Plano de Negócios - Frango Frito

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Seu objeto social será fabricação e comercialização de produtos alimentícios. O capital social será de R$ 160. Cento e Sessenta Mil Reais), dividido em 4 (quatro) quotas de valor nominal de R$ 40. quarenta mil reais), cada uma, subscritas, e integralizadas, neste ato, em moeda corrente do País, pelos sócios: Kayan Almeida. nº de quotas 1 - R$ 40. Nosso diferencial das concorrentes foi a escolha da batata rústica, visto que em geral, optam pelo purê. Além disso, nossa batata é temperada com açafrão, o que gera uma casquinha crocante na batata e um sabor inconfundível. A empresa vai operar apenas como delivery, inicialmente. No local que será alugado, há disponível uma área construída de 40 m2 com uma copa, uma cozinha e um banheiro. O valor previsto para a locação é de R$1.

Melhorar continuamente os processos, como fundamentos da melhoria dos produtos, do meio ambiente e das condições de Segurança e Saúde Ocupacional; •. Ser reconhecido como empresa ética, transparente e socialmente responsável; •. Atender a legislação e outros requisitos aplicáveis a seus processos, produtos e serviços; 2. MERCADO E COMPETIDORES 2. Mercado Atualmente o ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam; composto tanto pelas grandes cadeias de supermercados como também pelos pequenos comércios varejistas independentes, são formados em sua maioria, por empreendimentos familiares, com poucos recursos financeiros e com gestão pouco profissional, mas também por grandes redes que se espalham pelo Brasil todo. Segue mapa: Figura 1 – Mapa Subsetor Leste 2 Ribeirão Preto Fonte: Google Maps De acordo com o censo de 2010, a população de Subsetor Leste - 2 (l-2) representa 3,71% da população do município de Ribeirão Preto.

Enquanto Ribeirão possui 604. hab. e é composto por 290. homens e 314. habitantes, a porcentagem dessa faixa etária é de 9,79%. Em segundo lugar está a faixa entre 20 e 24 anos e em terceiro entre 30 e 34 anos. Portanto, a população se concentra entre os 20 e 34 anos, representando 27,86%. Figura 5 – Pirâmide Etária Ribeirão Preto Fonte: IBGE Já o gráfico abaixo, apresenta a faixa etária do subsetor Leste 2, agrupando em grupos de 0 a 4 anos, 5 a 14 anos, 15 a 64 anos e 65 anos e +: Tabela 1 – Faixa Etária Subsetor Leste 2 Fonte: População Net Com isso, notamos que o subsetor é composto principalmente de jovens e adultos, entre 15 e 64 anos. Esse público é essencial para o comércio, visto que é a faixa etária ativa e principal consumidora. Concorrentes Realizando o mapeamento da área pretendida para a instalação de nossa empresa, na região do Subsetor Leste 2 da cidade de Ribeirão Preto, foi possível identificar 20 concorrentes indiretos que são aqueles que vendem produtos ou serviços diferentes, mas que podem, em determinadas circunstâncias, disputar a preferência do consumidor, por exemplo: Um consumidor pode preferir comer um hambúrguer ou até mesmo um peixe ao invés do frango.

Na imagem abaixo é possível identificar as localizações destes concorrentes indiretos. Figura 11 - Localização dos concorrentes indiretos na região Subsetor Leste 2 Fonte: Google Maps Nos concorrentes diretos, aqueles que vendem produtos ou serviços similares, é possível destacar o Chicken Pizza e Frango, que fica localizado na Avenida Treze de Maio, 513, Subsetor Leste 2, sendo um dos principais concorrentes nessa região, pois é muito elogiado pelos consumidores e moradores da região. Figura 12 – Chicken Pizza Fonte: Google Maps Figura 13 – Localização Chicken Pizza Fonte: Google Maps Além disso, existem concorrentes diretos nas outras regiões da cidade. Podemos destacar o Franguz, que fica localizado na Rua Jácomo Tonetto, 71 Jardim América, Ribeirão Preto. Na parte do frango, trabalhamos com a “coxinha da asa”, temperada com sal, limão, alho e cebola, já a batata optamos por trabalhar com a batata partida em 4 pedaços, preparada com sal e açafrão apenas.

Nos molhos trabalhamos com o molho barbecue e molho de ervas e como bebidas temos de opção coca cola, coca cola zero, guaraná antártica e água. Aplicação na matriz BCG: Figura 16 – Matriz BCG Fonte: Google Ponto de interrogação: São aqueles produtos ou serviços que também se encontram em um mercado que apresenta oportunidade de crescimento rápido, e por isso, ainda tem uma fatia de participação muito pequena. Não apresentamos nenhum produto de nosso portfólio nesse quadrante por temos apenas um tipo de produto possível de ser analisado. Estrela: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com alta participação de mercado, com altas taxas de crescimento. O valor cobrado pelo açougue tornou-se viável para nós pois como já foi dito as facilidades e prazos de pagamento eram superiores.

Ao final dos custos, utilizamos a técnica de mark-up e nos baseamos no preço da concorrência para estruturar nosso preço de venda, que será melhor exemplificado no item (10. Praça Como já dito, a Gran Galleto está situada em Ribeirão Preto-SP, na Av Meira Júnior. Por estar próximo de grandes avenidas, como a Francisco Junqueira, Independência, Meira Júnior, Treze de Maio, e Castelo Branco, e ainda do Campos Elíseos (bairro mais populoso e antigo de Ribeirão Preto), o comércio do subsetor leste 2 acaba sendo beneficiado. Além disso, mesmo sendo uma região mais residencial do que comercial, o subsetor apresenta alguns bancos, escolas, faculdade, uma UPA localizada na Av. Também foi elaborada uma página no Facebook onde são inseridas todas as informações necessárias sobre a empresa, seu produto e serviço prestado.

OPERAÇÃO 4. Área Operacional Nossa empresa trabalha com delivery, portanto no ambiente de trabalho não terão muitas pessoas, deixando um ambiente mais calmo, um visual mais “clean”, nosso controle de estoque será feito por um sistema da empresa SIFAT, interligando as compras e o caixa, quando a venda é concluída automaticamente o sistema da baixa do estoque de forma que o encarregado do setor tenha facilidade para acompanhas e efetuar a manutenção do estoque. Projetamos a venda de 500 combos por final de semana e cerca de 250 combos durante a semana, portanto o estoque mensal, deve ser de 12 mil unidades de coxinhas e 12 mil batatas. Para atender essa demanda contamos com nossa parte estrutural da seguinte forma: um fogão industrial de 4 bocas, 2 geladeiras verticais e 2 freezers para o armazenamento das batatas, frangos, bebidas e molhos quando prontos, além de ar condicionado para manter o ambiente em temperatura agradável (cerca de 23º).

O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O sommelier, para o qual é requerido o ensino médio, necessita de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- CLT, exceto os casos previstos no art. do decreto 5. Condições Gerais de Exercício Trabalham predominantemente em restaurantes, empresas de alojamento e alimentação, transporte aquaviário e em residências.

Trabalham individualmente ou em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado ou embarcado, em horários diurno e noturno. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Estão expostos a ruídos intensos e altas temperaturas. Há situações em que trabalham sob pressão, o que pode ocasionar estresse. Operador de caixa: CBO 4211-25 Descrição Sumária Recebem valores de vendas de produtos e serviços; controlam numerários e valores; atendem o público em agência postal na recepção e entregam objetos postais; recebem contas e tributos e processam remessa e pagamento de numerários por meio postal; vendem bilhetes e ingressos em locais de diversão; processam a arrecadação de prestação de ser viço nas estradas de rodagem; vendem bilhetes no transporte urbano e interurbano; fazem reserva e emissão de passagens aéreas e terrestres; prestam informações ao público, tais como itinerários, horários, preços, locais, duração de espetáculos, viagens, promoções e eventos, etc.

preenchem formulários e relatórios administrativos. Formação e Experiência As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino funda mental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como, por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mãode-obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego, o que implica em altas taxas de rotatividade.  Salário condizente com o que o mercado oferece.  Bonificação por performance.  Benefícios educacionais.

 Assistência médica.  Treinamentos de capacitação. divido entre os 4 sócios, resultando em R$40. para cada. Dentre os principais equipamentos estão o freezer, geladeira, fogão, tacho, ar condicionado, utensílios de cozinha, caixa registradora e o sistema de controle de estoque, SIPAT. Além disso, o investimento conta também com a decoração, os móveis, a gráfica e os uniformes. Os gastos mensais serão com canudos, sacolas plásticas, copos plásticos, guardanapos, marketing e propaganda, salários, aluguel do imóvel e da maquininha de cartão, energia, água, telefone, internet, seguro, gás e material de limpeza. Premissas Como já informado, no primeiro ano estimamos atingir 3% da população do bairro na semana, sendo 2% (500 unidades) ao final de semana e 1% (250 unidades) durante a semana.

Com isso, nos baseando pelo nosso ticket médio, que tem o preço de R$12 reais, verificamos que nosso faturamento mensal poderá chegar a de R$36. e o anual R$432. Portanto, optamos pelo tributo simples nacional, que representará 6,84% do faturamento anual no primeiro ano. O fator de ajuste de preços irá aumentar 7,7% (1,07), visto crescimento do mercado este ano. por outro lado, se for do nosso custo mais elevado, combo com coca cola zero, (R$4,96), o gasto chegaria a R$178. anualmente, de acordo com a previsão de demanda. Figura 38 – Gastos Variáveis Fonte: Elaborada pelos autores Os nossos gastos fixos, se referem, como já mencionado, aos gastos que teremos ao montarmos o estabelecimento, como equipamentos e decoração, além de aluguel, energia, água, telefone, entre outros. Segue todos os nossos gastos fixos.

Figura 39 – Gastos Fixos Fonte: Elaborada pelos autores 7. Além disso, houve a alteração dos nossos preços e dos nossos custos em 7,7% e o reajuste de salário de 10%. Segue projeção mensal dos 3 primeiros anos da empresa, além do ponto de equilíbrio em reais e em unidades vendidas. R$ Janeiro Combo 12,00 R$ Fevereiro Combo 12,00 R$ 12,00 R$ Abril Combo 12,00 R$ Maio Combo 12,00 R$ Junho Combo 12,00 -2,87 Março Combo -2,87 -2,87 -2,87 -2,87 R$ 3500 42. Produtos Preço de Venda - 1º ano Ajuste de Preço - 7,7% Custo Unitário Ajuste de Preço - 7,7% Qtde. Vendida Receita Bruta Simples Nacional 3500 42. R$ 27. R$ 3000 36. R$ 6,84% 2. R$ 33. R$ R$ R$ 10. Vendida Receita Bruta Simples Nacional 14500 174. R$ 6,84% 2. R$ 33. R$ 2500 30. R$ 6,84% 2. R$ Receita Líquida 8. R$ 20. R$ R$ 7. R$ 8. R$ 24. R$ 43. Março Combo 12,00 12,92 -2,87 -3,10 6000 77.

R$ R$ R$ R$ R$ R$ 18. R$ 52. Abril Combo 12,00 12,92 -2,87 -3,10 6000 77. Fonte: Elaborada pelos autores (=) Margem de Contribuição (-) Gastos Fixos Ajuste de Preço - 7,7% Aluguel do POS (maquineta dos cartões) Gráfica Uniformes (aventais, toucas e luvas) Sacolas Guardanapos Canudos Decoração Móveis Caixa registradora Ar condicionado Marketing e Propaganda Mão de Obra Ajuste Salarial - 10% Freezer Geladeira Fogão Botijão de Gás Tachos Material de Limpeza Material de Cozinha Copos plásticos Aluguel Energia Água Telefone Internet Seguro do Imóvel SIFAT (=) Resultado Figura 44 – Fluxo de Caixa 2º ano R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 18. R$ Produtos Preço de Venda - 1º ano Ajuste de Preço - 7,7% Custo Unitário Ajuste de Preço - 7,7% Qtde. Vendida Receita Bruta Simples Nacional Receita Líquida -R$ 52.

Setembro Combo 12,00 12,92 -2,87 -3,10 6000 77. R$ R$ R$ R$ R$ 18. R$ 43. R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 37. R$ R$ R$ (-) Gastos Variáveis com Produção R$ Agosto Combo 12,00 12,92 -2,87 -3,10 6000 77. Margem de Contribuição (-) Gastos Fixos Ajuste de Preço - 7,7% Aluguel do POS (maquineta dos cartões) Gráfica Uniformes (aventais, toucas e luvas) Sacolas Guardanapos Canudos Decoração Móveis Caixa registradora Ar condicionado Marketing e Propaganda Mão de Obra Ajuste Salarial - 10% Freezer Geladeira Fogão Botijão de Gás Tachos Material de Limpeza Material de Cozinha Copos plásticos Aluguel Energia Água Telefone Internet Seguro do Imóvel SIFAT -R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 2. Fonte: Elaborada pelos autores -158521,62 (=) Resultado Figura 45 – Fluxo de Caixa 2º ano Produtos Preço de Venda - 1º ano Ajuste de Preço - 7,7% Custo Unitário Ajuste de Preço - 7,7% Qtde.

R$ R$ R$ R$ R$ R$ 33. R$ 92. Maio Combo 14,40 15,51 -3,45 -3,72 10500 162. R$ R$ R$ R$ R$ R$ 39. R$ 107. Gastos Variáveis com Produção R$ Setembro Combo 14,40 15,51 -3,45 -3,72 9000 139. R$ R$ R$ R$ R$ 33. R$ Outubro Combo 14,40 15,51 -3,45 -3,72 9000 139. R$ R$ R$ R$ R$ 33. R$ Novembro Combo 14,40 15,51 -3,45 -3,72 9000 139. R$ R$ 3. R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 275. R$ (=) Margem de Contribuição (-) Gastos Fixos Ajuste de Preço - 7,7% Aluguel do POS (maquineta dos cartões) Gráfica Uniformes (aventais, toucas e luvas) Sacolas Guardanapos Canudos Decoração Móveis Caixa registradora Ar condicionado Marketing e Propaganda Mão de Obra Ajuste Salarial - 10% Freezer Geladeira Fogão Botijão de Gás Tachos Material de Limpeza Material de Cozinha Copos plásticos Aluguel Energia Água Telefone Internet Seguro do Imóvel SIFAT R$ Fonte: Elaborada pelos autores -170879,58 (=) Resultado Figura 47 – Fluxo de Caixa 3º ano Figura 48 – DRE 3 anos Fonte: Elaborada pelos autores 8.

ANÁLISE ECONÔMICA Para que haja uma análise de viabilidade deste projeto foi necessário que o grupo obtivesse comparações de rendimentos de algumas instituições financeiras, para que assim fosse escolhido qual operação teria um rendimento maior que a empresa. As taxas foram retiradas do Banco Bradesco S/A. R$ 1. Figura 49 – FC 3 anos/ TIR/ VPL Fonte: Elaborada pelos autores A TMA (taxa mínima de atratividade) foi baseada na taxa SELIC, taxa essa que é obtida pelo cálculo de taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições e também considerada pelos bancos por realizar financiamentos intercambiários. Foi publicada em 05 de dezembro de 2016 no valor de 13,65%. Foram utilizadas taxas de rendimentos anuais de CDB, Títulos Diretos, Poupança e Fundos de Investimentos.

Assim como mostra o gráfico a baixo. a. chegando a ter um retorno líquido de R$176. Operação Financeira Poupança Fundos De Inventimento CDB Título Direto TIR % A. A 8,35% 10,99% 10,00% 19,53% 327,74% Investimento 160. Retorno Bruto R$ 173. Conclui-se com as ilustrações acima que através das análises a viabilidade deste projeto, tem um bom retorno bruto se comparado com a menor taxa (poupança) e a maior (título direto). PLANEJAMENTO DA QUALIDADE 9. Matriz QFD Com o QFD podemos transformar as necessidades e preferências dos clientes, que são captadas através de pesquisas de campo, em características efetivas do produto. Além disso, como QFD é possível agregar valor ao produto, por satisfazer as necessidades do cliente. O produto apresentado é frango frito juntamente com batata rústica, ou apenas a batata, além de 2 molhos como acompanhamento e 1 molho se for apenas a batata.

Crocância, tempero e higiene tiveram um alto grau de argumento, já que apetecem o cliente e passa confiabilidade. Os que tiveram um baixo grau foram a embalagem, pois apesar de ser resistente, o visual não é tão relevante, e a cor, pois se estiver saboroso, a cor externa dele não irá interferir. Com a multiplicação dos valores do grau de importância geral, do índice de melhoria e do argumento de vendas, foi possível encontrar o peso absoluto de cada requisito. Podemos notar, portanto, a importância das características da qualidade em crocância, higiene e tempero. Figura 53 – Argumento de Venda/Peso Absoluto/Peso Relativo Fonte: Elaborada pelos autores Nas correlações, o molho apresentou uma alta correlação com a refrigeração e o suporte, visto que é de suma importância estar bem conservado e por estar na própria embalagem, facilitando o transporte.

O tamanho e a aparência da embalagem se relacionam com o suporte e com a quantidade, visto que tais fatores podem alterá-la. A resistência se relaciona com a quantidade pelo mesmo motivo. Com base nos dados do QFD, é possível identificar como principal necessidade do consumidor um ambiente higiênico. Apesar disso, também são importantes o molho e o tempero. Pelo plano de qualidade percebemos que devemos melhorar a crocância, principalmente, a fim de buscar um diferencial da concorrência. Além disso a instrução de segurança foi de manter o tamanho de 2,5m de largura do stand, deixando o corredor livre caso ocorresse algo. Também foi necessário deixar um extintor com 1m livre ao redor do mesmo. No dia anterior a feira foi feita a instalação elétrica, para evitar o sobre carregamento.

E na instalação do gás foi preciso verificar se o mesmo não estava vazando, utilizando o método da esponja com detergente. Outra preocupação que tivemos foi a distância do fogão da decoração, pois a mesma era de tecido. No caso do grupo Gran Galleto, os patrocinadores oficiais foram o Gran Chef, com matérias de cozinha, como panelas, geladeira e freezer e BrasilCap que patrocinou o brinde que foi sorteado no dia do evento. Quando falamos em classificação e natureza, o avento apresenta:  Gastronômica – Tem o objetivo de apresentar suas tradições, manifestações e cultura através da culinária;  Cultural - Estabelece um conjunto de tradição a partir das comidas típicas;  Empresarial – Estimula os participantes a colocar em prática o que foi visto em teoria;  Expositiva – Expõe produtos no ramo da culinária e indústria alimentícia;  Informativa – Informa o público para conhecer e degustar a feira;  Social – Visa a participação e interação do público externo e dos alunos;  Demonstrativo – Divulgação do evento ao público externo atrás das redes sociais; Além disso, o evento apresenta uma periodicidade determinada, pois possui a sua realização regular em data fixa.

Projeção de dados financeiros 10. Orçamento de vendas Para orçar nossas vendas nos baseamos nos eventos anteriores e estimamos alcançar de 5% a 10% do público total. Com isso, estipulamos a venda de 500 porções, entre batata, combo (batata+frango) e combo com refrigerante. No projeto houve um total de R$1. com os gastos variáveis dos produtos produzidos, que inclui o frango, a batata, temperos e molhos. Figura 62 – Receita/ Gastos Fixos Fonte: Elaborada pelos autores Nosso custo unitário foi calculado através da quantidade de cada ingrediente que utiliza em cada porção. Segue exemplo. Figura 63 – Exemplo Custo Unitário Fonte: Elaborada pelos autores 10. e o valor realizado de R$102,91. Tal resultado se deu pela perda de produtos, pois foi vendido apenas 400 unidades e não 500 como estimado, além dos gastos fixos de última hora.

Figura 65 – DRE Projetada X Realizada Fonte: Elaborada pelos autores 10. Divulgação Foi usado para divulgação principalmente o boca a boca entre amigos e o facebook, onde houve divulgação da pré-venda e da feira, com valores e informações sobre o brinde que seria sorteado no dia do evento. Houve também a criação do evento no facebook, onde os participantes convidavam amigos e conhecidos tanto para o evento como para curtir a página. Devido a isso, os alunos da segunda etapa que estavam na montagem, entrega e organização de filas e mesas, tiveram dificuldades com o grande número de pedidos, e no começo devido ao tumulto de pessoas houve desorganização nas filas. Outro horário que houve um grande número de pessoas foi das 20:30 as 21:30, pois os alunos estavam em intervalo de aulas e alguns não teriam as últimas aulas, portanto, foi onde houve outro fluxo maior.

Como já havíamos resolvido nosso problema com o fogão, conseguimos atender a demanda. Um ponto forte foi o produto, pois não obtivemos nenhuma reclamação quando ao sabor ou crocância do frango, o mesmo ocorreu com as batatas e com os molhos. As 23:00 começou a desmontar o stand, todos os participantes ajudaram tanto os da oitava etapa, quanto os da segunda etapa. A abertura da empresa é viável, porém devido a prática na feira, observamos que alguns detalhes, como atendimento, maquinário e organização não poderão deixar a desejar, pois é de suma importância, tanto para os clientes quanto para a empresa. CONCLUSÃO Concluímos, portanto, que de acordo com a análise setorial, o mercado, e a análise financeira, o negócio é viável, só devemos nos atentar as falhas cometidas na feira, como a falta de organização, preparação e de diálogo.

Ao melhorarmos esses pontos na empresa teremos um bom resultado com o passar do tempo, pois além de inicialmente utilizarmos o faturamento para quitar o investimento inicial, será com o tempo que nosso negócio passará a ser conhecido na cidade, aumentando, dessa forma, as vendas. Figura 83 – Modelo Canvas Fonte: Elaborada pelos autores REFERÊNCIAS ADMINISTRADORES. Como avaliar os concorrentes direto e indireto. Disponível em: <http://www. catho. com. br/profissoes>. Acesso em: 29 nov. I], [entre 2010 e 2016]. Disponível em: <http://www. deepask. com/goes?page=ribeirao-preto/SP-Escolaridade:-Veja-o-nivelde-instrucao-da-populacao-do-seu-municipio>. Acesso em: 20 set. Ribeirão Preto, [entre 1995 e 2016]. Disponível em: <https://www. facebook. com/franguzrp/>. Acesso em 18 set. Disponível em: <http://www. finer. com. br/blog/setor-de-alimentacao-devecrescer-77-em-2016/>. Acesso em 15 set. google. com. br/maps>. Acesso em: 14 set. IBGE. Franguz. Ribeirão Preto, [entre 1995 e 2016].

Disponível em: <https://kekanto. com. br/biz/franguz>. Brasília, [entre 1995 e 2016]. Brasileira Disponível de em: <http://www. mtecbo. gov. br>. POPULAÇÃO NET. População Ribeirão Preto – SP. S. I], [entre 2010 e 2016]. Disponível em: <http://populacao. br/populacao-subsetorleste-2-l-2_ribeirao-preto_sp. html>. Acesso em 15 set. PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO. Regiões e sub-regiões. rpzimoveis. com. br>. Acesso em 21 set. e 2016]. Renda Per Capita. S. I], [entre 1995 e 2016]. Disponível em: <https://pt. wikipedia.

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