PROGRAMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO ALIADO A GESTÃO DE PESSOAS: UM ESTUDO DE CASO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

O estudo objetiva a conscientização da importância do conhecimento para a organização, sendo da responsabilidade de todos as ações para semear a mudança da cultura existente e conduzir os processos valorizando o aprendizado contínuo. Palavras chave: processos, Gestão do Conhecimento, Gestão de Pessoas, cultura organizacional. ABSTRACT The present work was elaborated with the objective of promoting the organizational learning, through a program of knowledge management allied to the management of people. Such a study has become necessary because of the lack of patterns in existing processes as well as the sharing of individual knowledge, which represent the wealth of the organization and impact when not retained and multiplied. This work was carried out according to a development methodology that involved: a) selection and study of the bibliography; b) fictitious and illustrative case study; c) presentation of the knowledge management program and the tools that will guide the execution of the processes; d) conclusions of the study.

Atualmente as organizações buscam profissionais com potencial de crescimento, flexibilidade e pensamento estratégico que possam somar e agregar valor, além de possuir os mesmos objetivos profissionais lincados a missão, visão e valores da organização. Assim, ao traçarem as metas organizacionais, deve-se promover transformações que acompanhem as mudanças conseqüentes da globalização, economia, era da informação e demais fatores que possam gerar impacto, objetivando o foco no crescimento, inovação e maximização dos resultados financeiros, materiais e principalmente humanos para atingir os resultados esperados. OBJETIVO GERAL Implementar um programa de Gestão do Conhecimento para obter aprendizado organizacional. OBJETIVOS ESPECÍFICOS a) Conceituar os principais fundamentos relacionados à gestão de pessoas e a gestão do conhecimento, com base na literatura; b) Apresentar o estudo de caso fictício e ilustrativo; c) Apresentar o Programa de Gestão do Conhecimento.

JUSTIFICATIVA O presente estudo justifica-se pela importância da Gestão do Conhecimento nas organizações, pois gerenciar o conhecimento está diretamente ligado à aprendizagem organizacional, no qual o conhecimento existente deve ser retido, inovado e multiplicado às diversas áreas da organização. o autoconhecimento permite:  Saber o que se quer;  Conhecer as próprias limitações;  Conhecer suas forças;  Conhecer pensamentos, crenças e valores;  Saber o que sente. As emoções tem influencia de forma reciproca na mente e no corpo, assim, faz-se necessário neutralizar os fatores que afetam o desempenho profissional, conforme ensina Mussak (2010, p. “A liderança é a capacidade de conseguir a sabedoria emocional, que está no desenvolvimento de autoconsciência e autoconceito, que permitem um autoconhecimento capaz de desenvolver a coragem de lutar para alcançar seus sonhos reconhecer e administrar as próprias emoções, assim como perceber o conteúdo emocional da equipe e direcioná-lo para que os resultados sejam alcançados com alegria e prazer”.

Ainda segundo Mussak (2010, p. “o líder que consegue entender e viver plenamente seu potencial humano desenvolve a competência de perceber sua equipe, administrá-la e lidar com o que há por trás da simples execução de uma tarefa ou projeto”. Sem aprendizado, nem uma espécie sobreviveria. ” Sem dúvidas ter conhecimento é o que diferencia a existência dos seres humanos, sem essa capacidade de aprendizado, utilização de linguagens, pensamentos e percepção para compreender o mundo seria impossível existir uma civilização. Conforme Zabot e Silva apud Moran (1994, p. “conhecimento significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral”. Ainda para Zabot e Silva apud Moran (1994, p. Esse processo facilita as condições de trabalho e beneficia a organização através da descentralização do poder, do acesso rápido a informação, do estímulo ao aprendizado, da criatividade e inovação, além de favorecer o clima organizacional e tornar os profissionais mais produtivos e motivados.

Tendo em vista os fatores apresentados, sugere-se que as organizações invistam no conhecimento inativo e tornem-no acessível à todos os envolvidos nos processos. PROGRAMA DE SENSIBILIZAÇÃO À G. C. O grande desafio de qualquer mudança dentro da organização é o impacto na cultura organizacional norteado pela missão, visão e valores organizacionais.  Pertencimento da equipe: tornar o colaborador “parte integrante do negócio” gerando o engajamento da equipe através das noticias em primeira mão, posicionamento, políticas e novidades da organização.  Oportunidades de destaque profissional: conhecer e reconhecer os colaboradores que mais se destacam em determinadas áreas;  Troca de conhecimento: promover a interação entre os colaboradores estimular o feedback da equipe que pode direcionar ações futuras;  Clima organizacional positivo: a comunicação eficaz amplia as relações interpessoais, através de um clima de cooperação e interatividade.

b) Gestão do Conhecimento aliado a Gestão de Pessoas, com base na revisão bibliográfica realizada: A visão do macroprocesso da Gestão do Conhecimento está representada na figura 3: Figura 3 – Macroprocesso da G. C. Fonte: A autora (2016) Descrevendo as etapas do programa, tem-se: Criação/Retenção do Conhecimento Gestores com o suporte do setor de Recursos Humanos:  Realizar o Mapeamento dos processos: registrar via P. A troca de competências entre a organização e as pessoas gera um processo contínuo, na qual, as partes crescem paralelamente, aprimorando o aprendizado organizacional existente, criando novos conhecimentos e disseminando o conhecimento produzido/retido para as demais áreas. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES A partir do estudo realizado, fica evidente que somando o conhecimento com a tecnologia e as pessoas, as empresas adquirem êxito nos processos, utilizando o melhor da organização, através do estímulo contínuo da aprendizagem no ambiente organizacional, que possibilita à experiência da teoria somada à prática.

Na prática a Gestão do Conhecimento deve promover, estimular, planejar, capacitar, coordenar e controlar todos os processos, enriquecendo-os conforme a necessidade e tornando-os de fácil acesso à todos os envolvidos. Para tanto, é importante a percepção que o aprendizado promovido nesse processo é uma relação ganha-ganha, pois permite o crescimento pessoal, profissional e conseqüentemente organizacional. A Gestão de Pessoas é fator imprescindível para o sucesso organizacional, pois, com a valorização do fator humano os impactos como clima organizacional, trabalho em equipe, comunicação, criatividade e inovação, bem como possíveis conflitos interpessoais que possam surgir, podem ser gerenciados e minimizados pelo gestor/líder, o qual, tem grande influencia pessoal e profissional perante seus liderados. Curitiba: Ibpex, 2008. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Pesquisa. ed. São Paulo: Atlas, 2008 Eva Maria.

Técnicas de MUSSAK, Eugênio. São Paulo: Atlas, 2013 ZABOT João Batista M. SILVA L. C. Mello da. Aprendizagem e tecnologia: construindo a inteligência coletiva.

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