Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O trabalho busca compreender a associação livre, os seus pressupostos e contextualização envolvidas na psicanálise.
Foi apresentado como trabalho de conclusão de curso de pós graduação em psicanálise da Faculdade Dom Alberto, no primeiro semestre de 2022, obtendo a nota máxima de 10.
Este artigo discute os aspectos envolvidos na associação livre a partir da perspectiva da psicanálise. A regra de ouro da associação livre nunca se afastou dos fundamentos de sua prática psicanalítica ao longo da construção teórica da psicanálise de Freud em seus extensos escritos. A técnica terapêutica, ou mais especificamente, a base do método de trabalho concreto do analista no dia-a-dia do consultório, foi marcada por esse modo particular de falar e ouvir desde sua criação.
Portanto, procura discutir seus conceitos e características, bem como os aspectos envolvidos em seu desenvolvimento. No entanto, as principais contribuições e sua respectiva importância são analisadas em termos de ideias e palavras, que impactam diretamente na análise do inconsciente, bem como em todo o processo psi
Mostrar todoscoterápico.Ocultar
A questão central deste estudo diz respeito ao que a psicanálise freudo lacaniana oferece para a formação de psicólogos clínicos. Nela, o discurso do analista, tão central na prática analítica lacaniana, ocupa uma posição inédita na qual, quando o praticante da psicanálise ocupa essa posição, pode processar sintomas através do inconsciente, sob a condição de que a análise de um sujeito parcial (SANTOS 2017).
BIRMAN, J. O Sujeito no Discurso Freudiano: a crítica da representação e o critério da diferença. In: BIRMAN, J. Estilo e Modernidade em Psicanálise. São Paulo: 34, 1997. p.15-42.
BREUER, J.; FREUD, S. Estudos sobre histeria (1893-1895). In: ______. Edição Standard Brasileira das Obras Completas Psicológicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969, v. II.
COELHO, Daniel Menezes. A psicanálise na pesquisa em psicologia social. ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade, Volume 2, Número 2, 2012.
DUNKER, C. Mal-estar, sofrimento e sintoma: uma psicopatologia do Brasil entre muros. São Paulo: Boitempo, 2015.
FIGUEIREDO, Ana Cristina. Vastas confusões e atendimentos imperfeitos: a clínica psicanalítica no ambulatório público. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1997.
FORRESTER, J. A
Mostrar todos linguagem e as origens da psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1983.
FREUD, S. Hipnose (1891). In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v. I, p.157-172.
FREUD, S. (1995). Projeto de uma psicologIa. (Osmyr, F. G. J., trad.). Rio de Janeiro: Imago Ed. (Obra original publicada em 1895).
FREUD, S. Tratamento psíquico (ou anímico) (1905). In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v. VII, p.265-285.
FREUD, S. Artigos sobre técnica (1911-1915). In: ______. Sigmund Freud, Obras Completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, v. X, p. 122-228.
FREUD, S. A dinâmica da transferência. Em S. Freud, Obras completas. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“o caso schreber”), artigos sobre técnica e outros textos (1911- 1913). (Paulo Cesar Lima de Souza, Trad., Vol. 10, pp. 133 - 146). São Paulo: Companhia das Letras, (1912/2010).
FREUD, S. Sobre o início do tratamento (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise I) (1913). Artigos sobre técnica (1911-1915 [1914]). In: FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987. v. XII, p. 161-187.
JORGE, J. D. A Construção da Associação Livre na Obra de Freud. 2007. 131f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Belo Horizonte. 2007.
KEHL, M. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
LACAN, J. O triunfo da religião, precedido de Discurso aos católicos (1974). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
MAURANO, D. A psicanálise e sua ética. In:_____ Para que serve a psicanálise? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
MENNINGER, K. A.; HOLZMAN, P. S. Introdução e Recapitulação Histórica. In: MEN NINGER, K. A.; HOLZMAN, P. S. Teoria da Técnica Psicanalítica. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. p.17-27.
MONÇÃO, M. R. F.; HONDA, H. O estatuto de regra fundamental da associação livre: sobre as bases teóricas da técnica da psicanálise. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 10, n. 2, p. 41-58, ago. 2019.
SANTOS, Daniela Batista. A formação clínica de graduandos de psicologia: contribuições da psicanálise. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia. Instituto de Psicologia, Salvador, 2017.
ZIMERMAN, D. E. O que mudou nas “regras técnicas” legadas por Freud? In: ZIMER MAN, D. E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica – uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999. p.291-299.
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado com regras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
Compare as ofertas dos melhores especialistas e escolha o de sua preferência
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!