EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

Família, escola e comunidade, devem estar envolvidas. A instituição escolar é um órgão fundamental no progresso da educação ambiental/gestão ambiental. Este Projeto Educação Ambiental nas Escolas tem o desígnio de procurar, o acordar uma consciência crítica sobre as questões ambientais, envolvendo educadores e alunos a participarem de atividades lúdicas, oficinas, palestras e gincanas que envolva o tema: educação ambiental. Na realização deste serão desenvolvidas as seguintes etapas: discussão e debates, formação de grupos de trabalho nas escolas, criação de cartazes, campanhas ilustrativas com linguagem acessível ao público alvo, montagem e desenvolvimento de gincana de reciclagem, exposição e feira, exibição de vídeos e músicas com o tema relacionado. Este projeto tem a finalidade de procurar, despertar uma consciência crítica sobre as questões ambientais, envolvendo educadores e alunos a participarem de atividades lúdicas, oficinas, palestras e gincanas que envolva o tema: educação ambiental.

Objetivo específico. Justificativa. Referencial teórico. Metodologia. Cronograma. Guimarães: 6 “A educação ambiental deve ser um processo contínuo e permanente, iniciando em nível pré-escolar e estendendo-se por todas as etapas da educação formal ou informal”. Desde o início da civilização, o homem, nas diferentes épocas históricas, buscou acumular riquezas utilizando os recursos naturais à sua volta. Quando esses rareavam, empreendia luta na tentativa de encontrar mais e melhores recursos em outras regiões, assegurando as condições de sobrevivência de seu grupo. Assim, travou guerras hegemônicas, montou grandes expedições, submetendo povos e seus recursos naturais à sua ganância e exploração. A forma arrogante e prepotente com que tratava o seu meio tornava-o cego ao óbvio: “Os recursos ambientais são finitos, limitados e estão dinamicamente inter-relacionados” (PEDRINI, 1997, p.

Nesse aspecto Ramos (2010, p. coloca: Seja como for, a visão atual d e natureza, potencializada pela tecnologia, herdou o projeto de dominação assentado n o dualismo homem-natureza, na qual a última é instrumentalizada em benefício do primeiro. Em outras palavras, universalizou-se a postura – que se torno u dogma – de transformar o conhecimento da natureza em instrumento d e domínio da mesma. A sustentabilidade é um processo que deve ser estabelecido em longo prazo, pois é fato que para haver um desenvolvimento sustentável é necessário trocar o atual modelo de desenvolvimento: o capitalista-industrial, uma vez que es te desenvolvimento é preciso, mas também é necessário uma maneira de ter o desenvolvimento com sustentabilidade, ou se já, deve-se desenvolver, mas considerando o pleno desenvolvimento, dos seres humanos, dos animais, das plantas, de todo o planeta Terra.

De acordo com Leff (2001, p. CRONOGRAMA ATIVIDADES SET OUT NOV DEZ JAN Escolha do tema X Revisão bibliográfica X Elaboração textual do projeto X Elaboração da proposta X Aplicação da proposta. X Análise dos resultados X Apresentação do Projeto de pesquisa X 11 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA PEDRINI, A. de G. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1997. São Paulo: Annablume, 2010.

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