Brinquedos e Brincadeiras

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Assunto. Assunto. De 3 a 5 palavras que facilitem a busca pelo trabalho) Sumário Introdução 6 Capítulo I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 Capítulo II – METODOLOGIA 9 Capítulo III – ANÁLISE E DISCUSSÃO 9 Considerações finais 11 Referências bibliográficas 12 APÊNDICE (SE HOUVER) 13 Anexo I (Se houver) 14 ​ Introdução Diante da busca ao entender a relação das brincadeiras com o universo infantil, é trazido um contexto histórico sobre o desenvolvimento do conceito infância. Partindo de uma visão do início do feudalismo onde a infância era reduzida, e logo a criança era tratada como um pequeno adulto, com mesmas atividades e obrigações. Para então discutir a relação religiosa para construção de um espaço infantil no desenvolver de uma criança, para enfim chegar a ideia de creche, capaz de discutir o surgimento da educação infantil.

Pois estes trouxeram a construções de creches que permitia que mãe deixassem seus filhos, habilitando-as para o trabalho. Estas instituições faziam um trabalho assistencialista, tendo como marco para educação a italiana Maria Montessori. ENTENDENDO O BRINCAR A brincadeira traz um histórico partido dos saberes passados por geração, décadas atrás os adultos passavam seus conhecimentos sobre o brincar e crianças o reproduziam. Bueno (2010) traz sua visão sobre esta época: “Em décadas passadas, as crianças brincavam a partir dos saberes que eram passados por avós, tios e tias ou até mesmo do seu vizinho. Mas com o passar dos anos, houve mudança nas formas de brincadeiras, bem como nos próprios brinquedos. Para uma criança muito pequena os objetos têm força motivadora, determinando o curso de sua ação, já na situação de brinquedo os objetos perdem essa força motivadora e a criança, quando vê o objeto, consegue agir de forma diferente em relação ao que vê, pois ocorre uma diferenciação entre os campos do significado e da visão, e o pensamento que antes era determinado pelos objetos do exterior, passa a ser determinado pelas ideias.

” (200?) Mais uma vez Rolim e Guerra (2008) traz uma relação importante entre o desenvolvimento da criança com a brincadeira: “O brincar estimula a criança em várias dimensões, como a intelectual, a social e a física. A brincadeira a leva para novos espaços de compreensão que a encorajam a prosseguir, a crescer e a aprender. RELAÇÕES DE APRENDIZADO E A BRINCADEIRA A criança, ao brincar, desenvolve sua personalidade, desenvolve os processos cognitivo e motor, compreende informações e organiza emoções. Moreira et al. BRASIL III; 1998, p. ​ Capítulo II – metodologia O segundo capítulo é dedicado à apresentação do método utilizado para a realização da pesquisa. Deve conter o porquê e a justificativa do método escolhido. Qual instrumento utilizado (questionário, entrevista.

Local da pesquisa. Campinas, n. p. BUENO, E. Jogos E Brincadeiras Na Educação Infantil: ensinando de forma lúdica. f. SANTOS, K. N. VIEIRA, L. A importância dos jogos e brincadeiras no processo ensino aprendizagem na educação infantil. curso de pedagogia). TAVARES, F. R. R. O Jogo E A Brincadeira No Desenvolvimento Infantil. f. ​ Anexo I (Se houver) ​ Contém os elementos complementares que, no momento da redação, não foram passíveis de incorporação ao texto principal. Em geral são documentos, fotos, tabelas e devem ser numerados e referenciados no momento em que são citados no texto. ​ O ANEXO apresenta dados disponíveis na literatura, anexados ao trabalho.

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