Responsabilidade social empresarial e sustentável

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Finanças

Documento 1

A responsabilidade das entidades (públicas ou privadas), em especial das empresariais, não é um assunto pacificado, conquanto seja reconhecida a sua importância. Ainda assim, há uma movimentação mundial para que seja dada mais magnitude ao tema, exatamente por isso este tem tomado proporções mundiais, como pode ser percebido nas propostas apresentadas na Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), que (13 a 22 de Junho de 2012) abordou temas como Economia Verde e Estrutura Institucional para o Desenvolvimento Sustentável e fora realizada no Brasil. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E EMPRESA SUSTENTÁVEL Antes de dar seguimento ao tema, há que se aprofundar no conceito de duas palavras, são elas: responsabilidade e sustentabilidade. RESPONSABILIDADE Responsabilidade, na língua portuguesa, significa “Dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de outrem” (Dic.

Online de Português), segundo esta definição a responsabilidade não ocorre apenas no que se refere às ações realizadas apenas pela própria pessoa, pode haver obrigação também quando há terceiros envolvidos. A maximização de lucro por vezes é deixada de lado, sendo priorizados projetos sociais, que contam com apoio inclusive de empresários de pequeno, médio e grande. Há a ampla difusão dos impactos e perigos da poluição ambiental, ações de empresas para fazer a reciclagem e coleta ideal de seus resíduos, política de eliminação de desperdícios (que ajudam tanto no fator ambientam, quanto na diminuição de custo), outros aspectos também ligados a fatores sociais tais como, trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, elementos que por diversas vezes influencia na escolha de determinadas marcas pelos consumidores.

A partir desta maior consciência social com aspectos sustentáveis, resta evidente a escolha de bens e serviços que são oriundos de empresas que mostram preocupação e atuam de fato na causa ambiental e na utilização sustentável dos recursos naturais. Verifica-se, portanto, que os objetivos referentes às responsabilidades das empresas foram expandidos (não tendo apenas como objetivo a aferição de lucro) ou redirecionados a fim de contribuírem também com sua função social mais ativa no corpo social. Justamente por conda desses fatores supracitados foi criado o chamo marketing verde, que é um dos mais novos nichos do marketing, ele é voltado a atender as demandas de clientes que requerem que as empresas façam algumas modificações nos processos de fabricação de seus produtos a fim de ajudar na preservação e aumentar a qualidade ambiental, além de servir também para atender às diversas legislações ambientais que vem surgindo.

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