Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
É peciso fazer rápido até outro. Tem só 2 dias Título do pedido «TCC MATEMÁTICA-TEMA: MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS APLICÁVEIS».
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
RESUMO- O presente trabalho constitui em discutir aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem em matemática, identificar e classificar os elementos causadores de problemas no processo de ensino/aprendizagem da disciplina, apontados pelos professores e alunos do Ensino Fundamental da EMEF Dr Octavio Manhaes de Andrade, localizada em Colatina, do estado do Espírito Santo, e apresentar soluções com propostas metodológicas aplicáveis ao ensino da matemática, que vêm ao encontro da necessidade de uma educação mais preocupada com o aluno, buscando meios que favoreçam a aprendizagem do mesmo e desenvolvam sua capacidade de pesquisar, buscar conhecimentos e até os próprios alunos consigam buscar alternativas para combaterem as dificuldades de aprendizagem. Aborda os temas Resolução de Pr
Mostrar todosoblemas, Jogos Matemáticos, Tecnologias da Informação, Modelagem Matemática, Etnomatemática, História da Matemática e Investigação Matemáticas. Nesse contexto, foi analisado a proposta de alguns autores no que diz respeito a procedimentos de ensino visando aprendizagem significativa.
A matemática é geralmente uma disciplina extremamente mais difícil, pois tem que lida com objetos e teorias fortemente abstratas, mais ou menos confusos. Para alguns salienta-se o seu aspecto mecânico, inevitavelmente associado ao cálculo (FURTANA, 2009).
Desse modo, a matemática ao se configurar para os alunos como algo difícil de compreensão, sendo de pouca utilidade prática, produz representações e sentimentos que vão influenciar no desenvolvimento da aprendizagem.
VITTI (1999 p.19) afirma que:
O fracasso do ensino de matemática e as dificuldades que os alunos apresentam em relação a essa disciplina não é um fato novo, pois vários educadores já elencaram elementos que contribuem para que o ensino da matemática seja assinalado mais por fracassos do que por sucessos.
Existem diversos aspe
Mostrar todosctos que podem dificultar o aprendizado na disciplina de matemática, nesta perspectiva, consideramos a falta de contextualização, o uso de metodologias tradicionais, a relação família escola, os pressupostos utilizados em sala de aula, estrutura física inadequada da escola objeto da pesquisa, a rejeição da disciplina matemática pelos alunos, aulas teóricas–mais cansativas que prazerosas.Ocultar
A Discalculia é um transtorno que afeta a dificuldade de aprendizagem de matemática, nas habilidades em entender os conceitos numéricos e não tendo confiança na resolução dos exercícios.
A pessoa que apresenta ser discalcúlico desenvolve um baixo desempenho na disciplina de matemática. A discalculia pode ser percebida no ambiente escolar, perante realizações de resoluções de atividades na área aritmética.
Temos três tipos de Discalculia, a quantitativa que se refere a um déficit nas habilidades de calcular e contar; a qualitativa que são as dificuldades em compreender as instruções ou de aprender os procedimentos básicos de uma operação; e a intermediária que implica na incapacidade de lidar com números e símbolos matemáticos.
A Discalculia é classificada em seis subtipos, podendo também
Mostrar todosocorrer em combinações diferentes, bem como com outros transtornos:Ocultar
ABREU, Ana Rosa. Acolhimento: uma condição para a aprendizagem. Pátio, Porto Alegre, n. 15, p. 17-21, nov. 2000, jan 2001. Artmed, 2005.
ANTUNES, C. Professores: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BORBA, Marcelo. C; PENTEADO, Miriam. G. Informática e Educação Matemática. 3º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
BRASIL. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição
Mostrar todos da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRUSCHINI, C. Uma abordagem sociológica de família. Revista Brasileira de Estudos de População, v6, n. 1, p. 1 – 23, jan./jun, 1989. Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!