Sofrimento psíquico e religião

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

OBJETIVOS 6 2. OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6 3 JUSTIFICATIVA 7 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8 5 METODOLOGIA 17 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 21 REFERÊNCIAS 22 1 INTRODUÇÃO Neste trabalho, pretendo demonstrar os benefícios que a psicanálise traz para a religião neste ponto comum: sofrimento e culpa. Para entender melhor o sentido histórico o sentido do sofrimento e o termo usado para representar, devemos estar atentos ao que Ceccarelli (2005, p. que define a "psico-pato-lodge" composto por três palavras gregas: "psychê", que produziu a "psique", a "psique"; pathos que resultaram em "paixão", "excesso", "falecimento" [. O médico é um terapeuta, porque exerce a terapia: o cuidado em relação a Eros estabelece, assim, o equilíbrio motor para que o Eros seja liberado desse excesso. Ao destacar a palavras Cecarreli, o ser humano, que é apaixonado sobre a paixão, o sofrimento é sempre aquele que ama muito, que carece de algo que ele não sabe e que o torna dependência permanente outro.

Na Grécia pré-socrática (Pessotti, 1995), o sofrimento psíquico era uma punição de deuses irritados pelo orgulho dos homens. Para Homero, os atos temporariamente obscureceram a razão, tornando a loucura um estado de razão. Sendo o trabalho de Zeus, o homem não é responsável por sua loucura e nenhum estigma é imposto a ele. Objetivos específicos ou secundários • Mostrar o conceito de religião e suas práticas; • Exibir o sofrimento psíquico; • Como a psicanálise pode interver no sofrimento psíquico • Apresentar a importância de assumir a responsabilidade 3 JUSTIFICATIVA A presente pesquisa busca mostrar os principais acontecimentos que causam dor e sofrimento ao ser humano, juntamente com a importância de trabalhar a religião e o lado psíquico de cada pessoa.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4. Conceito de religião e suas práticas A religião que deriva do termo latino "re-ligare", que significa renovar o vínculo com o Divino, é a crença na existência do Deus Todo-Poderoso Criador do Universo. A Igreja (ekklesia), palavra grega para "assembleia" (APOSTOLUS S. PAULO, Atos dos Apóstolos), é entendida como a comunidade de todos os cristãos e como o corpo místico de Cristo presente. Entender sua criação e desenvolvimento envolve problemas epistemológicos, relações com outras áreas do conhecimento e sua contextualização ao longo da história. Não seria exagero dizer que Freud descobriu o universo dos impulsos que governam a vida do homem. E isso faz dele um representante legítimo das correntes naturalistas, tão importantes no final do século passado.

A psicanálise "é um procedimento de investigação de processos mentais, um método de tratamento de distúrbios neuróticos". Freud, (1922) Distúrbios neuróticos resultam de conflitos entre desejos inconscientemente censurados que tentam se manifestar através de representações aceitáveis. Tal sentimento decorre do medo inconsciente de ser incapaz de amar os outros de maneira suficiente e verdadeira, e em particular de não ser capaz de controlar os impulsos agressivos em relação aos outros: eles têm medo de estar em perigo de ser amado. Esse estado mental é chamado de" má consciência ", mas na realidade não merece esse nome, porque nesse estágio, o sentimento de culpa é obviamente apenas um medo da perda do amor, "ansiedade social". Em crianças, isso nunca pode ser mais do que isso, e em muitos adultos isso só muda até que o lugar do pai ou de ambos os pais seja assumido pela comunidade humana mais ampla ".

Freud, XXI) Freud (1930) define o mal-estar como essencialmente um sentimento de culpa e o define como o principal obstáculo ao projeto de civilização. Culpa na religião Desde o princípio, o homem era livre para escolher obediência a Deus e desobediência, o homem "incitado pela serpente" tomara a decisão errada: ele desobedeceu. Porque Deus não enviou Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para salvar o mundo através dele. Mas agora, sem lei, a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas, foi manifestada, isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que creem; porque não há distinção. Pois todos pecaram e são privados da glória de Deus; ser justificado livremente pela sua graça através da redenção que está em Cristo Jesus, a qual Deus propôs como uma propiciação pela fé em seu sangue, para demonstrar sua justiça deixando-o em sua paciência, reservada para crimes uma vez cometidos; para uma demonstração de sua justiça no tempo presente, para que ele seja justo e também justifique aquele que tem fé em Jesus (João 3: 16-17, Romanos 3: 21-26).

Através de seu sacrifício expiatório no Calvário, Cristo libertou a humanidade, tomando sobre si o castigo do pecado. Ele sofreu a agonia e a vergonha que merecemos sofrer pelos nossos pecados. Parte da premissa de que o sujeito deve ser perdoado e bem-sucedido, é necessário assumir a responsabilidade pelo que está acontecendo com ele, reconhecer que ele é um pecador, um ser suscetível a fracassos e erros. Desta maneira, ele desfrutará dos dons da graça. é o dom de Deus (Efésios 2: 8). Arrependa-se e converta-se, para que seus pecados sejam apagados, para que os momentos de renovação possam vir da presença do Senhor. ATOS DOS APÓSTOLOS, 3:19) 4. O apóstolo Paulo escreve aos gálatas; "Quem semeia colherá também. Gálatas 6: 7) Certamente você ficaria surpreso se plantasse milho e coletasse abóboras.

A lei natural diz que colhemos o que semeamos e isso também se aplica a outras áreas. Aqueles que se comportam mal com seus amigos perderão sua amizade. Toda ação tem uma consequência. Há uma passagem no livro de São Lucas, onde ele fala de dois homens que eles subiram ao templo para orar; um fariseu e o outro coletor de impostos. O fariseu levantou-se e orou assim: Deus, eu te dou graça, porque não sou como os outros homens, ladrões, injustos e adúlteros; nem assim como este publicano. Eu jejuo duas vezes por semana e dízimo tudo o que tenho. Mas o publicano ficou longe e não olhar para o céu, mas batia no peito, dizendo: "Deus, tem misericórdia de mim, pecador Eu digo-lhe que é para baixo para casa justificado, não celui-.

ali, pois quem se levantar será humilhado, e tudo o que cair será levantado (Lucas 18: 11-15). Hoje em dia, é comum que a palavra pecado provoque reações díspares. Em um extremo pode mobilizar tristeza, pânico, inibições severas. No polo oposto, pode haver devassidão, "indiferença", porque para essas pessoas, falar sobre esse assunto é "careta", desatualizado. Há aqueles que se afastaram completamente porque não acreditam em nada que fala de religião e aqueles que não suportam ouvir a palavra pecado. PLOSONE 2014) Eu acho que os extremos desses grupos podem existir como pano de fundo, um intenso sentimento de culpa inconsciente, forjado na infância dessas pessoas e não trabalhado por elas. Psicanálise Do ponto de vista psicanalítico, o sucesso terapêutico não é nosso objetivo principal; estamos mais dispostos a permitir que o paciente adquira uma compreensão consciente de seus desejos inconscientes, bem como assumir sua condição de ausência.

E podemos fazer isso trabalhando com as pistas que ele expõe e, com a ajuda de nossa técnica interpretativa, apresentar o complexo inconsciente à sua consciência com nossas próprias palavras. Haverá um certo grau de semelhança entre o que ele ouve de nós e o que ele procura, e o que, apesar de toda resistência, tenta nos forçar a acessar a consciência; e é essa semelhança que lhe permitirá descobrir o material inconsciente. O psicanalista tem uma vantagem inicial sobre o conhecimento; e o paciente segue seu caminho, enquanto a psicanálise não prometeu nada, até que a meta seja alcançada, parece tão distante que já é uma religião. Volcan SMA, 2003) 5 METODOLOGIA Esse estudo tem por objetivo realizar uma pesquisa empregue, uma vez que aplicará conhecimento da pesquisa básica para solucionar impasses.

Trazendo os tipos de pesquisa descritiva, Martins e Lintz (2009) referem que o estudo de campo objetiva à observação de fatos e fenômenos exatamente como ocorrem na realidade, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. Igualmente utilizado, o procedimento de pesquisa feito por intermédio de estudo de caso, trata das pesquisas circunscritas a uma ou poucas unidades, entendidas essas como uma pessoa, uma família, um produto, uma empresa, um órgão público, uma comunidade ou mesmo um país, possuindo um objetivo de profundidade e detalhamento (RUDIO, 2000). O presente trabalho apresenta-se como uma pesquisa descritiva efetivada através da técnica de estudo de caso.

Outra técnica de pesquisa inserida neste estudo é a bibliográfica, que consoante Martins e Lintz (2009) possui a abordagem metodológica mais frequente nos estudos científicos, eis que busca explicar e discutir um tema ou um problema com base em referências teóricas publicadas em livros, revistas, periódicos entre outros. Os autores também referem que esta abordagem de pesquisa reconhece e analisa contribuições científicas sobre determinado tema podendo delimitar se um material publicado pode ser fonte primária ou secundária, sendo que um livro cotejado em outras obras é fonte primária e, estas, por sua vez, são fontes secundárias em relação ao primeiro por se basearem nele para explicitar outras relações. Pode-se dizer que a interpretação na busca por um sentido mais amplo nas respostas, estabelecendo ligações entre os resultados da pesquisa, que são cotejados com outros conhecimentos anteriormente adquiridos traz o cerne da análise de dados (ANDRADE, 2000).

Assim, procedimentalmente a pesquisa adotará a técnica qualitativa, que segundo Martins e Lintz (2009) reflete um vínculo entre o mundo objetivo e a subjetividade de cada um, o que não pode ser traduzido em números, sendo a interpretação destes fenômenos é a base do processo, não buscando o uso de métodos e técnicas estatísticas, tendo o ambiente como fonte para coleta de dados, e o pesquisador como instrumento-chave. O presente trabalho busca a investigação científica acerca da análise de laudos e pareceres periciais e a incidência das normas brasileiras de contabilidade nos mesmos, sendo possível afirmar que o estudo proposto atende a um conjunto metodológico científico de procedimentos intelectuais e técnicos para que seus objetivos sejam atingidos (GIL, 1999).

CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Quadro 1 – Cronograma de execução das atividades do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso. REFERÊNCIAS BUSS PM, Pellegrini-Filho A A saúde e seus determinantes sociais. Deasy C, Coughlan B, Pironom J, Jourdan D, Mannix-McNamara P Psychological Distress and Coping amongst Higher Education Students: A Mixed Method Enquiry. PLOSONE 2014; 9(12):e115193. GAARDER, J. O mundo de Sofia, 2010. Freud, S. ICI, 05 / out / 2011 Lucas. Em: Bíblia Sagrada Tradução: João Ferreira de Almeida, Sociedade Bíblica do Brasil, SP, 1996. PAULO, S. Atos dos Apóstolos. In: Biblia Sagrada.

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