METODOLOGIA SEIS SIGMA

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Os avanços mercadológicos impulsionados pela globalização solicitaram maior aplicabilidade das ferramentas da qualidade (DALLA VALLE, et. al. Dentro desse contexto, o Seis Sigma se destaca como uma ferramenta da qualidade capaz de promover melhoria contínua e qualidade total. E, assim como as demais ferramentas da qualidade, pode ser aplicado em todos os setores, sua implantação é de simples compreensão e os métodos se destacam por sua eficácia (DALLA VALLE, et. al. sigma 308. sigma 66. sigma 6. sigma 233 99,97% 6 sigma 3. Fonte: (DALLA VALLE, et. E na busca por essa estabilidade no mercado global, as organizações precisam oferecer um serviço de qualidade aliado ao menor custo, considerando que um controle eficiente de custos permite não só o crescimento da empresa, mas também essa estabilidade buscada.

Como a evolução mercadológica é constante, as metodologias e ferramentas de gestão vão sendo aperfeiçoadas diante das novas necessidades do mercado. Posto isto, o Seis Sigma é uma das metodologias capazes de direcionar a organização para o aumento da eficiência nos seus projetos (BARCAUI, 2012). Uma gestão de projetos alinhada com o Seis Sigma proporciona maiores níveis de competitividade, fazendo com que o tema ganhe cada vez mais destaque no mundo dos negócios. Consequentemente com a disseminação do tema surgem diversas ferramentas e metodologias, que passam a ser desenvolvidas com o objetivo de garantir os resultados estabelecidos nos projetos (MARTINS; LAUGENI, 2015). Os autores Martins e Laugeni (2015), destacam que a aplicação do Seis Sigma ocorre a partir da estratégia DMAIC – Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar conforme descrito abaixo: • Definir: As metas são parte do planejamento estratégico da organização, e, portanto, é necessário que sejam definidas metas claras e objetivas permitindo assim, que sejam traçados os passos para alcançar as melhorias desejadas.

• Mensurar: Só é possível estabelecer e principalmente avaliar uma melhoria, a partir da capacidade de quantificar o sistema existente e também todas as mudanças que ocorrem após a aplicação das mudanças. Portanto, é necessário que a organização compreenda plenamente os seus processos, pois, somente a partir dessa análise é possível monitorar o progresso ruma as metas definidas no passo anterior. • Analisar: A análise do sistema atual permite que sejam levantados os dados dos principais pontos a serem melhorados, a partir desta quantificação é possível direcionar os esforços para os pontos mais críticos, reduzindo as inconformidades da mais grave para a mais amena. Vale ressaltar que essa análise deve se basear em indicadores sólidos, o que destaca a importância da etapa de mensuração dos dados.

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. O conceito de qualidade é influenciado por diversos fatores como cultura, expectativas e necessidades, além de ser vinculado diretamente com a opinião pessoal do indivíduo que o classifica. Podemos defini-la de acordo com Battikha (2014), como "propriedade, atributo ou condição das coisas ou das pessoas capaz de distingui-las das outras e de lhes determinar a natureza". Qualidade representa a forma de qualificar algo ou uma pessoa, mostrando seu lado bom, de um modo geral a expressão qualidade significa promover e recuperar a saúde das pessoas ou promover a eficácia e segurança nos mínimos detalhes, qualidade é fazer com que o produto produza o efeito esperado na vida de quem precisa dele, é superar as expectativas dos consumidores (CARPINETTI, 2012).

Conforme destaca Carpinetti (2012), a qualidade pode interpretada de diversas formas, pode ser produtividade para a empresa minimizando o desperdício envolvendo confiança, qualidade também é atender as necessidades e superar as expectativas, a qualidade é a excelência das atitudes no dia-a-dia, qualidade está relacionada com a percepção de cada um, lembrando que o conceito de bom é individual e não necessariamente pode ser o mesmo para um determinado grupo de indivíduos. Estabelecendo relação entre os autores, conclui-se que a qualidade aplicada a gestão de uma organização, independente do seu setor de atuação, é interpretada como o conjunto das características da entidade que lhe confere aptidão para satisfazer as necessidades explicitas e/ou implícitas, ou seja, a empresa é fiscalizada para garantir que seu produto esteja apto para ser oferecido ao cliente, e é explicita porque está declarada tem que ser feito e implícita quando se vai além da expectativa do cliente, sendo tomada alguma ação mesmo não sendo ela necessária (BUENO, 2013).

A gestão da qualidade tem como objetivo melhorar os processos internos de uma empresa através de ferramentas necessárias para monitorar e melhorar o desempenho de todas as áreas do interesse empresarial. A qualidade pode ser medida por atender ou não as expectativas e necessidades de quem utiliza o serviço. Além disso, cada pessoa tem uma visão diferente no momento de comprar um produto ou desfrutar de um serviço, pois, estarão baseadas naquilo que aprenderam, nas suas expectativas e em suas necessidades, que poderão ser distintas (GRECO, 2012). O autor Grego (2012), relata que embora alguns fornecedores não estejam preocupados com a questão da qualidade, outros buscam satisfazer a exigências dos clientes e superar as expectativas, criando assim um diferencial competitivo que se mantém em constante aperfeiçoamento devido a constantes mudanças no mercado e na necessidade dos clientes.

De acordo com Abreu (2015), a série de normas ISO 9001 tem como objetivo abordar, implementar e melhorar um sistema de gestão da qualidade tornando-se eficaz, para aumentar o resultado positivo para o cliente por meio do cumprimento das normas e suas necessidades. A base da estrutura dos Sistemas de Gestão de Qualidade ISO 9001 é estabelecer as diretrizes para melhoria do desempenho, em suma, as normas são baseadas em 20 elementos, que são: 1. Responsabilidades do Endereço; 2. Sistema de Qualidade; 3. Conferencia do contrato; 4. Ações corretivas e preventivo; 15. Manipulação, armazenamento, embalagem, conservação e entrega; 16. Fiscalização de registros de qualidade; 17. Reuniões internas de qualidade; 18. Treinamentos; 19. Esses princípios de gerenciamento de qualidade são os seguintes (MELLO, 2014). Tabela 1 – Princípios da Gestão Organização focada no cliente As organizações dependem de seus clientes e, portanto, devem entender as necessidades atuais e futuras dos clientes, atender aos requisitos do cliente e esforçar-se para superar as expectativas do cliente.

Liderança os líderes estabelecem a unidade de propósito e orientação da organização. Eles devem criar e manter um ambiente interno, no qual os funcionários possam se envolver totalmente na consecução dos objetivos da organização. Participação dos funcionários A equipe, em todos os níveis, é a essência de uma organização e seu total comprometimento permite que suas habilidades sejam usadas em benefício da organização. A melhoria contínua, se difundiu em todo o mundo, sendo copiada e implantada não só na indústria de origem, mas também em outras áreas da indústria e empresas prestadores de serviço. Há cada vez mais interesse pelo tema, e o mais importante é semear sua cultura, treinar e praticar as suas ferramentas.

No decorrer deste estudo serão apresentados conceitos acerca de ferramentas da qualidade que promovem um impacto significativo após sua implantação, além da melhoria contínua no setor implantado. TREINAMENTO O treinamento direciona o preparo para o desenvolvimento da força de trabalho em cargos específicos. Compreende-se por treinamento, o processo educacional de curto prazo, onde, a partir de um aprendizado sistemático e organizacional, são adquiridos conhecimentos e aperfeiçoadas habilidades técnicas para atender um objetivo específico (SENGE, 2010). As organizações estão sempre em busca da competitividade, por conta do seu vínculo direto com a sobrevivência e o crescimento da empresa. E a partir do amadurecimento de práticas gerenciais nos projetos, as organizações podem antecipar com maior clareza os resultados que serão obtidos com a execução, possibilitando maior planejamento estratégico e melhor direcionamento dos projetos (MARCONDES, 2016).

Uma gestão de projetos amparada por ferramentas da qualidade, demonstra sua eficácia ao proporcionar maiores níveis de competitividade, fazendo com que o tema ganhe cada vez mais destaque no mundo dos negócios. Consequentemente com a disseminação do tema surgem diversas ferramentas e metodologias, que passam a ser desenvolvidas com o objetivo de garantir os resultados estabelecidos nos projetos (MARCONDES, 2016). A exemplo disso, a ferramenta seis sigma proporciona maior confiança na execução do mesmo por dimensionar a capacidade de sucesso na gestão do projeto. Além de executar a medição, verificação, análise e avaliação dos resultados da implementação, sempre formalizando as mudanças para gerar comparativos e destacar resultados (AVILA; PAIVA, 2016). REFERÊNCIAS ABREU, Carlos Barroso. Gestão da Qualidade 1a ed.

Juiz de Fora: Faculdade Estácio de Sá, 2015. AURÉLIO, Dicionário. BARCAUI, André B. PMO: Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na prática. Rio de Janeiro: Brasport, 2012. BATTIKHA, M. G. CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: Conceitos e Técnicas. ed. ed. São Paulo: Atlas,2011. DALLA VALLE, Felipe Luis Zorzi et al. ABORDAGEM TEORICA DE GESTÃO DA QUALIDADE DIRECIONADA A METODOLOGIA LEAN SEIS SIGMA. Anais da Engenharia de Produção / ISSN 2594-4657, [S. Acesso em: 15 maio 2019. DANILEVICZ, A. M. F. Gestão da Qualidade de Obras. São Paulo: Gente, 2004 FRANCISCO, João. Por que o Gerenciamento de Projetos alinhado ao Seis Sigma? 2019. Disponível em <https://administradores. com. br/artigos/por-que-o-gerenciamento-de-projetos-alinhado-ao-seis-sigma> Acesso em 15 maio 2019 GRECO, R. ISO 9000 Quality Systems Handbook-updated for the ISO 9001: 2015 standard: Increasing the Quality of an Organization’s Outputs 7th Edition.

Routledge; 7 edition (July 19, 2017) LUCENA, L. C. ISO 9001:2000. Está chegando a hora! Banas Qualidade. Administração da produção. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. p. MATTAR, F. Capacitação e desenvolvimento de pessoas. Rio de Janeiro: FGV, 2012 PMI (Project Management Institute). Um guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Edição, ed: EUA Project Management Institute 2017. PRATES, G. pdf> Acesso em: 14 maio 2019 SANTOS, Adriana Barbosa; MARTINS Manoel Fernando. Modelo de de referência para estruturar o Seis Sigma nas organizações. Disponível em < http://www. scielo. br/pdf/gp/v15n1/a06v15n1 > Acesso em 15 maio 2019 SENGE, P. A Máquina que Mudou o Mundo. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.

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