Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Tenho problema com Pedagogia. Encomendo urgente até pedagogia. Tem só 2 dias Título do pedido «QUESTIONAMENTOS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS DEFINIÇÕES, CONCEITOS E PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O presente artigo discute o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando a interação entre os conceitos de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, principalmente no contexto escolar. Destaca-se a necessidade de revisar constantemente os métodos de alfabetização e evitar que o ato de ensinar se torne estagnado. O desenvolvimento humano é visto como um processo em transformação, influenciado por fatores sociais, culturais e econômicos, o que torna a aprendizagem um fenômeno contemporâneo. O artigo explora as teorias da aprendizagem como modelos científicos para explicar o processo de ensino-aprendizagem, com ênfase na participação ativa do sujeito na construção da cultura escolar e na compreensão da diversidade cultural. A inserção do currículo na escola é destacada como important
Mostrar todose no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho se baseia em uma revisão bibliográfica, com foco no livro "Didática" de José Carlos Libânio, e busca responder questionamentos relacionados aos pressupostos psicológicos, modelos epistemológicos e teorias de aprendizagem na alfabetização dos alunos. Ao mencionar a importância do direito de todos os indivíduos saberem ler e escrever fluentemente o trabalho conclui que o aluno é o ponto central do processo de ensino e aprendizagem na atualidadeOcultar
Temos consciência que o processo de ensino e aprendizagem engloba um conjunto de questionamentos como por exemplo a própria definição do que é aprender e ensinar. Por isso, a problemática que norteia este artigo gira entorno das perguntas: Quais conceitos sobre o processo de ensino e aprendizagem sobre a alfabetização e letramento? Qual o papel do professor na alfabetização e letramento? Então, como priorizar e organizar o trabalho pedagógico em relação aos curriculos?
Diante do questionamento acima estritamente necessário dizer que os profissionais da educação sejam capazes de compreender as diferenças de cada ação a ser realizada e com isso, saber escolher a melhor maneira que irá trabalhar um determinado conteúdo. Segundo Libâneo (1994), os seus métodos devem ser revistos a cada momento
Mostrar todos, o ato de ensinar não pode ser algo estagnado, mas precisa passar por reformulações constantes para que a aprendizagem do aluno seja alcançada. Por esse motivo é preciso não apenas absorver conceitos, mas de que maneira iremos coloca-los em prática, pois dentro do âmbito escolar objetivo principal do educador deve ser acima de tudo alcançar o aprendizado do aluno.
Neste presente artigo fizemos uma revisão bibliográfica tendo como plano de fundo o livro de José Carlos Libânio “Didática” com objetivo levantar e responder questionamentos referentes aos pressupostos psicológicos, modelos epistemológicos e teorias de aprendizagem presentes na alfabetização dos alunos hoje. Além do livro, para a coleta de dados também usamos os trabalhos acadêmicos de pós-graduação lato censo e stricto sensu buscados de forma específica na internet, considerando os escritos de acordo com a atualidade, apresentados entre o período de 2017 a 2023. O critério de busca baseou-se na seleção de textos que citava de alguma forma: alfabetização, letramento, pressupostos psicológicos, pressupostos linguísticos pressupostos sociolinguísticos, modelos epistemológicos e teorias de aprendizagem. Além do livro, para a coleta de dados também usamos os trabalhos acadêmicos de pós-graduação lato censo e stricto sensu buscados de forma específica na internet, considerando os escritos de acordo com a atualidade. Assim, o critério de busca baseou-se na seleção de textos que citava de alguma forma o tema: “os fatores que influenciam o processo de ensino e aprendizagem dentro das organizações escolares”. Desta forma, foram filtradas as referências e a base de dados dos autores serviram de guia para seleção de novos artigos relevantes para o estudo. Os descritores utilizados foram: didática, psicologia da educação, processo de aprendizagem, alfabetização e letramento. Deste modo, a partir de um levantamento de fontes bibliográficas foram utilizadas as seguintes bases de dados para obtermos as informações relevantes: SciELO - Scientific Electronic Library Online, ERIC - Institute of Education Sciences, Google Acadêmico, Repositórios das Universidades Federais, BDTD Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Microsoft Big, Revista Digital Núcleo do conhecimento, Plataforma Science.gov e sites oficiais do Governo Federal Brasileiro. Diante dos trabalhos acadêmicos foram encontrados e selecionamos para leitura 20 artigos que triados pelos títulos e resumos com publicações intrinsecamente ligadas ao temaOcultar
A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem são dois conceitos que não podem ser estudados separadamente, principalmente quando abordamos o contexto escolar. De acordo com Machado; Silva; Sandoval (2021), a Psicologia como ciência passa a debruçar-se sobre o desenvolvimento humano, lançando mão de teorias com diferentes princípios e metodologias, nos quais se busca compreender o ser humano durante seu percurso de vida, como sujeito integral, observando-o desde o nascimento e na sua interação durante ao longo da vida.
Para Piletti; Rossato; Rossato (2014), nascem desse processo as concepções do ser humano e de mundo, abordando os aspectos mentais, cognitivos, afetivo-emocionais, biológicos, psicossociais, morais que passam a considerar a relação dinâmica dos fenômenos relevantes no de
Mostrar todossenvolvimento humano, entre eles cognição e afeto, linguagem e pensamento, indivíduo e sociedade.
Dessa forma, o desenvolvimento humano é visto como um processo em constante transformação e ao mesmo tempo uma construção do sujeito permeado por mudanças resultantes das condições biológicas, sociais, culturais, econômicas que o compõem como sujeito humano. Segundo Machado; Silva; Sandoval (2021) inspirados na possibilidade de transformação do ser humano na relação com o outro e com o meio, em um processo no qual cria e recria a si mesmo enquanto espécie, buscamos compreender a relação entre o aprendizado e o desenvolvimento, bem como suas implicações no processo de aprendizagem. Isso porque todos os seres humanos, sem exceção, independentemente de crença, situação econômica, sexo, cor ou ideologia, são capazes de aprender. Para Libâneo (2005) aprendemos mediatizados pelo outro, talvez em ritmos e velocidades diferenciadas, em diferentes contextos, por meio de objetivos, interesses e intenções variadas. No entanto, não resta dúvidas que podemos aprender, desde que os fatores e as condições necessários estejam presentes. Em outras palavras, acreditamos que o aprender seja inerente ao desenvolvimento humano, potencialmente todos os seres têm capacidade de aprenderOcultar
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Trabalhos Acadêmicos – apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.
BARRETO, E. S. S. Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. 2ª ed. Campinas: Autores Associados, 2000.
BECKER, F. Epistemologia subjacente ao trabalho docente. Porto Alegre: FACED/ UFRGS, 1992.
______. Aprendizagem-concepções contraditórias. Schème-Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 1, n. 1, p. 53-73, 2011.
______. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 15. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.
______. Escola – mais laboratório e menos auditório. [S. l.: s. n.], 14 jul. 2017. 1 vídeo, 16 min. Publicado pelo canal TEDx Talks. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=xjfKBGIHPjs. Acesso em: 10 ab
Mostrar todosril 2023.
CANDAU, V. M. F. Educação escola e Cultura (s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, 2003.
CANDAU, V. M. F., ANHORN, C. A questão da didática e a perspectiva multicultural: uma articulação necessária. Trabalho apresentado na 23ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, 2000.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
FRANÇA, J. L. et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 6.ed. Rev. e ampl. Belo Horizonte: Ed. Da UFMG, 2003.
KLEIMAN, A.; ASSIS, J. A. (org.). Significados e ressignificações do letramento: desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016.
LIBÂNEO, J. C. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005. p. 19-63.
MACHADO, Andreia / SILVA, Stephane Juliana Pereira da / SANDOVAL, Maria Beatriz. Teorias de aprendizagem. Delinea Tecnologia Educacional, 2021. 14p.
MORTATTI, M. R. L. Notas para uma história da formação do alfabetizador no Brasil. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v.89, n.223, p.467-476, set./dez. 2008.
OLIVEIRA, F. M. de. Currículo e planejamento: a construção do conhecimento. 2019. Disponível em: http://fce.edu.br/blog/curriculo-e-planejamento-a-construcao-do-conhecimento/. Acesso em: 11 abril 2019.
PACHECO, J. A. Escritos Curriculares. São Paulo: Cortez, 2005.
PILETTI, N.; ROSSATO, S. M.; ROSSATO, G. Psicologia do Desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.
PILETTI, N.; ROSSATO, S. M. Psicologia da Aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2015.
ROSA, Emilyn. Letramento e multimodalidade na contemporaneidade. Delinea Tecnologia Educacional, 2021, 10p.
SACRISTÁN, J. G (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, J. R. da. A importância da cultura no processo de aprendizagem. 2019. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/aimportancia-cultura-no-processo-aprendizagem.htm/. Acesso em: 26 maio. 2019.
SILVA, J. G. Currículo e diversidade: a outra face do disfarce. Trabalho necessário. Ano 7, n°. 9, pp. 1-18, 2009.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
VASCONCELOS, C. dos S. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2000.
VEIGA NETO, A. De Geometrias, Currículo e Diferenças. In: Educação e Sociedade, Dossiê Diferenças - 2002.Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!