A ERA DA INFORMAÇÃO E A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A GESTÃO ESCOLAR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Frente à modernidade, objetiva-se fazer uma revelação das vantagens das mídias de comunicação para as escolas e gestão escolar. Palavras-chave: Mídias de Comunicação, Gestão Escolar, Era da Informação. Cidade 2018 1 INTRODUÇÃO Este estudo prevê uma análise consistente sobre a Era da Informação e a tecnologia que está, diariamente, modificando as vidas sociais, profissionais e demais setores que podem ser alterados a partir deste período. Em busca de uma visão que apresente a influência desta era e o que faz parte dela – as mídias de comunicação – faz-se um apanhado de tudo o que pode ser positivo e construtivo destes elementos para a gestão escolar, bem como o âmbito da escola, de modo geral. As mídias de comunicação são aquelas que facilitam o dia-a-dia da sociedade, e que se encontram presentes em diversos âmbitos – social, profissional, empresarial, educacional, etc.

GESTÃO ESCOLAR E A ERA DA INFORMAÇÃO Esta é a era histórica que tem sido denominada de diversas formas: era pós-moderna, era do conhecimento, a era da informação, era pós-industrial, era da tecnologia. De acordo com Touraine (1995), trata-se de uma passagem de era industrial para uma era de informação. Se, antes, na era industrial predominava a produtividade de materiais, na era da informação o que predomina é a produtividade e disseminação do bem cultural, de forma especial a informação. As estatísticas reveladas por órgãos como a Organização Internacional do Trabalho divulgam que, no ano de 1997, a força trabalhista distribuída disponibilizava os índices de 15% na área primária ou agrícola, 22% na área secundária ou industrial e 62% na área terciária ou de serviços.

Na área terciária há a inclusão dos serviços de informação. Ambos os públicos mencionados não se dissociam da construção do conhecimento e são importantes para disponibilizar a informação. OBJETIVOS DA GESTÃO ESCOLAR A gestão escolar apresenta objetivos que compactuam com tornar propício aos âmbitos escolares uma gestão com eficiência, sendo essencial o procedimento democrático deste ambiente, de modo a englobar tanto os fatores pedagógicas como os de burocracia. Conforme Luck (2007), a gestão escolar se tornou evidente na literatura a contar os anos 90, tendo reconhecimento como suporte essencial para uma estrutura organizacional de significância e disponibilização de processo educacional e mobilização de indivíduos voltados para um aprimoramento e desenvolvimento da qualidade de ensino oferecido.

A gestão da educação é possível de ser levada em consideração a partir do modelo de gerir a escola, com pauta nas promoções humanas, ou seja, visando todos os que integram o sistema de educação, bem como os docentes, gestores, estudantes e comunidades, ocorrendo na parte exterior e interior da escola. A gestão da educação acontece e se desenvolve em todos os âmbitos da escola, inclusive e fundamentalmente, na sala de aula, onde se objetiva o projeto político pedagógico não só como desenvolvimento do planejado, mas como fonte privilegiada de novos subsídios para novas tomadas de decisões para o estabelecimento de novas políticas. Portanto, de forma gradativa, o âmbito escolar se converte num lugar de informação. Mas, de fato, este local já não deve se limitar a um ambiente que só passa informações sobre as disciplinas, ou a transmissão do saber de livros didáticos.

Isto ficou para trás, junto da escola tradicional. A escola é um resumo da cultura que se teve experiência, na rua, na praça, em casa, em lugares de encontros, mídias de comunicação, trabalho, família, etc. Trata-se da cultura formal em que dominamos o saber, as capacidades de pensar. Conforme Oliveira (2014), hoje, uma média de 43 milhões da população brasileira têm o acesso à internet através dos smartphones. Destes, um quantitativo maior que 50% são pessoas entre a faixa etária dos 12 a 34 anos, evidenciando que grande parte dos indivíduos fazem parte do ensino fundamental, médio ou superior. Os smartphones se tornaram cada vez mais comuns e as pessoas estão utilizando, de forma célere, os serviços de dados ao invés do de voz, a partir do acesso à rede de internet.

De acordo com Pellanda (2009), isto faz com que o uso seja possível, desde os meios de emancipação social até aos meios criminais. É fácil perceber que, de forma cada vez maior, “as tecnologias móveis atualmente estão presentes até mesmo em áreas onde escolas, livros e computadores são escassos” (Unesco, 2013). Revela-se que a utilização da mobilidade do aprender é capaz de trazer o envolvimento de estudantes de locais diferenciados e experiências que atendem aos modelos de aprendizado. Ela consegue integrar a sociedade, a partir da construção coletiva do aprendizado e incorporação de novas conceituações de aprendizagem e de ensino, num mundo cheio de informações e transições. Os canais mais comuns, referentes à Comunicação digital entre equipe pedagógica, docentes, secretários, alunos e comunidade são as redes sociais, grupos de Facebook, Twitter, Instagram, redes de e-mails, blogs, e atualmente, também, o WhatsApp, que permite criar grupos de conversas para manter a escola e os pais alinhados com os eventos e informações necessárias.

Em virtude de que, cada um destes elementos apresenta características, restrição e potencialidades diferenciadas que causam a influência da adequação para o aprendizado, é preciso que haja o planejamento para o uso da educação. INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A ESCOLA É válido dizer que as mídias de comunicação como as redes sociais e demais páginas vinculadas à internet podem agregar diversas possibilidades de materiais e auxílio para a sala de aula, bem como para a gestão escolar. O advento tecnológico de smartphones, celulares em geral, impactam o modo como os indivíduos interagem e se relacionam, bem como se informam. Trata-se de um fenômeno jamais visto anteriormente, porque a variedade de modelos e marcas, bem como valores acessíveis, permitem que várias pessoas possam adquirir o aparelho e estar conectado.

Portanto, com tantas características válidas que são reveladas a partir destes sistemas móveis, é muito natural que haja a identificação da potencialidade do produto para a gestão escolar. Hoje, o número de indivíduos que já nascem vivenciando o mundo tecnológico e virtual, compõe a geração que aprende cedo como fazer uso da tecnologia digital e a partir disso, ocorre a permissão do acesso, de modo célere, a informações e facilidades comunicativas. Tal geração destes jovens, está apta a fazer o direcionamento da atenção, de forma simultânea, das múltiplas mídias e, a partir disso, faz o contraste do comportamento convencional sobre a apresentação de conteúdos específicos, que de modo geral, é adotado no âmbito escolar.

G. Oliveira, F. S. Proposta de um modelo de cursos baseado em Mobile Learning: Um experimento com professores e tutores no WhatsApp. ESUD 2014 – XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Acesso em 17 de setembro de 2018. PICONEZ, S. C. B. TecEduc@tion 2008 - 5o. MLearning ou Aprendizagem com Mobilidade: um estudo exploratório sobre sua utilização no Brasil. In: XXX Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 2006, Rio de Janeiro. ANPAD, 2006. v. p. B. Aplicativos Educacionais Livres para Mobile Learning. Revista Tecnologias na Educação, v. p. Disponível em http://www. São Paulo: Cortez, 2009. TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. LUCK, H.

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