Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
Em Studybay, você pode encomendar sua tarefa acadêmica a um de nossos 10000 escritores profissionais. Contrate seu escritor diretamente, sem pagamentos extra de agências e afiliados!
O brincar faz parte da vida de toda criança, vindo a estimular a imaginação desses sujeitos, sendo um importante instrumento de ensino-aprendizagem.
Assim este estudo centra-se no uso do lúdico na educação infantil tendo como foco o trabalho do professor. Entende-se que este recurso é um importante instrumento de ensino-aprendizagem devido suas contribuições que proporciona às crianças no que diz respeito ao seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.Para isso, se faz necessário saber o significado do brincar, analisar o papel do educador nesse processo lúdico, e ainda, compreender os benefícios que as atividades lúdicas proporcionam no âmbito escolar.
Nesse sentido, o professor de educação infantil, ao valer-se do lúdico como recurso pedagógico, procura levar a criança a se desenvolver através da imitação e de expressões corporais. Ao se estimular a criatividade e a curiosidade através de brincadeiras, a escola promove o aprendizado da criança de uma maneira divertida e, assim, garante a adesão deste ao que lhe estar sendo ensinado, aumentando, assim, as chances de sucesso da instituição e do aluno.
ANDRADE, Cyrce. MARQUES, Francisco. Brinquedos e brincadeiras: o fio da infância na trama do conhecimento. In: NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. et. al. Oficinas de sonho e realidade na formação do educador da infância. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
ANDANUZ, Regina Célia etall. Você gosta de brincar? De que? Com quem? In: SANTOS, Santa Marli pires dos (org.). Brinquedoteca- a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. P.157-167.
ANTUNES, CELSO. O jogo e o brinquedo na escola. In: SANTOS, Santa Marli pires dos (org.). Brinquedoteca- a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. P. 37-42.
BRASIL. Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI). Senado Federal, Brasília, 1996.
______. Brasil, Ministério da Educação, Secretaria de Educação
Mostrar todosBásica: Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, volumes 1 e 2. Brasília: MEC/SEB, 2006.
CARNEIRO, Maria Ângela Barbato e DOGDE, Janine. A descoberta do brincar. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2007.
CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Cortez, 2009.
DIAS, Marina Célia Moraes. Metáfora e pensamento: considerações do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação pré-escolar. In: Jogo Brinquedo, brincadeira e a educação. Tizuko M. KISHIMOTO (Org.) São Paulo: Cortez, 2005.
FREIRE, Ivete de Aquino. Lúdico, Movimento e Diálogo. In: BRASILEIRO, Suely A., AMARAL, Nair F. Gurgel do, VELANGA, Carmem Tereza (orgs) Reflexões e Sugestões Práticas para Atuação na Educação Infantil, Campinas – S.P, Alínea, l, Campinas – S.P, Alínea, 2008.
KISHIMOTO, TizukoMorchida. O jogo e a educação. In: Jogo Brinquedo, brincadeira e a educação. Tizuko M. KISHIMOTO (Org.) São Paulo: Cortez, 2005.
__________.Morchida. Encontros e desencontros dos profissionais de educação infantil. In: Encontros e desencontros em educação infantil. MACHADO, Maria Lúcia. (org.). São Paulo: Cortez, 2002.
MARCELINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da animação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MOURA, Manuel Oriosvaldo de. A série busca no jogo: do lúdico à matemática. In: Educar na infância: Perspectivas históricas sociais. SOUZA, Gizele. (Org.). São Paulo: Contexto, 2010.
NEGRINE, Airton. O Lúdico no contexto da vida Humana: da primeira infância à terceira idade. In: SANTOS, Santa Marli pires dos (org.). Brinquedoteca- a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. P. 15-24.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsk: Aprendizagem e Desenvolvimento um Processo Sócio - histórico. São Paulo: Scipione, 2008.
ROSA, N. S. S. Educação musical para pré-escola. São Paulo: Ática, 1990
ROUGERE, Gilles. Jogo eeducação. Trad. Patrícia Ramos. Porto Alegre. Artes Médicas, 2009.
SLAD, Peter. O jogo dramático. Trad. Tatiana Belinky. São Paulo: Sumus, 2006.
SANTOS, SANTA Marli pires dos. (org.) O lúdico na formação do educador. Petrópolis. RJ: Vozes, 2006.
SILVA, Marli Teresinha. Brinquedo: função educativa no desenvolvimento humano. Poieses, Revista científica em educação, Tubarão, v.3, n.5, p.29-44, jan/dez, 2007
SLAD, Peter. O jogo dramático. Trad. Tatiana Belinky. São Paulo: Sumus, 2006.
SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. Rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
TAVARES, Flávia Rejane Rosa. O jogo e brincadeira no desenvolvimento infantil. 2010. (Trabalho de conclusão de Curso). Disponível em http://pt.scribd.com/doc/135738325, acesso em 29/09/2013.
SAVIANI, Demerval. Revista de Ciências da educação. Centro universitário salesiano de São Paulo. Ano 05 nº 9 2º semestre de 2003, 360 p.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2006. Ocultar
StudyBay é uma plataforma de freelance. Todos os trabalhos apresentados no site são enviados por nossos usuários que tenham concordado comregras d a colocação de trabalho no site e ter todos os direitors autorais necessários para esses trabalhos. Baixando o trabalho, você concorda que ele não será apresentado como o seu próprio, mas será usado apenas como um exemplo ou fonte, com a referência obrigatória para a autoria do trabalho. Se você é o proprietário dos direitos autorais e considera que este trabalho é postado aqui sem a sua permissão - por favor preencha o formulário e nós removemos o trabalho do site.
Preencher os campos
Avaliamos em 10 minutos de graça
Não gostou do trabalho?
У наших авторов вы можете заказать любую учебную работу от 200 руб.
Оформите заказ и авторы начнут откликаться уже через 10 минут!
Fazer um pedido
Receba o seu R$10 bonus agora!
Olá! Cada cliente é muito importante para nós, por isso lhe damos R$10 bonus. Crie o seu primeiro pedido e veja, que o serviço funciona bem!