PROJETO DE ARTIGO

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

A brincadeira faz com que os alunos assimilem melhor os conteúdos, de uma forma prazerosa, consequentemente desenvolvendo-se, melhorando suas habilidades motoras, intelectuais e sociais. As atividades lúdicas são indispensáveis para o seu desenvolvimento sadio e para a apreensão dos conhecimentos, uma vez que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente. Os jogos e as brincadeiras educativas mostram que o intuito das aulas lúdicas é ensinar se divertindo e interagindo um com os outros, educar e aprender se divertindo. JUSTIFICATIVA As atividades lúdicas e as brincadeiras é a melhor forma de aprendizagem que a humanidade inventou, pois é brincando que a criança se desenvolve e aprendem mais.

objetivos 3. objetivo geral Proporcionar a oportunidade das crianças da educação infantil, aprender e desenvolver as suas diferentes dimensões: afetivas, intelectuais e educacionais, através do lúdico em sala de aula. objetivos específicos • Estimular a aprendizagem, descoberta, o autoconhecimento, prazer e crescimento através das brincadeiras. • Identificar os níveis de aprendizagem da criança através dos jogos. • Desenvolver o gosto pelas brincadeiras e jogos, vivenciando situações que possibilitem a expressão do prazer, de conflito, de frustação, negociação e aprendizagem. Para superar as barreiras que os jogos propõem forma lúdica, as crianças reconhecem mais tarde a melhor forma de agir em certas situações cotidianas. A diversão e os jogos estão presentes em todas as etapas do desenvolvimento humano, sendo lúdica, a atividade essencial desenvolve a habilidades interpessoais, estimulando a criatividade.

A ludicidade é um tema atual, que está no epicentro das discussões pedagógicas. Vygotsky (2007) afirma que brincar "é uma atividade humana criativa, na qual imaginação, fantasia e realidade interagir na produção de novas possibilidades de interpretação, expressão e ação para as crianças. RAO, 2009). o jogo é tão importante na vida da criança como é o trabalho para o adulto [. ”, pois a educação com jogos lúdicos: [. além de explicar as relações múltiplas do ser humano em seu contexto histórico, social, cultural e psicológico, enfatizam a libertação das relações pessoais passivas, técnicas para as relações reflexivas, criadoras, inteligentes, socializadoras, fazendo do ato de educar um compromisso consciente intencional, de esforço, sem perder o caráter de prazer, satisfação individual e modificador da sociedade (ALMEIDA, 2003, p.

As brincadeiras são importantes para a criança. Por quê? As respostas são variadas: é um momento de divertimento, de desenvolver-se e aprender, a criança pode se expressar através da brincadeira, descarregar energia e agressividade, interagir com outras crianças. Aplicar o lúdico em sala de aula pode ser um pouco complexo, mas é um processo em que a criança se desenvolve, cresce e se torna humano. O lúdico deve estar sempre presente na prática pedagógica, para desenvolver o aspecto cognitivo dos alunos. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis (BRASIL, 1998, p. O LÚDICO NO COTIDIANO ESCOLAR As aulas tornaram-se exercícios repetitivos, fazendo com que as aulas se tornassem chatas e como consequência sem aprendizado, a escola pode utilizar jogos e brincadeiras para solucionar esse problema, despertando assim o interesse do aluno pela descoberta e aprendizado. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado.   BRASIL.  Referencial Curricular Para a Educação Infantil. v. Brasília: MEC/SEF, 1998. Homo Ludens. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996, 236p. ALMEIDA, Paulo Nunes. Dinâmica lúdica: Técnicas e jogos pedagógicos. UNICEF- United Nations Children's Fund.

Convenção dos Direitos da Criança. Disponível em:. unicef. pt/docs/pdf_publicacoes/convencao_direitos_crianca2004.

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