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica. De acordo com, Aranha; Martins, 2016, a arte é, representa, uma pequena parte da cultura, compreendida em seu sentido antropológico, mas uma parte privilegiada, fruto do desejo e acolhida pelo sentimento, livre das obrigações, dos deveres a serem cumpridos. Neste sentido, por ser um oficio livre, ninguém é obrigado a fazer arte ou a gostar dela.
Contudo, é necessário ressaltarmos que o conhecimento revelado pela arte é tão válido quanto os conhecimentos científicos e míticos. Em cada momento da vida recorremos a um deles. Esse conhecimento é construído a partir do sentimento que nos aproxima da obra de arte. Por isso, é importante abordar de modo mais extenso as questões do papel da imaginação e a criatividade na arte, além das funções que a arte teve ao longo dos séculos. Essas questões, em geral, vêm ao encontro de dúvidas dos próprios alunos. Em que sentido se pode dizer que a arte é conhecimento? Como esse conhecimento se distingue do conhecimento científico e do filosófico? A arte é conhecimento porque organiza o mundo com base no sentimento, é uma intuição da forma organizadora do mundo (de um evento, um objeto, uma pessoa). Distingue-se do conhecimento científico e filosófico por não ser racional, por ser concreta, individual, imediata.
A Base Nacional Comum Curricular determina os direitos de aprendizagem de todo aluno da Educação Básica brasileira. A BNCC define dez competências que funcionam como um norteador de como desenvolver o processo de ensino. Por meio desse "guia" proposto pela Base, o aluno deve desenvolver essas competências durante todos os anos cursados na Educação Básica. Essas competências propostas pela BNCC consistem em tudo aquilo que permite e auxilia o estudante a desenvolver habilidades e aprendizagens essenciais para o exercício da cidadania, habilidades para solucionar demandas da vida cotidiana, que serão trabalhadas de forma transdisciplinar, dentro e fora da sala de aula. Neste sentido podemos questionar: Quais são essas competências e como a arte pode agregar o aprendizado através delas? É possível explorar e promover habilidades e aprendizados em outras áreas por meio da arteOcultar
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o componente curricular arte está situado nas seguintes linguagens: as Artes visuais, a Dança, a Música e o Teatro. Essas formas de linguagens relacionam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos ligados as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir em relação as formas artísticas.
Segundo Netto,1973, a arte possui uma característica estética e por isso, está intimamente relacionada com as sensações e emoções humanas, e de acordo com o autor a informação estética, ao contrário da informação semântica, não é necessariamente lógica. Ela pode ou não ter uma lógica semelhante à do senso comum ou à da ciência. Ela também não precisa ter ampla circulação, isto é, não há necessidade de que um público numeroso te
Mostrar todosnha acesso a ela. A informação estética continua a existir mesmo dentro de um sistema de comunicação restrito, até interpessoal, ou mesmo quando não há nenhum receptor apto a acolhê-la. Vale salientar que a arte tem uma importante função social na medida que expõe características históricas e culturais de determinada sociedade, tornando-se um reflexo da essência humana. De acordo com a autora Cristina Costa a arte está presente em todas as culturas e sua definição continua sendo discutida até hoje.
Muitos falam em arte referindo-se às obras consagradas que estão em museus, às músicas eruditas apresentadas em grandes espetáculos ou ainda aos monumentos existentes no mundo. Alguns consideram arte apenas o que é feito por artistas consagrados, enquanto outros julgam ser arte também as manifestações de cultura popular, como os romances de cordel, tão comuns no Nordeste do Brasil. Para muitos, as manifestações de cultura de massa, como o cinema e a fotografia, não são arte, ao passo que outros já admitem o valor artístico dessas produções, ou pelo menos de parte delas. Não são poucos os que, mesmo diante das obras expostas em eventos artísticos famosos, sentem-se confusos a respeito do que veem. (COSTA, 1999, p. 07).
Segundo Merleau-Ponty,1980, a arte não é tradução do mundo, mas a instalação de um mundo, a manifestação por meio da palavra ou do gesto não pode ser então a tradução de um pensamento já claro, pois que os pensamentos claros são os que já foram ditos em nós ou pelos outros. Por isso, arte é conhecimento intuitivo do mundo, assim como o mito e a ciência, ela também vai aparecer no mundo humano como forma de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento.
De acordo com essas afirmações, podemos dizer, a exemplo deste autor, que o verdadeiro artista intui a forma organizadora dos objetos ou eventos sobre os quais focaliza sua atenção. Ele vê, ou ouve, o que está por trás da aparência exterior do mundo. Assim, segundo ele todo artista percebe, pela capacidade seletiva e interpretativa de seus sentidos, formas que não podem ser nomeadas, que não podem ser reduzidas a um discurso verbal explicativo, pois precisam ser sentidas, não explicadas. Com base na intuição, o artista não cria cópias da natureza, mas símbolos dela e da vida humana.Ocultar
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Mostrar todoslia, v. 6.
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