DESAFIO PROFISSIONAL CACAU SHOW

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

DESAFIO 4 1. OBJETIVOS DO DESAFIO 5 2. DESENVOLVIMENTO 5 2. PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 5 2. GESTÃO DE MARKETING 6 2. DESAFIO O caso destacado a seguir servirá de base para a resolução deste Desafio Profissional. Trata-se de um recorte de texto referente ao artigo intitulado: “Um Show de Cacau”, elaborado por José Francisco Rezende e Simone Mello, publicado na Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração (GV Casos), em 2016. Contudo, para a realização deste Desafio Profissional, selecionamos apenas alguns fragmentos desse artigo (com adaptações), com o objetivo de ampliar a discussão sobre temas retratados nas disciplinas norteadoras, dando destaque para o caso “Cacau Show” como parâmetro de análise. Dessa forma, por meio da análise do caso e seguindo os cinco passos elencados logo na sequência da leitura do texto, teremos a oportunidade de vincular algumas questões teóricas desenvolvidas durante o semestre com a situação proposta neste desafio 1.

OBJETIVOS DO DESAFIO Analisar o caso “Um Show de Cacau”, acerca das principais ações estratégicas realizadas pelo seu gestor no que diz respeito a clientes/ consumidores, distribuição logística, estratégia de vendas e marketing e custos operacionais. Tal conhecimento contribuiu para a elaboração efetiva do planejamento, assim como para desenvolver um programa de treinamento/ capacitação da força de vendas que atuava diariamente nas ruas. Além disso, também foi preciso buscar informações técnicas sobre o produto: como fabricar, conservar, embalar, e assim por diante. Nessa busca de aperfeiçoamento da qualidade, fez cursos de vários tipos, desde aqueles oferecidos por grandes fornecedores e revendedores de chocolate em barra até cursos tipicamente voltados para donas de casa. Compreender o consumidor se relaciona com o produto, serviço e com a marcar e como eles fazem suas escolhas pode impactar no momento de estruturar e pôr as estratégias na prática.

O comportamento do consumidor é essencial e importante para que uma empresa possa definir e estruturar sua área de marketing, sendo caracterizado pelas atividades mentais e emocionais que ocorrem no momento da seleção, compra e uso dos produtos. Visando não ficar dependente da demanda sazonal única ao ano, como é o caso da Páscoa, Alexandre buscou desenvolver outros produtos além daqueles oferecidos no período. O Cerejão, seu primeiro produto vendido ao longo do ano, contava com um recheio mais barato do que a massa de chocolate, podendo ser oferecido ao mercado consumidor com um valor mais acessível. Inicialmente, a distribuição foi realizada em padarias e mercadinhos do próprio bairro onde estava instalada a então sede da empresa: na Casa Verde. Era o próprio Alexandre quem levava os potes com os bombons para os balcões dos estabelecimentos.

Alexandre tinha muita experiência como vendedor e passou a frequentar todas as lojas, e com isso passou a conhecer o mercado, o perfil dos compradores de chocolates recheados, quais as dificuldades e oportunidades do negócio. Em 2011, a receita da empresa chegou a R$ 1,2 bilhão, contabilizando o movimento das lojas, posicionando-se como uma das maiores redes especializadas em chocolate do Brasil. A marca Cacau Show atingiu o índice de 96% de reconhecimento e é top of mind da categoria Lojas de Chocolate pelo Datafolha 2. PLANEJAMENTO DE VENDAS E LOGÍSTICA EMPRESARIAL Aos 14 anos, quando sua mãe estabeleceu a “primeira” Cacau Show, pegava os pedidos com as vendedoras porta a porta, passava ao fabricante e providenciava a embalagem e a entrega. Inicialmente, a distribuição foi realizada em padarias e mercadinhos do próprio bairro onde estava instalada a então sede da empresa: na Casa Verde.

Era o próprio Alexandre quem levava os potes com os bombons para os balcões dos estabelecimentos. lojas que comercializam em torno de 14 mil toneladas de chocolate ao ano. Em 2011, a receita da empresa chegou a R$ 1,2 bilhão, contabilizando o movimento das lojas, posicionando-se como uma das maiores redes especializadas em chocolate do Brasil. Para sustentar a expansão, a empresa possui quatro fábricas, que abrange 40 mil metros quadrados de área construída e não produz somente para atender a sua marca própria, mas também para terceiros, como marcas próprias de supermercados, com o nome IBAC – Indústria Brasileira de Alimentos de Chocolate. Buscando atender os consumidores cada vez mais exigentes na hora da compra, em setembro de 2011, Costa se associou a dois produtores de cacau da região do Espírito Santo, na compra de três fazendas que, juntas, ocupam uma área de 1.

hectares e valem, segundo especialistas, aproximadamente R$ 7 milhões. O próprio time de executivos é um exemplo de seu esforço para manter a empresa com uma estrutura enxuta. Abaixo dele há apenas dois diretores, um de operações e outro comercial. Costa também cuida pessoalmente de cada negociação, desde a compra de máquinas até o acerto com agências de publicidade. No ano passado, recusou-se a contratar uma construtora para gerenciar as obras de expansão. Decidiu ele mesmo supervisionar a construção Para tanto, opera um sistema em que os franqueados têm dia e hora a cada semana para fazer pedidos, despachados por meio de uma frota terceirizada de até 40 caminhões. Inserido nesta etapa encontra-se as formas de distribuição do produto ou serviço, pós-venda, pontos de venda, e tudo aquilo que aproxime e facilite a compra para o consumidor.

O quarto e último P, refere-se à Promoção, onde abrange as ferramentas e ações de comunicação necessárias para a divulgação do produto ou serviço, com foco em levar a informação até um determinado público com as vantagens e pontos fortes. É nesta etapa que se encontra a publicidade. Diante deste contexto, é possível então criar um planejamento estratégico de marketing estabelecendo um posicionamento para o público-alvo. Porem existe algumas variáveis que influenciam no planejamento. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS DANTAS, Edmundo Brandão; ROCHA, Leny Alves; COELHO, Claudio Ulysses F. Senac. DN. Gerência de Marketing. Senac/DN/DFP, 1997. edu. br/cead. Acesso em: 25 maio 2018. ZENONE, Luíz Cláudio. Marketing Social.

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