EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO EM PRÁTICA

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Por que afinal, o lúdico exerce um importante papel no processo ensino/aprendizagem na Educação Infantil e porque os espaços dessas interações precisam ser levados em consideração? Refletindo sobre a trajetória dos centros de Educação destinados ao atendimento de crianças, deparamos com apenas um apoio assistencialista. Existia uma falta de profissionalismo e preocupação educacional quanto ao atendimento a essas crianças no que tange ao seu desenvolvimento integral. Muitas são as discussões em relação à qualidade de ensino destinado a esse segmento educacional. Alguns questionamentos são necessários para compreender como se dá o planejamento desses espaços, assim como as metodologias utilizadas. De acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação em seu Art. Dessa forma, para garantir uma qualidade de atendimento e garantia do direito das crianças ao desenvolvimento integral, as propostas pedagógicas de Educação infantil precisam seguir os seguintes princípios conforme afirma as Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil: • Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

• Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. • Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. Quanto aos objetivos da Proposta Pedagógica devem garantir às crianças o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. Neste contexto, é fundamental entender como se dá a organização geral das Instituições de Educação Infantil e como isso influencia no processo que visa possibilitar a promoção da igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças.

Os objetos disponíveis precisam ser ricos em significados para oportunizar experiências significativos, pois estamos a todo tempo aprendendo com o corpo, com o outro e com o espaço escolar. Proporcionar as atividades lúdicas é explorar a criatividade e trabalhar com as emoções. Dessa forma, garantir uma organização do espaço físico, como objetos e brincadeiras trazem consigo inúmeros benefícios. A experiência do brincar proporciona ao professor colher diferentes informações que possibilita organizar os espaços e ações para compor uma coletânea das aprendizagens e momentos mais significativos durante o seu percurso. Esse olhar atento as manifestações que ocorrem a todo o momento no ambiente escolar “é uma ferramenta fundamental do professor para conhecer e compreender melhor as crianças nas suas formas de pensar, de comunicar-se, de interpretar e de agir sobre o mundo.

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