Mudanças climáticas globais

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharia mecânica

Documento 1

Elencar estes temas na aula de geografia escolar não é apenas uma questão de cumprimento do currículo escolar, mas sim de responsabilidade social, na medida em que todo professor tem o dever de educar para a formação integral do individuo. Cuidar do planeta entendendo como as atividades humanas afetam o clima e consequentemente os ecossistemas é fator imprescindível para a própria sobrevivência humana em longo prazo explica Pereira; Dias; Spironello (2015), assim sendo a educação escolar deve apresentar desde cedo os conhecimentos inerentes a temática da sustentabilidade, apresentando as consequências pode advir sobre o clima e o meio ambiente caso o ser humano não adote uma forma de vida social mais sustentável. Entendo a relevância social e escolar do tema elencado, bem como sua importância para a preservação do meio ambiente, esta produção tem como objetivo geral discutir o impacto do estilo de vida contemporâneo sobre o clima do planeta e as consequências das mudanças climáticas para a vida humana, sendo os objetivos específicos: apresentar conceitos e teorias essenciais sobre o funcionamento do clima do planeta; discutir criticamente o estilo de vida humana em uma sociedade capitalista, industrializada e globalizada; propor ações práticas que possam ser implementadas no dia a dia com vistas a diminuir a emissão de poluentes, reduzir o consumo desnecessário e a produção de lixo.

A proposta de ensino que aqui se apresenta traz como eixo principal a construção de uma peça de teatro, que será elaborada em conjunto pelos alunos com auxilio dos professores de Geografia e Artes, onde estes irão apresentar-se medidas que possam ser propostas em sua comunidade (para suas famílias, vizinhos e conhecidos), contemplando pequenas ações práticas que possam ser empreendidas no dia a dia com a finalidade de adotar um estilo de vida menos agressivo ao meio ambiente. Assim, este projeto visa primordialmente unir a teoria exposta em sala de aula com a prática na vida cotidiana dos alunos. Para Jacobi et al. o caminho para a sustentabilidade, diminuindo a emissão de poluentes e adotando um modo de vida mais harmonioso com o meio ambiente, passa necessariamente pela educação, é na criança desde pequena que devem ser construídos os saberes necessários a compreensão da importância da preservação ambiental, é igualmente na criança que deve ser estimulada a criação de ideias que fomentem de forma prática um modo de vida mais sustentável.

Schwertl; Oliveira; Bazzo (2013) igualmente concordam que o caminho para a promoção de ações sustentáveis principia necessariamente com a educação, pois somente através desta é possível promover a necessária conscientização dos indivíduos para que estes entendam a importância da preservação ambiente mediante o conhecimento dos impactos desastrosos que as mudanças climáticas podem ter no futuro humano, afetando os ecossistemas globais e consequentemente o ser humano, que embora possa se perceber como um indivíduo fora dos elos naturais, em verdade é apenas mais um membro do ecossistema planetário. Apresentação do projeto: Proposta de Projeto Interdisciplinar Tema: Redução da emissão de poluentes atmosféricos. Objetivos: Objetivo geral: apresentar os principais conceitos (incluindo causas e consequências) da emissão de poluentes atmosféricos elencando medidas cotidianas que possam ser implementadas par a diminuição da sua emissão.

O objetivo é produzir uma peça de teatro que apresente a comunidade escolar os impactos da poluição atmosférica nas mudanças climáticas e elenque medidas práticas para o dia a visando diminuir a emissão de poluentes e de lixo, bem como adquirir hábitos de consumo mais sustentáveis. Primeira etapa: abordagem teórica dos conteúdos. O professor de geografia irá ministrar em aulas expositivas participativas, fazendo uso de vídeos, slides e textos, os conteúdos teóricos relativos ao estudo do clima, das mudanças climáticas, da poluição, das relações entre o consumismo e geração de lixo, bem como da importância da reciclagem e da diminuição dos poluentes atmosféricos para ao futuro da espécie humana.

Paralelamente, o professor de artes trabalhará o conteúdo relativo ao teatro segundo sua metodologia própria. Segunda etapa: elaboração de uma peça de teatro, os alunos irão escrever o roteiro da peça na aula de artes, usando como base os conteúdos aprendidos na aula de geografia, o professor de artes irá auxiliar com todo o aspecto necessário a peça, enredo, personagens, cenários etc. A conscientização quanto a esses aspectos deve principiar o mais cedo possível, incutindo na criança a preocupação com o meio ambiente, para que esta cresça adotando posturas mais críticas frente a esta questão. O estilo de vida que a humanidade tem adotado nos últimos séculos, com a produção em massa de bens de consumo, o incentivo ao consumo, o grande uso de combustíveis fosseis desde a produção industrial aos automóveis usados cotidianamente, bem como a grande geração de lixo que este modo de viver gera tem exaurido os recursos naturais do planeta ao mesmo tempo em que emitem a atmosfera toneladas de CO2, sem mencionarem-se os males acarretados aos leitos aquáticos e ao solo.

As alterações climáticas causadas pela emissão de poluentes, de lixo, do desmatamento desenfreado são profundas e perigosas para a própria existência humana altera o funcionamento dos ecossistemas, levam espécies a extinção ao mesmo tempo em que produzem fenômenos climáticos anômalos perigosos em si mesmos, como tempestades, furacões e aumento da temperatura global. Neste contexto, a educação ocupa lugar de destaque. O ensino da geografia escolar precisa se ater em fomentar a consciência ambiental em seus alunos, apresentando a estes não apenas o conteúdo teórico necessário ao entendimento desta questão, mas incentivando a adoção de medidas práticas no dia a dia que promovam a consciência ambiental. br/uploads/A1-010.

pdf>. Acesso em: 20 maio 2019. EMBRAPA Notícias. Mudanças climáticas poderão causar perda de espécies e piora na qualidade dos alimentos. n. p. Disponível em: <https://bdpi. usp. br/bitstream/handle/BDPI/6388/art_JACOBI_Mudancas_climaticas_globais_a_resposta_da_educacao_2011. bvs. br/pdf/cic/v59n3/a12v59n3. pdf>. Acesso em: 20 maio 2019. PEREIRA, A. SCHWERTL, S. L. OLIVEIRA, F. P. Z. SILVA, K. C; SAMMARCO, Y. M. Relação Ser Humano e Natureza: Um Desafio Ecológico e Filosófico. Revista Monografias Ambientais, Santa Maria, v.

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