FILOSOFIA, ÉTICA E EDUCAÇÃO

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

O homem sempre buscou respostas acerca de sua origem, qual o objetivo da sua breve estadia na terra, e; sobretudo, para o seu destino. A filosofia, portanto, difere em muito das demais ciências conhecidas que tem como restritos o seu campo e objeto de estudo (Geologia – as rochas, Zoologia – a vida animal, Botânica – as plantas, etc. O “amor ao saber” na tentativa de compreender esse universo místico transcende o campo experimental e discute assuntos de caráter metafísico, como por exemplo, a origem do universo, a essência da natureza humana, a fé e a razão, etc. na sua busca constante pela verdade. A Filosofia apresenta suas peculiaridades estabelecidas em conceitos que perpassam a história se tornando cada vez mais racionais, mostrando desde seus primórdios que a relação da fé com a razão possui tanto intensos momentos de conflitos quanto instantes de paz comumente acordados.

ÉTICA EDUCACIONAL A ética encontra-se presente nas altercações concernentes à maneira humana de se comportar, em linhas gerais, do agir humano e sua aplicação é de extrema necessidade diante de certas dificuldades apresentadas por pessoas ao nortear seu comportamento, orientando-o conforme a realidade contemporânea do convívio social. Dessa forma, a ética vem representar uma das questões que deve participar de maneira ativa como um dos principais alicerces sempre presente na reflexão e dialética entre os indivíduos quando tratarem acerca do bem e do mal, da justiça e na falta dela, do que é correto e o que representa o errado, nos remetendo aos princípios ideais e valores morais da conduta humana, Segundo Vázquez: “A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano.

enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar à racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis” (Vasquez, 2003, p. Concordando, portanto, com a assertiva do autor, pode-se salientar que a ética em seu sentido lato tem como fito o bem estar comum, objetivando harmonizar os interesses de cada individuo com os interesses da sociedade, tendo como intuito primaz, fornecer privilegio ao bem-estar comum, estabelecendo obviamente, preceitos gerais. Infere-se, portanto, que nenhum agrupamento de indivíduos, uma comunidade, por assim dizer, seria capaz de coexistir, de sobreviver e prosperar sem que houvesse um conjunto de princípios e normas que definissem a natureza de comportamento socialmente recepcionado como ético. Assim, podemos afirmar que educar é, por essência, uma atividade ética, tendo em vista as consequências para a vida dos educandos”.

MORETTO, 2001). À luz dessas assertivas, podemos afirmar que ensinar, exige-se ética, e, nesse campo da ética, constata-se que possuir ética constitui-se um compromisso social e político, é tratar de um conjunto de relações, é o exercício de respeito às normas e às regras em linhas gerais. FILOSOFIA APLICADA À EDUCAÇÃO Como podemos definir “Educação”? Aurélio Buarque de Holanda em seu dicionário (2ͣ Ed. sintetiza o que os filósofos normalmente definem como educação: “1. Podemos citar como exemplo o seguinte: o fato de passar a um jovem o conhecimento da mecânica como a ciência que investiga os movimentos e as forças que os provocam desde a fabricação e manejo de peças aos reparos e manutenção necessários, não dá a esse indivíduo nada além do que ele poderá utilizar em benefício próprio.

Educá-lo para ser um mecânico é diferente. Pressupõe que esse jovem, além de conhecer as técnicas da mecânica como um todo, será moralmente correto no exercício da profissão e estará bem inserido na sociedade e no mercado de trabalho como um mecânico profissional. O ensino encontra-se, portanto, na base do aprendizado em uma área específica de atuação sem mudar necessariamente a personalidade do aprendiz. Mas a educação vem existir quando o ensino transcende o campo específico de determinada disciplina para acrescentar à personalidade do indivíduo conhecimentos para o comportamento ético. Iniciação à História da Filosofia - dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2006. GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Ed.

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