A IMPORTÂNCIA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO AMBITENTE ESCOLAR

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Esta premissa busca analisar a educação ambiental em seus desafios de fixação na sociedade e sua relevância para o homem e meio ambiente. O desfecho deste estudo é por meio de revisão de literatura, embasada em vários autores buscando fornecer informações relevantes sobre a temática. Palavras – Chaves: educação. Ambiente. Indivíduo. Com tanta brutalidade cometida pelo homem contra a natureza, pesquisadores e organizações públicas e privadas passaram a realizar manifestações, com a finalidade de instituírem normas a serem articuladas na sociedade, com intuito de minimizar os impactos das atividades humanas no meio ambiente. As ONU junto a demais órgãos instituíram políticas ambientais, em especial estabeleceram como dever da escola em conscientizar os educandos para respeitarem o meio ambiente em suas necessidades.

Porém muitos são os desafios para o processo de conscientização ambiental do indivíduo. A escola necessita trabalhar a educação ambiental com princípios pedagógicos, buscando desenvolver nos educando uma postura reflexiva e ativa quanto aos cuidados com o meio ambiente. A sociedade quando conscientizada dos seus deveres a serem realizados no meio ambiente passa a agredir menos, visa a sustentabilidade como princípio a ser desenvolvido em conjunto com o desenvolvimento econômico, atuando assim de forma positiva para assegurar melhores condições de vida. Durante a conferência foi priorizada que o ambiente escolar deve dar maior ênfase à conscientização dos educandos na educação ambiental. E que os docentes estejam qualificados para instruir neste processo, a escola deve fornecer os recursos necessários para boa execução do EA (PREDINI, 1997).

Conceitos sobre a Educação Ambiental Segundo Antunes (2004), a Educação Ambiental - EA foi instituída com a finalidade de desenvolver práticas de sustentabilidade nas relações entre homem e natureza. A EA também favorece no processo de identificação de problemas ambientais e realização de medidas mitigadoras. A atuação da EA na sociedade é de suma importância. A libertação autêntica, que é a humanização em processo, não é uma coisa que se deposita nos homens. Não é uma palavra a mais, oca, mitificante. É práxis, que implica a ação e a reflexão dos homens sobre o mundo para transformá-lo” (Freire, 1988, p. É relevante destacar que a educação permite a inclusão de direitos seja eles para a sociedade quanto para a natureza.

É notório que o homem pensa em primeira instancia em seu desenvolvimento socioeconômico, usufruindo dos mais variados recursos existentes para alcançar tal objetivo, porém diante do descaso com o meio ambiente surgiu a necessidade de inclusão dos direitos a este meio, necessitando primeiramente educar a sociedade para cumprir normativas que valorizem os recursos disponíveis, contribuindo assim para uma vida melhor (DUARTE, 2002). O docente em especial nas disciplinas de ciências, biologia, geografia faz abordagens da educação ambiental e o mesmo deve propõe situações que estimulem as ações dos educandos durante o processo de conscientização e apropriem-se dos conhecimentos para colocados em prática nas diferentes vivencias (ARAÚJO, 2004). A realização de atividades construtivistas na educação ambiental, favorece para a construção de saberes significativos.

Sendo relevante a formação de professores, em que proporciona: a) a análise da complexidade ambiental por ser desenvolvida em ambiente real, não simulado ou fictício; b) tomar consciência das inter-relações ecológicas, sociais, econômicas e políticas do mundo moderno; c) adquirir conhecimentos ambientais e pedagógicos, fundamentais para a compreensão dos problemas ambientais e tomadas de decisões no âmbito pedagógico e social (ARAÚJO, 2004, 76). Para a atuação docente ocorrer com êxito é necessário que o mesmo tenha uma visão crítica reflexiva dos diferentes problemas ambientais. O processo de transmissão de conhecimentos sobre a educação ambiental deve ocorrer de forma interdisciplinar, o docente deve realizar a prática docente com princípios pedagógicos, como métodos inovadores e vivencias para o educando associar as teorias vivencias e colocá-las em prática, em especial nesta temática medidas que possam contribuir na conscientização e realização de práticas de educação ambiental (GERALDI & PEREIRA, 1998).

É relevante que a prática da sustentabilidade seja realmente realizada pela sociedade, para as futuras gerações terem uma boa qualidade de vida (BRANDÃO, 2008). Frei (2000: 24), ressalta sobre a importância da sustentabilidade: Urge que assumamos o dever de lutar pelos princípios éticos fundamentais como o respeito à vida dos seres humanos, à vida dos outros animais, à vida dos pássaros, à vida dos rios e das florestas. Não creio na amorosidade entre mulheres e homens, entre os seres humanos, se não nos tornamos capazes de amar o mundo. A ecologia ganha uma importância fundamental neste fim de século. Ela tem que estar presente em qualquer prática educativa de caráter radical, crítico ou libertador (. Instituto Teotônio Vilela, 2004. BERTÉ, R. Educação ambiental construindo valores de cidadania.

Curitiba: Champagnat, 2004. BRANDÃO, C. Ilhéus: Editus, 1999. DIEGUES, A. C. S. Desenvolvimento sustentável ou sociedades sustentáveis - da crítica dos modelos aos novos paradigmas. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. GERALDI & PEREIRA (org. Cartografias do Trabalho Docente. Campinas: Mercado de Letras. REIGOTA, M. O que é educação ambiental. Cortez, São Paulo, 1994. SADER, E. A ecologia será política ou não será. UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien). Tailândia: Unesco, 1991. Disponível em: Acesso em: 20 set. Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para uma ação compartilhada.

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