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Trabalho contem 33 paginas incluindo os elementos pre e pos textuais, com referencial teorico, um projeto de ensino e mais 10 planos se aula.
O tema abordado foi: conhecendo as regioes territoriais Brasileiras.
Segue as normas da ABNT.
Os processos de ensinar e aprender são fundamentais para a educação onde se constrói o aprendizado e se transmite valores e conteúdos.
A ciência geográfica reflete e discute o pensamento regional, tornando-se a região um conceito importantíssimo para a disciplina de geografia, então o conteúdo onde se estuda as regiões torna-se importante no ensino-aprendizado dentro de sala de aula.
"Este projeto tem como temática a geografia regional, ensino e práticas docentes do professor de geografia, visando transmitir o conceito e conhecimento das regiões brasileiras.
O ensino de geografia envolve a vivência dos alunos juntamente com os raciocínios concepções de forma que o aluno aprenda a ler os acontecimentos vividos, problematizando com os saberes adquiridos..."
Referencial teorico:
"O projeto de ensino foi feito através de levantamento bibliográfico de autores que refletem sobre o tema proposto, Dentre as propostas defensoras do ensino de geografia no ambiente escolar, destaca-se a de Cavalcanti (2003; 2002), Vygotsky (1991), Kishimoto (2001), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, nº. 9.394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 1997) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998), Callai (2010), Vesentini (1994) e Froebel (1913), entre outros, buscando adquirir informações e explicações para solucionar as dúvidas que surgiram diante da escolha do tema. Utilizar-se-á na pesquisa métodos de forma qualitativa através da observação do ambiente e comportamento ligados a determinado público.
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Buscou-se também apoio para a elaboração do projeto de ensino em livros, artigos de periódicos e revistas especializadas, material disponível na internet, em sites de busca científica como o Google Acadêmico e o Scielo, além do que se encontra também disponível no acervo da Biblioteca Digital da Unopar Virtual.
A Educação engloba os processos de ensinar e aprender, sendo uma construção de conhecimentos por parte do educador e aluno. O processo de ensino-aprendizagem não significa apenas uma transferência de conteúdo, mas um desenvolvimento que perpassa as experiências vividas e aprendidas ao longo do tempo, consistindo numa aquisição de conhecimentos.
Neste processo de ensino-aprendizagem, o professor é um agente que atua em conjunto com seus alunos, onde há uma troca constante de conhecimento e informações. Se o professor é um mediador do processo para afirmação do aluno e se a qualidade desta “mediação interfere nos processos intelectuais, afetivos e sociais do aluno, ele tem tarefas importantes a cumprir”. (Cavalcanti, 2002, p.20)."..Ocultar
Foram utilizados diversos materias entre eles: parametros curriculares nacionais; sites da internet; livros; grandes autores; mapas....
AQUINO, J. O aluno, o professor e a escola: Prática de ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF 1988.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Historia e Geografia. 3ª ed. Brasília: MEC/SEF/MS, 1999 Geografia, (2º ciclo, p. 104).
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia, 1998.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília: MEC/SEF, 2001.
CALLAI, H. C. Aprendendo a Ler o Mundo: A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005.
Disponível em: . Acesso em: 21 fev
Mostrar todos. 2019.
CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 2003.
. A Geografia Escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2008.
(Alem destas referencias acima, tem outras citadas no trabalhoOcultar
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