EQUOTERAPIA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO

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Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

com. br; 5Professor orientador, IFTM – Câmpus Uberlândia, email: susana@iftm. edu. br; INTRODUÇÃO A equoterapia é utilizada como ferramenta terapêutica para recuperação de pacientes com necessidades especiais ou deficiências físicas de forma interdisciplinar, integrando diversas áreas da medicina, equitação e educação. OBJETIVO Neste trabalho iremos analisar a equoterapia como ferramenta para melhorar a qualidade de vida de pacientes muitas das vezes, crianças, injuriadas por transtornos nervosos como: Síndrome de Aspenger, Síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade e o Autismo. Durante a sessão, os terapeutas ajudam e estimulam a fala, a linguagem, o tato, a lateralidade, organização e orientação espacial e temporal, memória, percepção visual e auditiva, direção, análise e síntese, raciocínio e diversos outros aspectos no praticante.

Porem ela tem restrições ou contraindicações por este motivo é imprescindível que o paciente passe por uma avaliação médica, psicológica e fisioterápica antes de iniciar o tratamento. Além dos estímulos físicos, o cavalo ainda proporciona como já citado, influência sensorial como seu cheiro característico, seu batimento cardíaco, a textura da pelagem, entre outros fatores, o que desencadeia por meio da afetividade a inserção social. Estudos realizados com autistas e suas alterações afetivo-comportamentais mostraram os benefícios da equoterapia nas aquisições sensório motoras, na flexibilidade e controle de tronco, no aprendizado, na conscientização corporal e na melhora comportamental. Nas figuras 1 e 2 são apresentadas atividades realizadas durante a equoterapia. br/especiais/osbeneficios-da-equoterapia-para-as-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em:10/09/2017 Freire, H.

B. G. Estudo de Avaliação Clínica Aplicada aos Autistas.

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