Gerenciamento de Custos de Produção e Vendas nas indústrias

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Aurélio Oliveira dos Santos AUGUSTINÓPOLIS – TO 2017 ÍCARO GOMES DE SOUSA A INFLUÊNCIA DO GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E VENDA NAS PEQUENAS INDÚSTRIAS Aprovado em_____/_____/________ Examinadores: ________________________________________________________________ Profª (examinador) Esp. Em ________________________________________________________________ Prof (examinador) Esp. Em ________________________________________________________________ Profª (examinador) Esp. Em Comitê de Orientação: ________________________________________________________________ Profª (orientador) Esp. Em Conceito Final: ________________________ AGRADECIMENTOS Primeiramente agradeço a Deus por estar sempre do meu lado, durante todas as dificuldades ao longo de minha vida acadêmica e por ter me dado foças para nunca desistir. Quadros 02 - Custos Fixos. Quadros 03 – Custos Variáveis. Quadros 04 – Margem De Contribuição. LISTA DE TABELA Tabela 01 – Pontos De Equilíbrios. Tabela 02 – Fórmulas Da Margem De Segurança. O trabalho é um estudo bibliográfico, resultante de pesquisas em livros, artigos, e quanto aos seus objetivos, uma pesquisa descritiva e exploratória, e sua abordagem qualitativa.

Os resultados tornaram possível evidenciar o quanto é importante um gerenciamento de custos nas pequenas indústrias, razão pela qual considera-se ter alcançado os objetivos proposto no sentido de contribuir com as informações apresentadas na melhoria do processo de gerenciamento das pequenas indústrias. Palavras chaves: Gerenciamento: Custos: Produção: Venda. ABSTRACT The job deals with the influence of the management of production and sales costs in small industries, since the management of production and sales costs is of great importance in the growth of industries, especially in order to contribute to efficient decision making. Starting from the problematic: what is the influence of these costs of production and sale in small industries? The main objective of this study is to discuss the influence of the management of production and sales costs in small industries, as well as to present ways of managing production and sales costs, as well as to present ways of managing production and sales costs, which Applied in their essence bring benefits of efficiency and effectiveness to the industries, highlighting the disadvantages in not having an adequate management of costs.

Custos Diretos 19 2. Custos Indiretos 19 2. Custos Fixos 20 2. Custos Variáveis 21 2. ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME/LUCRO 22 2. A FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA COM BASE NO CUSTO DO PRODUTO 30 3 METODOLOGIA 33 3. TIPO DE PESQUISA 33 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 35 REFERÊNCIAS 37 1 INTRODUÇÃO O gerenciamento de custos das pequenas indústrias tem uma grande importância para o desenvolvimento econômico, pois tem como finalidade de disponibilizar informações para os gestores tomarem suas decisões. Saber e entender os custos de produção e vendas é de suma importância para as indústrias, através deles pode definir as estratégias da empresa além de ser uma ferramenta primordial na maximização do lucro. De forma abrangente o gerenciamento de custos possui grande influência nas indústrias. Desta forma a grande influência do gerenciamento de custos pode vim a contribuir com as empresas de forma a obter um melhor desempenho no atual mercado caracterizado pela acirrada concorrência.

refere-se à contabilidade como “uma ciência medidora e tradutora das atividades e situações referentes à economia e ao social, por essência”. A Contabilidade registra, orienta, classifica, controla, e sintetiza esses fatos, produzindo os relatórios financeiros (demonstrações contábeis), que permitirão a mensuração do Patrimônio e a decisão do resultado em um determinado período (MONTOTO, 2012. Contabilidade é uma ferramenta que fornece informações úteis e necessárias de cunho econômico para tomada de decisão interna e externa da empresa, ou seja, é caracterizada como uma ciência que tem obrigação de controlar o desenvolvimento do patrimônio de uma empresa para análise da situação econômica (MARION, 2015). Ainda segundo o autor, no que se refere ao conceito de Contabilidade é necessário frisar que a mesma pode ser empregada nos segmentos públicos e particulares, isto envolvem empresas comerciais, industriais, bancárias e outros.

Diante do exposto, a contabilidade dependendo do usuário e da informação que o mesmo deseja obter, pode assumir diferentes formas para atender ao suprimento dessas informações, assim sendo, dentre essas formas ela pode apresentar-se como a contabilidade gerencial e a de custos. A grande importância do relacionamento entre custo e o produto feito, e os custos fixos e variáveis que sempre levam em consideração o valor total do custo e o volume de produção do período (MARTINS, 2010). Para atender à finalidade e à análise os custos devem ser classificados, que conforme explica (Megliorini, 2007), diz que, são duas classificações básica dos custos que é enquanto à identificação ao produto produzido ou vendido, direta ou indireta e também quanto ao volume produzido ou vendido que pode ser de maneira fixa ou variável, conforme a quadro a seguir; Quadro 01: classificação dos custos Classificação Categorias Quanto à identificação Diretos “Custos diretos, são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de seu consumo nesta fabricação” (VICECONTI e NEVES 2013, p.

Indiretos Incidem no processo produtivo devido a fabricação de diversos itens, no entanto, não há como distribuí-los unitariamente a cada produto sem o rateio (BONFIM e PASSARELLI, 2006 Quanto ao volume produzido Variáveis São os que Continuam vinculados a produção da empresa, refletindo o aumento ou queda no nível de atividades realizadas na indústria (BORNIA, 2002). Fixos Se mantem constante independentemente do volume de produção (WERNKE 2001). Fonte: Referências (vide quadro) - Elaboração pelo autor 2. Custos Fixos Os custos fixos são custos de estrutura, que ocorrem período após período sem variações ou cuja variações não são consequências de variação do volume de atividades em períodos iguais, isto é, os custos totais permanecem praticamente igual, mesmo que a base de volume escolhida como referencial varie (DUTRA, 2010).

Os custos fixos são aqueles que não se alteram devido a produção como por exemplo, aluguel, seguros e entres outros. Portanto “pelo fato de existirem mesmo que não haja produção, não são considerados como custo de produção e sim como despesas, sendo encerrados diretamente contra o resultado do período” (VICECONTI E NEVES, 2013 p. Quadro 02: custos fixos Custos fixos Aluguel da fabrica R$ 10. Quantidade produzida da indústria Valor / Variação Mês 01 100. Quantidade produzida da indústria Valor/ variação Mês 01 100. Mês 02 150. Mês 03 200. Fonte: Dados fictícios - Elaboração pelo autor De acordo com o quadro 03 foi possível observar que quanto mais a indústria produzia, mais elevada será a energia elétrica da indústria. Custos variáveis são os custos que variam em função da variação do volume da atividade, ou seja, da variação da quantidade produzida no período, quanto maior o volume de atividades do período maior será o custo variável (DUTRA 2010).

MC = PV – CVU Onde: MC = Margem de Contribuição; PV = Preço de Venda; CVU = Custo Variável Unitário. Fonte: Garissonn e Norenn (2001) Segundo Crepaldi (2010), a MC é a diferença entre o preço de venda do produto e a soma dos custos totais ou unitários, apontando a parcela de lucro de cada bem, produto ou serviços. A partir das informações encontradas na margem de contribuição, terá uma grande influência na, minimização de seus custos e maximizando os lucros. Ponto De Equilíbrio O ponto de equilíbrio (PE), é a área de estabilidade da empresa, onde a mesma não terá um prejuízo, porém não terá condições de um possível investimento, portanto o ponto de equilíbrio é o nível de operações em que a empresa iguala custos e despesas com receitas.

Existem estudos que desconsideram certos custos e despesas e acrescentam outros, tais como depreciações, gastos financeiros, remuneração de capital próprio ou de terceiros. “o ponto de equilíbrio é um nível de atividades em que a receita apenas cobre os custos e as despesas, não proporcionando resultados”. Figura 02 – Ponto De Equilíbrio Fonte: Bruni e Fama, (2012). O PE é calculado da seguinte forma PE = CF/MCU onde PE = Ponto de Equilíbrio; CF = Custos Fixos; MCU = Margem de Contribuição Unitária (BRUNI e FAMÁ, 2012). Neste sentido o ponto de equilíbrio é o ponto em que o lucro é zero, ou seja, se o volume de vendas da indústria for um número maior que o PE a empresa passa a gerar lucro, no entanto, se for um número de vendas for abaixo do PE a empresa terá prejuízos.

Ponto De Equilíbrio Contábil (PEC) No ponto em que as vendas forem suficientes para cobrir as despesas e custos fixos, então este se tona o ponto sem lucro ou prejuízo, que é denominado ponto de equilíbrio contábil (CREPALDI, 2010). Neste sentid, segundo Bruni (2010, p. “o ponto de equilíbrio financeiro apresenta o volume de vendas, em quantidades ou em unidades monetárias, para uma geração de caixa igual a zero”. Segundo Bornia (2010, p. “no ponto de equilíbrio financeiro os custos considerados são apenas os custos desembolsados, que realmente possuem vínculo financeiro com a empresa”. Informa quanto a empresa terá que vender para não ficar sem dinheiro para suprir suas necessidades de desembolso. Para Hernandes, Oliveira e Costa (2006), sistema de custeio tem como principal função determinar o custo ocorrido no processo de produção de bem ou prestação de serviços.

O sistema de custeio ajuda no planejamento de uma indústria através do fornecimento de informação oportuna, confiáveis e de qualidade, e em tempo útil, essencial para a tomada de decisão por parte dos administradores (KRISHNAN, 2006). Os sistemas de custeio são classificados em custeio por absorção e custeio baseado em atividade (ABC), o formato como os custos dos produtos e venda são determinados poderá ter um impacto significativo nas análises internas, e no relatório financeiro de rentabilidade, assim como nas decisões da gestão de uma organização (NOREEN et al, 2008). Custeio por absorção O sistema por absorção, é um sistema utilizado devido sua facilidade, porém, devido essa facilidade ele não é tão rico nas informações, por trabalhar todos os custos juntos.

Portanto para Silva (2008), o custeio por absorção classifica os custos em diretos e indiretos, com a sua probabilidade de serem apropriados aos produtos. “afirma que: O custo ABC é definido como um método de custeamento que atribui primeiro os custos para as atividades, e depois aos produtos, baseado no uso das atividades de cada produto”. O método ABC é um método de apropriação de custos. No ABC, é importante frisar que às analises que contemplam diversos objetos de custo, adquirir por si mesmo como uma ferramenta indispensável para a toma de decisão estratégica, além de uma análise mais cuidadosa dos custos, e identificando todos os fatores aos quais eles são sensíveis (FERREIRA, 2007). GERENCIAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E VENDA Considerando que o objetivo do trabalho foi discorrer sobre influência do gerenciamento dos custos de produção e vendas nas pequenas indústrias mostrando a grande importância da venda na geração de lucro e um maior entendimento dos custos para sua possível redução.

Um papel importante que exerce o gerenciamento de custo, é o monitoramento dos resultados e das operações, esse monitoramento pode ser a curto ou longo prazo, o importante é que os usos das informações, possam vim a contribuir com as pequenas indústrias (ATKINSON et al, 2015). A formação do preço de venda, refere-se a atribuir preço aos bens e serviços oferecidos ao mercado, os custos de um produto é a soma dos custos que podem ser identificados, podem eles ser diretos ou indiretos (GUERRA. Segundo Morant (2009), neste método usa uma fórmula de precificação a qual considera que a margem de contribuição em percentual é aplicada sobre o custo do produto, obtendo assim um preço determinado de venda, que pudesse chamar de preço de venda intermediário.

Para utilização desse preço deve-se comparar todas as despesas que devem ser cobertas por essa margem de contribuição e também o lucro líquido. A alta concorrência do mercado não permite que se forme um preço para o produto, sem antes uma análise completa dos custos. Segundo Bomfim e Passarelli (2008, p. TIPO DE PESQUISA A partir da influência do gerenciamento dos custos de produção e vendas nas pequenas indústrias, o estudo apresenta, em seu contexto, um estudo bibliográfico, que de acordo com Santos (2015, p. “a pesquisa bibliográfica é feita com base em documentos já elaborados, tais como livros, dicionários, artigos científicos, jornais e revistas”. Portanto, o estudo bibliográfico foi realizado a partir de artigos científicos extraídos da base de dados como GOOGLE ACADÊMICO, e em livros que abordam a Contabilidade de Custos e também a Contabilidade Gerencial de alguns autores renomados no Brasil como: Padoveze, Megliorini e Atkinson.

Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. A pesquisa descritiva verifica, descreve e explica problemas, fatos ou fenômenos do cotidiano, e está relacionada a pesquisa qualitativa, que vem interpretar e discutir os fatos e situações (MICHEL, 2015). Neste sentido, o gerenciamento deste fator torna-se uma importante ferramenta para a obtenção da vantagem competitiva entre as empresas, possuindo bom conhecimento e informações necessárias para a tomada de decisão com segurança, acompanhando cada vez mais as exigências do mercado. As organizações necessitam aprofundar conhecimentos na área do gerenciamento de custos, pois conhecendo melhor o setor de gestão de custos e formação de preços, possuem melhores condições para uma boa gestão empresarial na sua totalidade. A identificação do custo é um meio para atingir o objetivo empresarial que é a venda, deste modo, é possível observar que a formação do preço de venda, é muito mais do que atribuir preços aos produtos, ela deve ser realizada a partir de um estudo que irá produz informações e relatórios eficazes e eficientes para a tomada de decisão, sobre tudo, no que se refere ao processo de comercialização em uma organização, estabelecendo, desta forma a análise e relação custo, volume e lucro.

Diante disso os métodos de custeio têm o objetivo de identificar os gastos inerentes ao processo produtivo acumulando-os de forma organizada aos produtos. Cabe a cada administrador testar o sistema de custeio que mais se ajusta ao seu negócio, pois o conhecimento daquilo que se faz é fundamental para um melhor gerenciamento dos custos de uma empresa. Contabilidade Gerencial. ed. São Paulo: Atlas, 2008. BORNIA, A. C. DUBOIS A. gestão de custo e formação de preços: conceitos, modelos e instrumentos: abordagem do capital de giro e da margem de competitividade. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. GARRISON, R. f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio grande do Sul. Porto Alegre, 2001. Disponível em:http://bibliodigital. unijui. º ed. São Paulo, 2012. MORANT, A. Formação de preços de venda: preços e custos, preços e composto de marketing, preços e concorrência, preços e clientes.

São Paulo. ed. RIBEIRO, O. M. Contabilidade de Custos. São Paulo: Saraiva, 2009. Custos e Formação de Preços. ed. São Paulo: 2006. BORNIA, A. C. ed. rev. São Paulo: 2007. HERNANDES P. J. J. OLIVEIRA, L. M. de; COSTA, R. G. São Paulo-SP. ed 11ª. FERREIRA, J. A. Contabilidade de custo. Krishnan, A. Uma aplicação de custos baseados Na atividade Na instituição de ensino superior, Pesquisa de Gestão Contemporânea, Vol. São Paulo. Elias, N. e Hill D. BERTRI, A. Contabilidade e análise de custos. ed. Juruá, 2009. CREPALDI S. São Paulo: Atlas, 2009. GUERRA, L. Manual de custos para o exame de suficiência. São Paulo: Atlas, 2014. MARQUES, W. Fundamentos da contabilidade gerencial: um instrumento para agregar valor. Curitiba: 2008. BOMFIM E. A.

PASSARELLI J. L. Finanças: fundamentos e processos. Curitiba: IESDE, 2009. SCHIER C. U. São Paulo: Atlas, 2009. DUBOIS A. KULPA L. SOUZA L. E. trabalhos acadêmicos: uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto alegre: AGE. JOSE L. O surgimento da Contabilidade de Custos 2009. Disponível em: http://teoriascontabeis. E. P. Formação do Preço de Venda; FACCAMP, 2014. file:///C:/Users/Icaro%20Gomes/Downloads/8558-31850-1-PB. pdf.

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