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TCC MATEMÁTICA-TEMA: MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS APLICÁVEIS, TCC, Outro

Id tarefa
52950
Disciplina
Tipo
Criado
3 de outubro 2023
Concluído
5 de outubro 2023
Preço
R$ 100,00
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Páginas: 20
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RESUMO- O presente trabalho constitui em discutir aspectos relacionados às dificuldades de aprendizagem em matemática, identificar e classificar os elementos causadores de problemas no processo de ensino/aprendizagem da disciplina, apontados pelos professores e alunos do Ensino Fundamental da EMEF Dr Octavio Manhaes de Andrade, localizada em Colatina, do estado do Espírito Santo, e apresentar soluções com propostas metodológicas aplicáveis ao ensino da matemática, que vêm ao encontro da necessidade de uma educação mais preocupada com o aluno, buscando meios que favoreçam a aprendizagem do mesmo e desenvolvam sua capacidade de pesquisar, buscar conhecimentos e até os próprios alunos consigam buscar alternativas para combaterem as dificuldades de aprendizagem. Aborda os temas Resolução de Pr Mostrar todos
A matemática é geralmente uma disciplina extremamente mais difícil, pois tem que lida com objetos e teorias fortemente abstratas, mais ou menos confusos. Para alguns salienta-se o seu aspecto mecânico, inevitavelmente associado ao cálculo (FURTANA, 2009).
Desse modo, a matemática ao se configurar para os alunos como algo difícil de compreensão, sendo de pouca utilidade prática, produz representações e sentimentos que vão influenciar no desenvolvimento da aprendizagem.
VITTI (1999 p.19) afirma que:
O fracasso do ensino de matemática e as dificuldades que os alunos apresentam em relação a essa disciplina não é um fato novo, pois vários educadores já elencaram elementos que contribuem para que o ensino da matemática seja assinalado mais por fracassos do que por sucessos.
Existem diversos aspe Mostrar todos
A Discalculia é um transtorno que afeta a dificuldade de aprendizagem de matemática, nas habilidades em entender os conceitos numéricos e não tendo confiança na resolução dos exercícios.
A pessoa que apresenta ser discalcúlico desenvolve um baixo desempenho na disciplina de matemática. A discalculia pode ser percebida no ambiente escolar, perante realizações de resoluções de atividades na área aritmética.
Temos três tipos de Discalculia, a quantitativa que se refere a um déficit nas habilidades de calcular e contar; a qualitativa que são as dificuldades em compreender as instruções ou de aprender os procedimentos básicos de uma operação; e a intermediária que implica na incapacidade de lidar com números e símbolos matemáticos.
A Discalculia é classificada em seis subtipos, podendo também Mostrar todos
ABREU, Ana Rosa. Acolhimento: uma condição para a aprendizagem. Pátio, Porto Alegre, n. 15, p. 17-21, nov. 2000, jan 2001. Artmed, 2005.
ANTUNES, C. Professores: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BORBA, Marcelo. C; PENTEADO, Miriam. G. Informática e Educação Matemática. 3º ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
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