OS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

A morte social chega primeiro antes da derradeira batalha do coração. A cada dia que passa, fica mais claro para nossa sociedade que devemos estar atentos às questões dos idosos, o crescente número de cidadãos da terceira idade em ótimas condições de saúde, demandam um conjunto de novos desafios, criativos e inovadores ,como incentivo ao contato social,prazer pela vida e uma redução da ansiedade,insônia e depressão,´é por isso que nós, profissionais de educação física necessitamos estar atentos às questões dos idosos. Para o profissional de educação física se ajustar a esse novo mercado deve, sobretudo estudar o fenômeno chamado envelhecimento, não basta só o estudo do tema mas também compreender esse processo associado as alterações fisiológicas e as capacidades físicas de cada um, e só então quando compreender o quanto é complexo o processo de envelhecimento, poderemos atuar com mais responsabilidade, frente às competências que requerem o cidadão da terceira idade.

A importância de pesquisar sobre esse assunto vem da necessidade de conhecer os diversos fatores que envolvem a terceira idade como os conhecimentos teóricos relativos ao processo de envelhecimento. Pois nossa clientela de alguma maneira foge aos padrões convencionais dos alunos procurando performance e estética. O ultimo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou o que os especialistas em demografia já previam:a população do país está envelhecendo rapidamente. Hoje, são mais de 14,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, ou 7,9% do total. Daqui a 25 anos, esse número deve dobrar: serão 30 milhões de idosos vivendo no Brasil;quase o equivalente a toda a população atual do Estado de São Paulo(Jornal Paulista,2001). O envelhecimento populacional impõe-se, nos países em desenvolvimento, como uma realidade ao mesmo tempo presente e desconhecida, estes países ganham um número cada vez maior de idosos e falta-lhes, ainda, além de recursos materiais e humanos, uma concepção do que é a velhice.

Descrever as dificuldades presentes na terceira idade, é importante para que possamos compreender as necessidades e os possíveis valores que podem ser atribuídos ás atividades físicas nesta fase da vida. Ainda que não seja doença, a velhice torna as pessoas mais vulneráveis e sujeitas as doenças, que muitas vezes, deixam seqüelas ou tornam-se crônicas. Dessa forma, explica-se o aumento de idosos/as "fragilizados/as", isto é, pessoas cujo estado de saúde é precário, necessitando de cuidados constantes. Então convém definir a velhice como sendo: “Um período de amadurecimento. ” E conservar esta maturidade é tarefa das mais árduas, pois, ocorrem mudanças físicas, psíquicas e sociais que conduzem à modificação da imagem que a pessoa tem de si mesmo, diferindo de um indivíduo para outro, com seu ritmo próprio de envelhecimento orgânico, psíquico e neurológico, os quais estão sujeitos a determinantes hereditários ou influências do meio ambiente.

Politica de inclusão social do idoso Para a sociedade, educação e velhice são ainda concebidos como termos opostos,alimenta-se a idéia de que há um tempo para aprender, tempo este distante da velhice. assim como a realização de projetos sociais e produtivos. O Importante é estimular a participação individual e coletiva por meios de grupos, clubes, centros de convivência, associações, etc. Dentre as muitas, possibilidades de participação social existentes, os centros de convivência ocupam um lugar exemplar. Ao lado de seus objetivos mais gerais que são os de: promover a sociabilidade e desenvolver habilidades, em geral, homogeneízam-se os seus interesses. Existindo, quer sob a forma autônoma, quer por meio de vínculos institucionais maiores, tais centros fornecem a matéria-prima para o desenvolvimento de atividades norteadas pelo princípio de totalidade da condição do idoso.

A fase da “envelhescência” cria uma nova oportunidade para o indivíduo estabelecer uma nova dimensão mais consciente, crítica e planejada no caminho do envelhecimento bem sucedido. Doenças comuns na terceira idade Algumas das doenças comuns na idade avançada, como reumatismo, parkinson, hipertrofia prostática benigna, problemas respiratórios, osteoporose, pressão alta (hipertensão arterial) e problemas na absorção de vitaminas, que sempre comprometem o bem estar da pessoas da chamada terceira idade, passaram a ser controladas por medicamentos que permitem um envelhecimento mais tranqüilo. Embora não seja exclusiva da terceira idade a hipertensão arterial costuma mostrar sua face mais cruel nesta fase da vida, quando demonstra seus efeitos nocivos nos chamados órgãos-alvos: o cérebro, o coração, os rins, os olhos e os vasos sangüíneos em geral.

Uma doença típica da terceira idade é o mal de Parkinson, distúrbio neurológico progressivo e degenerativo do sistema nervoso, que compromete o desempenho adequado das funções motoras desde as mais simples, como a mímica e fala, até seqüências completas de movimentos, como caminhar ou andar de bicicleta. A doença atinge tanto homens como mulheres e sua incidência são maiores entre as pessoas de mais de 60 anos. Devemos nos conscientizar que a velhice é um fenômeno natural, buscar identificar os meios para se alcançar uma qualidade total de vida em que estejam inseridos todos os contextos humanos, que vão desde o reconhecimento dos direitos até o uso das novas tecnologias das quais dispõem a ciência. Para que termos o direito de envelhecer com autonomia, saúde e dignidade (GOMES E FERREIRA, 1985).

Atividade física na terceira idade Quando se menciona a palavra autonomia pressupõe-se a capacidade de autogestão competente das suas necessidades de movimentos, e é de conhecimento geral que a maioria da população de idosos apresentam restrições na execução de movimentos, que prejudicam o desempenho em atividades comuns do cotidiano, como: subir no ônibus, atravessar a rua, vestir, levantar, amarrar o calçado, levantar pesos, etc. A significativa diminuição das capacidades físicas, força muscular e flexibilidade, no processo de envelhecimento estão relacionadas principalmente à condição de vida sedentária. GAIARSA,1986 ) As capacidades físicas estimuladas através de exercícios corporais, exercem funções extremamente importantes na sustentação postural e aumento da amplitude de movimentos. Enquanto essas aquisições a nível orgânico e psicomotor promovem a autonomia, através da melhoria da performance corporal e, como tal, das relações sociais, acontece em paralelo uma interferência a nível psicológico, vindo a contribuir na formação da auto imagem.

A auto imagem está relacionada a maneira que o indivíduo se vê, afetando de maneira positiva ou negativa a sua auto-estima. A estrutura, postura, a fisionomia e a forma com que os indivíduos se movem ou se expressam transmitem sentimentos ocultos, muitas vezes desconhecidos do próprio sujeito. Segundo Sérgio os ganhos obtidos pela prática de atividade física referentes a percepção e domínio sobre o próprio corpo permitem uma relação mais eficiente no ambiente, no contato com objetos e com as pessoas (SERGIO, 1983). O ser humano independentemente de sua faixa etária, é um corpo que têm músculos articulações sangue, mas que ao mesmo tempo sente, pensa age, chora, produz, se apaixona, se relaciona e necessita conviver com outras pessoas.

Não é adequado encarar o idoso como um adulto degradado,mas,sim, como um ser que vivencia um novo estagio biológico, emocional e social de sua vida. A hidroginástica A origem Grega da palavra hidroginástica já pode dar indícios de que ela existiu antes de Cristo. Realmente gregos e romanos utilizavam a "ginástica na água" com finalidades terapêuticas e recreativas. Desde então os exercícios aquáticos sempre foram praticados em todo o mundo. Na Inglaterra, século XVII, as caminhadas na água eram exercícios comuns. Atletas lesionados podem ainda aproveitar a hidroginástica para manter seu condicionamento aeróbio e muscular durante a fase de recuperação. Neste caso, o atleta pratica os exercícios em piscina funda com auxilio de um colete de flutuação, com isso seus pés não tocam o chão e o impacto é nulo.

A hidroginástica vem ganhando um público cada vez maior ao lado da população idosa, conquistando a simpatia científica e aumentando as indicações médicas que vêem na hidroginástica importante aliada na reabilitação de lesões próprias da terceira idade. A hidroginástica, pode ser vista como uma atividade aeróbia de baixo impacto. E por isso vem sendo indicada aos grupos da terceira idade com problemas de saúde. Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo transversal, com base em parâmetros qualitativos e quantitativos referidos: pelo avaliado a partir de análise subjetivo dos domínios whoqol-bref. Experiência vivenciada Em janeiro de 2005, iniciei um trabalho como profª de Educação Física, que me está sendo muito gratificante. Ministro aulas de hidroginástica, no Clube Águas Quentes de Piratininga, localizado em Piratininga/SP.

A clientela é composta por homens e mulheres com idades que variam de 40 anos até acima de 60. São pessoas que procuram uma qualidade de vida melhor ou simplesmente freqüentam por lazer. A piscina destinada às aulas possui as seguintes dimensões: 16 m de comprimento por 4 de largura, possui degraus com 40 cm de altura em toda a sua volta o que possibilita ao aluno sentar-se dentro d’água para fazer exercícios de resistência muscular A necessidade de se ter hábitos saudáveis de vida tem sido divulgada na sociedade, como meio de combater os danos causados à saúde pela forma de vida urbana atual. Esta concepção mostra uma de suas faces na motivação para a prática de atividades físicas, a qual pode ser observada na procura de hidroginástica.

As aulas foram iniciadas com poucos alunos, mas, pouco tempo depois, a freqüência aumentada já era nítida no Clube à procura das aulas de hidroginástica, onde atualmente o número de pessoas cresceu muito. Com o objetivo de comprovar os benefícios da hidroginástica em relação a qualidade de vida dos idosos, foi elaborado um questionário WHOQOL –bref que pudessem ser respondidas sem nenhuma dificuldade e sem comprometer o objetivo principal de verificar o perfil de qualidade de vida dos idosos , utilizou-se esse questionário de características gerais conforme modelo em anexo e o questionário WHOQOL-bref proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Flek (2000). Este modelo é constituído de 26 perguntas de auto-resposta, de modo que o entrevistador não deve influenciar o entrevistado na escolha da resposta, evitando discutir o conteúdo das questões ou significado delas.

Muito ruim Ruim Nem ruim nem boa Boa Muito boa 1 Como você avaliaria sua qualidade de vida? 1 2 3 4 5 Muito insatisfeito Insatisfeito Nem satisfeito nem insatisfeito Satisfeito Muito satisfeito 2 Quão satisfeito (a) você está com sua saúde? 1 2 3 4 5 As questões seguintes são sobre o quanto você tem sentido algumas coisas nas últimas duas semanas. Nada Muito pouco Mais ou menos Bastante Extrema-mente 3 – Em que medida você acha que sua dor (física) impede você de fazer o que precisa? 1 2 3 4 5 4 O quanto você precisa de algum tratamento médico para levar sua vida diária? 1 2 3 4 5 5 – O quanto você aproveita a vida? 1 2 3 4 5 6 Em que medida você acha que sua vida tem sentido? 1 2 3 4 5 7 O quanto você consegue se concentrar? 1 2 3 4 5 8 Quão seguro(a) você se sente em sua vida diária? 1 2 3 4 5 9 Quão saudável é o seu ambiente físico (clima, barulho, poluição, atrativos)? 1 2 3 4 5 As questões seguintes perguntam sobre quão completamente você tem sentido ou capaz de fazer certas coisas nestas últimas duas semanas.

Nada Muito pouco Médio Muito Completa-mente 10 Você tem energia suficiente para seu dia-a-dia? 1 2 3 4 5 11 Você é capaz de aceitar sua aparência física? 1 2 3 4 5 12 Você tem dinheiro suficiente para satisfazer suas necessidades? 1 2 3 4 5 13 Quão disponíveis para você estão as informações que precisa no seu dia-a-dia? 1 2 3 4 5 14 Em que medida você tem oportunidades de lazer? 1 2 3 4 5 As questões seguintes perguntam sobre quão bem ou satisfeito você se sentiu a respeito de vários aspectos de sua vida nas últimas duas semanas. Muito ruim Ruim Nem ruim nem boa Bom Muito bom 15 Quão bem você é capaz de se locomover? 1 2 3 4 5 Muito insatisfeito Insatisfeito Nem satisfeito nem insatisfeito Satisfeito Muito satisfeito 16 Quão satisfeito(a) você está com seu sono? 1 2 3 4 5 17 Quão satisfeito(a) você está com sua capacidade de desempenhar as atividades no seu dia-a-dia? 1 2 3 4 5 18 Quão satisfeito(a) você está com sua capacidade para o trabalho? 1 2 3 4 5 19 Quão satisfeito você está consigo mesmo? 1 2 3 4 5 20 Quão satisfeito(a) você está com suas relações pessoais (parentes, conhecidos, amigos, colegas)? 1 2 3 4 5 21 Quão satisfeito(a) você está com sua vida sexual? 1 2 3 4 5 22 Quão satisfeito(a) você está com o apoio de recebe de seus amigos? 1 2 3 4 5 23 Quão satisfeito(a) você está com as condições do local em que mora? 1 2 3 4 5 24 Quão satisfeito(a) você está com seu acesso ao serviço de saúde? 1 2 3 4 5 25 Quão satisfeito(a) você está com seu meio de transporte? 1 2 3 4 5 A questão seguinte refere-se a com que freqüência você sentiu ou experimentou certas coisas nas últimas duas semanas.

Nunca Algumas vezes Frequentemente Muito freqüentemente sempre 26 Com que freqüência você tem sentimentos negativos tais como mau humor, desespero, ansiedade, depressão? 1 2 3 4 5 Alguém lhe ajudou a preencher este questionário?. O domínio ambiental, com as questões 8, 9, 12, 13, 14, 23, 24 e 25, sendo necessária resposta em pelo menos 6 questões. No domínio geral formado pelas questões 1 e 2, é necessário resposta nas duas, para que se calcule o domínio. CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DOS RESULTADOS Escalas de resposta para as escalas de AVALIAÇÃO, CAPACIDADE e FREQUÊNCIA. ESCALA 0% (âncora) 25% 50% 75% 100% (âncora) Muito insatisfeito Insatisfeito Nem satisfeito Nem insatisfeito Satisfeito Muito satisfeito Avaliação Muito ruim Ruim Nem ruim nem bom Bom Muito bom Muito infeliz Infeliz Nem feliz nem infeliz Feliz Muito feliz Capacidade Nada Muito pouco Médio Muito Completamente Freqüência Nunca Raramente Às vezes Repetidamente Sempre Fonte: (Flek,2000 RESULTADOS Os resultados dos questionários estão apresentados na Tabela 1.

Tabela 1 – Qualidade de vida dos idosos nos diferentes domínios: geral, físico, psicológico, social e meio ambiente. Nós, profissionais de educação física e a sociedade, em geral, devemos estar preparados para assimilar o contingente de idosos que cresce a cada dia. E é importante que tenhamos a certeza que os profissionais especializados por área de atuação para oferecer os melhores serviços disponíveis no mercado, é o que vai fazer a diferença na qualidade de vida dos indivíduos da terceira idade. Também vale a pena lembrar que é isto que os idosos realmente esperam para seguirem em frente nesse momento histórico,em que estamos tentando resgatar a cidadania dos chamados”velhos” e sobretudo o direito de envelhecer com dignidade. O equilíbrio de uma mente sadia e produtiva, aliada a uma prática regular de atividades físicas, a participação social, o exercício da cidadania, a participação em grupos e instituições, amenizam o processo de envelhecimento de forma mais natural.

Contudo, os benefícios que os exercícios físicos podem proporcionar estão intimamente ligados a uma prática contínua, sistemática e para se estabelecer um engajamento e freqüência à prática de exercícios físicos, não podemos desconsiderar os aspectos motivacionais, asseguradores dessa continuidade. • MPAS – Ministério Da Previdência E Assistência Social, Benefício de prestação continuada, MPAS, Brasília, 1997, mimeo. • Guia Brasileiro da 3ª idade - Edição São Paulo, Divulgação Promocional, São Paulo, 1996. • MESSY, Jack, A Pessoa idosa não existe: uma abordagem psicalanalítica da velhice, Aleph, São Paulo, 1993. • GAIARSA, J. A. • GOMES, F, A. A. FERREIRA, P. C. A Manual de Geriatria e Gerontologia. Tratado de Fisiologia médica, Rio de Janeiro, Guanabara, 1986. • ASTRAND, P.

RODAALL. K. Tratado de fisiologia do exercício, Rio de Janeiro, Interamericana,1980.

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