O Ensino da Língua Inglesa no 3° ano B do Ensino Médio no Colégio Estadual São José

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

RESUMO. INTRODUÇÃO. A importância do ensino da língua inglesa. Motivação no ensino da Língua Inglesa. Métodos de ensino de línguas estrangeiras. ABSTRACT This research aims to obtain fundamental information about the third year B class of the High School of the São José State College of the city of Chorrochó-BA, in the discipline of English Language, taking into account information obtained through a questionnaire applied to ten students selected from the class. The students reported a lack of interest in learning the foreign language, which is certainly a very important area for the future of Brazilian youth. Due to the restlessness of the research on the teaching of the English language, it was interesting to research about the teaching of the language in this school.

It is noticed that to have a good learning, mainly of foreign languages, it is necessary that the teacher adopts effective methodologies, that can produce knowledge in a significant way. It is clear that a teaching practice that attracts the attention of the students facilitates the acquisition of knowledge, and in the case of the English language is recommended, classes that provide the playful work, in which a mutual interaction between students and teacher is possible. Isto, certamente é devido à falta de dinamismo das aulas em que eles estudaram. Foi possível perceber, que a maioria dos alunos tem pouca motivação para aprenderem a língua estrangeira, sendo discutida a necessidade de aulas significativas. É visível também, outros fatores que provocam este baixo índice de aprendizagem. A quantidade reduzida de horas/aula é sem dúvida um fator importante na perpetuação deste problema, bem como a falta de recursos tecnológicos.

“Aprofundar alguns pontos que merecem esclarecimentos e sugerir alternativas didático-pedagógicas para o ensino, contribuindo para o diálogo entre professor e escola sobre a prática docente faz parte de alguns objetivos da pesquisa”, (BRASIL, 2006), assim como conscientizar as pessoas que compõem a escola, são meios que também visam pesquisar metodologias eficientes que instiguem o educando a gostar da Língua Inglesa. Pesquisar sobre o ensino de uma língua estrangeira, obviamente associa-se à democratização do acesso à globalização, pois o indivíduo que domina uma segunda língua tem grande facilidade de comunicação através de chats, blogs, redes sociais diversas, programas de TVs internacionais, pode viajar para o exterior em busca de emprego ou mesmo a passeio. É essencial enfatizar a viabilidade que um brasileiro fluente no uso de uma segunda língua tem ao chegar em um país estrangeiro, certamente este apresenta grandes chances de adaptação ao ambiente e de conseguir um emprego, pois determinadas formas de interação só são possíveis quando acontece uma forma de comunicação eficiente.

Várias pesquisas deixaram transparecer que a maioria dos alunos brasileiros considera a Língua Inglesa, uma disciplina aborrecida e difícil de aprender. Porém, há estudantes que têm uma enorme facilidade em aprender a língua, talvez pelo fato de se identificar com a disciplina. Para que este gosto pela área ocorra de forma mais generalizada é preciso que a própria instituição de ensino, como também os educadores elaborem didáticas que dinamizem o ensino e provoquem nos alunos o desejo de falar inglês e percebam a importância em se obter êxito nesta área, pois em se tratando de mercado de trabalho, é sabido que empresas, principalmente as localizadas em grandes centros urbanos demonstram interesse em contratar profissionais bilíngues, que nitidamente proporcionam formas de comunicação efetivas com pessoas estrangeiras no atendimento em estabelecimentos comerciais como: restaurantes, hotéis, dentre outros.

BRASIL, PCN, MEC, 1999). A Língua Inglesa nas escolas públicas, na maioria das vezes é motivo de medo e inibição, pois muitos alunos consideram-se incapazes de aprender o inglês, o que dificulta mais ainda a aprendizagem, causando nos mesmos, sentimentos negativos e falta de 8 motivação. Através desta pesquisa, têm sido mostrados aspectos importantes na vida estudantil e profissional que são: a relevância desta língua no cenário internacional, pois, para estudantes que não se consideram vencidos e superam os obstáculos, adquirem o privilégio de falar inglês, conquistando um espaço amplo de se inserir ativamente no meio cultural e até mesmo em se tratando de mercado de trabalho, pois a língua se faz presente como língua nativa ou segunda língua de vários países espalhados pelo mundo.

Segundo (DONNINI, 2010), “calcular o número de falantes de língua inglesa em escala mundial não é tarefa fácil, mesmo porque seria definir o grau de proficiência que um falante deve ter para ser considerado um usuário da língua”. DONNINI, 2010, P. DONNINI, 2010, P. Tais fatos estão muito presentes na maioria das escolas públicas brasileiras, onde tratam a língua inglesa como uma disciplina sem importância e que não merece investimentos ou preparação dos docentes, e isso realmente leva a um desestímulo por parte dos alunos, visto que eles não dispõem de recursos, tanto humanos quanto físicos que os levem a buscar uma aprendizagem mais significativa e eficaz. Os estudantes de língua necessitam de mecanismos didáticos que lhes possibilitem facilidades de aprendizagem, pois os conteúdos a serem trabalhados pelo professor precisam ser adequados ao nível de aprendizagem da turma, assim como estarem associados à vida deles fora da escola também.

Segundo (DONNINI 2010): “No geral, é consenso entre os professores que os textos devem despertar o interesse dos alunos, motivando-os a assistir, ler ou ouvir o material que lhes é apresentado e com ele interagir. Esse interesse está intimamente relacionado à possibilidade de despertar a curiosidade, abrindo caminho para as aprendizagens que se quer favorecer. O professor deve ser criativo, pesquisador e atualizado, acompanhando as transformações que ocorrem com o passar do tempo, sempre buscando aperfeiçoar a sua prática escolar, pois assim ele servirá de exemplo para os alunos, e sem dúvidas haverá aprendizagem e motivação por parte dos aprendizes. Métodos de ensino de línguas estrangeiras Certamente o ensino de línguas estrangeiras requer bastante cuidado e criatividade por parte dos professores, visto que uma metodologia embasada em aulas monótonas provocará no estudante uma previsível falta de estímulo para aprender, isto é notório na maioria das escolas públicas brasileiras.

Os profissionais de línguas estrangeiras precisam ser bons pesquisadores e buscarem se qualificar e se inovar continuamente. Esta é a obrigação de professores de qualquer disciplina, em especial uma língua estrangeira. WILGA 1975) afirma: “Alguns métodos são excelentes para uma aula de demonstração de uma hora, mas exigem tanta preparação ou tanto dispêndio de energia que devem ser adaptados e modificados para uma situação de ensino normal. Segundo (DONNINI 2010): “Com a discussão até aqui promovida, não queremos negar toda e qualquer presença de textos facilitados no ensino de línguas, mas sim refletir sobre suas características e os diferentes objetivos e expectativas de que se pode ter ao utilizá-los nas aulas. No entanto, é perceptível que textos autênticos possibilitam explorar redes de habilidades e conhecimentos (informações acerca da língua, tais como: léxico, sintaxe, semântica, fonologia: usos de linguagem contextualizados e relações entre as identidades dos interlocutores; habilidades de pensamentos e lingüísticas – leitura, escrita, produção e compreensão oral etc.

viabilizando um trabalho mais rico e aprofundado do que, no geral, é possível com textos pedagógicos”. DONNINI 2010, p. Desta forma é possível depreender que o trabalho com diferentes gêneros textuais é muito interessante por se relacionar às várias formas de uso da língua, pois isso fortalece as relações dos alunos com a leitura em seus variados tipos, aprimorando os conhecimentos na parte gramatical, ortográfica, fonológica entre outros aspectos linguísticos. PAIVA p. A maioria das escolas públicas do Brasil, em especial o Colégio Estadual São José não dispõem de suportes tecnológicos que possam auxiliar tanto o professor quanto os estudantes no ensino da língua inglesa através das tecnologias e da internet. Há vários aplicativos que facilitam o ensino da língua como: Google Tradutor, que tem a função de traduzir as palavras ou textos e ouvir a pronúncia, o Duolingo, aplicativos que oferece vários conteúdos da língua, entre vários outros.

Seria essencial que o poder público investisse em tecnologia nas escolas, principalmente no ensino de línguas estrangeiras, assim havia uma consonância entre o ensino e os interesses dos alunos, dificilmente se apartam de um aparelho eletrônico. Este seria usado não apenas em redes sociais ou mesmo em conteúdos fúteis, e sim na evolução pessoal e profissional através do ensino. Portanto, é fundamental que os profissionais da educação em geral reconheçam a importância da língua inglesa na formação profissional dos estudantes, priorizem e invistam nessa área de conhecimento, oferecendo educação continuada para os professores, melhorando a estrutura física das instituições e disponibilizando recursos tecnológicos, o que certamente viabilizará o planejamento de práticas pedagógicas adequadas à realidade atual dos jovens e adolescentes.

REFERÊNCIAS BELL, Judith (2005) J. Doing your research project: a guide for first-time researchers in education and social science. Buckingham: Open University Press, 1999; BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs) MEC, 1999; Ensino de Língua Inglesa, Coleção Ideias em Ação, Autores: Lívia Donnini, Luciana Platero e Adriana Weigel. v. n1, 2001. p. RIVERS, Wilga Marie, A Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras, Tradução de Hermínia S. Marchi.

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