A gestão na Educação Infantil

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Como ocorreu no Brasil. As primeiras instituições de Educação Infantil tinham caráter assistencialista, atendendo as crianças com nível social e econômico mais baixo. Nas últimas décadas houve alterações na legislação brasileira em prol da educação infantil. A criança, de acordo com a Constituição de 1988, é considerada um sujeito de direitos e reconhece a educação de crianças de 0 a 6 anos sendo um direito do cidadão e dever do Estado, com caráter educativo e não mais assistencialista. O cuidar e o educar são indissociáveis para com as crianças em instituições infantis e tem que estar presente em todas as ações daqueles que lidam com as crianças. Não sendo diferente no ambiente da escola, a gestão democrática mobiliza as pessoas para atuar efetivamente na escola, a participar da transformação da realidade.

Não o que manda e o que é mandado, neste sistema, todos são convidados a participar de forma construtiva e reflexiva como sujeitos críticos que constroem e desconstroem saberes, formando os indivíduos para a vida, diferentemente do sistema burocrático que tem como característica o mero acúmulo de informações e aptidões ditadas pelo mercado. A construção do cotidiano tem que ser mediante ação coletiva com a comunidade escolar participando da produção do conhecimento pedagógico. Diferente do que é bastante utilizado pelas instituições de educação infantil atualmente. As mesmas ainda utilizam o excesso de burocratização, centralização de poder, chamada de gestão autoritária. Referências: FLORES,V. M. da S. TOMAZZETTI,C. M. Florianópolis, UFSC, out.

Anais. Disponível em: <http://37reuniao. anped. org.

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